Porto Velho

Porto Velho

A região norte do Brasil tem uma natureza exuberante, culinária singular e cultura riquíssima. E no dia do aniversário de 107 anos da capital de Rondônia, vamos falar todos os motivos por que você tem que ir para Porto Velho!

A capital do estado de Rondônia faz fronteira com a Bolívia e foi fundada no século XX, por causa da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Muitas pessoas migraram para a cidade para trabalhar nessa grande obra, por isso a população é composta por pessoas de diversas partes do país.

Por estar bem ao norte do Brasil, Porto Velho está atrasada 1 hora em relação ao horário de Brasília. Seu clima é predominantemente quente durante o ano todo, por isso é uma boa marcar sua viagem entre os meses de junho e agosto. Assim, você consegue desfrutar dos rios e das piscinas naturais na cidade.

Agora vamos conhecer os pontos turísticos desta capital? Vem com a gente descobrir por que você tem que ir para Porto Velho!

O que fazer em Porto Velho?

Apesar de não ser um local muito explorado por turistas, Porto Velho tem muitos atrativos, como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a primeira construção feita por norte-americanos no Brasil, com objetivo de ajudar a levar os produtos da região para o resto do país. São 300 quilômetros de estrada dentro da floresta Amazônica.

Desativada em 1960, a estrada hoje é um ponto para visitar e ver os antigos vagões de trem. Bem em frente fica o Museu Ferroviário Madeira Mamoré, com um acervo que preserva a história da construção da ferrovia. Aos fins de semana acontece uma feira de artesanato no galpão do museu, mais uma opção para visitar no local.

Para se juntar ao povo local e ter a experiência regional bem genuína, que tal visitar o Mercado Cultural de Porto Velho? Um ponto de encontro perfeito para quem gosta de uma boa música, dança e exposição de arte. Não deixe de visitar o Mercado Central de Porto Velho para conhecer as comidas típicas e levar para casa esses ingredientes deliciosos.

O Centro Cultural Indígena foi construído para preservar a memória da população indígena rondoniense, sendo utilizado para diversas apresentações culturais. Ao lado desse centro, você pode visitar a Capela de Santo Antônio de Pádua, um dos pontos turísticos mais importantes de Porto Velho. Às margens do Rio Madeira, essa é uma das construções mais antigas da cidade.

A natureza em Porto Velho

Porto Velho tem muitas belezas naturais e seus parques e praças são exemplo disso. A Praça das Três Caixas D’Água tem seu nome por causa de três construções grandes em forma de cilindro que podem ser vistas de vários pontos da cidade. As Três Marias, como são chamadas pelos locais, são resquícios da construção da cidade e existem desde 1910. A importância dessas estruturas para a cidade é tanta que no Natal elas são decoradas e iluminadas. Além disso, estão presentes na bandeira de Porto Velho.

No Parque Natural Municipal de Porto Velho você pode ter contato direto com a natureza do local, vendo de perto mais de 70 mil mudas no viveiro central. São muitos espaços para contemplar a beleza da natureza e você ainda pode escolher entre três trilhas para explorar o parque. As crianças podem se divertir na tirolesa ou arvorismo e os adultos podem explorar uma trilha de madeira com 750 metros de extensão. Legal, né?

O Rio Madeira é imponente e faz a curva na cidade de Porto Velho. Você sabia que ele é o maior afluente do Rio Amazonas? Não deixe de fazer um passeio de barco pelo rio, dando preferência para ir no fim de tarde e curtir o lindo pôr do sol da região. Quem sabe você até dá a sorte de encontrar um boto cor de rosa por ali?

Gastronomia

A gastronomia de Porto Velho é um caso à parte. Com restaurantes de culinária regional e alguns que trazem a culinária internacional para a cidade, o que não falta é opção!

A típica comida portovelhense pode ser apreciada no Casarão do Peixe, com peixes regionais e ingredientes frescos, comprados de fornecedores locais. Um ótimo custo/benefício para uma refeição em família.

Mas se você gosta de culinária italiana, não deixe de experimentar o San Gennaro, a decoração do restaurante é lindíssima e a comida é excepcional. Destaque para as pizzas da casa, que são de babar!

Hotelaria

Um hotel próximo ao centro de Porto Velho com ótima estrutura e excelência nos serviços é o Slaviero Essential Porto Velho. Próximo ao aeroporto e ao centro da cidade, por lá você tem várias opções de restaurantes próximos e fácil acesso aos pontos turísticos da cidade.

Outra ótima opção próxima ao centro é o Golden Plaza Hotel. Os hóspedes têm livre acesso à piscina e academia do hotel, contam com uma vista linda da cidade de Porto Velho e têm amenidades exclusivas à disposição.

Mais uma opção é o Oscar Hotel Executive, que fica no centro comercial da cidade, próximo aos principais pontos turísticos. Com uma infraestrutura moderna, conforto e requinte na medida certa, é uma ótima opção para se hospedar perto de tudo!

E aí, entendeu agora por que você tem que ir para Porto Velho? Aproveite nossas dicas e programe já sua viagem!

RESERVAR