Lugares para conhecer

O que fazer em Ilhéus: praias, cachoeiras e banho de rio na terra de Jorge Amado

8 de abril de 2022

Fundada em 1534, Ilhéus possui história ligada às plantações de cacau e as obras literárias de Jorge Amado. O destino chama muita atenção também pelos quase 100  de litoral ao longo de uma preservada faixa verde da Mata Atlântica. Neste texto, confira o que fazer em Ilhéus! As atrações vão desde as melhores praias do sul da Bahia até as principais fazendas de cacau na Rota do Chocolate

O clima de Ilhéus é o tropical úmido. A temperatura anual na cidade tem média de 24°C e o período com menos chuvas vai de agosto ao início de março.

Sobre o turismo em Ilhéus

A cidade de Ilhéus oferece um turismo diferenciado com opções que abrangem um imponente centro histórico, praias paradisíacas e o melhor da gastronomia baiana. Para a Gerente Regional do Sebrae, Claudiana Oliveira Campos Figueiredo, 52 anos, o mais fascinante no destino também é a sua biodiversidade. 

Vinda de Teixeira de Freitas, no extremo Sul da Bahia, ela vive em Ilhéus há oito anos. Foi gestora do Projeto de Turismo da Costa do Cacau, o que a permitiu conhecer toda a zona turística nomeada como Costa do Cacau, de Ilhéus a Itacaré (BA). 

Taxativa sobre a grandiosidade turística do destino ela afirma: “Aqui é possível desfrutar de praias muito próximas da belíssima Mata Atlântica. Em toda a sua pujança, a história com a riqueza do cacau e a produção de chocolate, proporciona experiências imperdíveis e saborosas, como a do Tree to Bar Sensation. Além disso, você terá a oportunidade de explorar a belíssima trajetória do escritor Jorge Amado.”

Outra moradora, que ainda empreende no local, e também exalta o turismo em Ilhéus é a cozinheira Dani Façanha, 46 anos, proprietária da Pousada Morro dos Navegantes. Dentre os muitos adjetivos que faz a cidade, ela destaca a diversidade gastronômica e cultural do lugar. 

Na culinária são muitas receitas com ingredientes locais e o chocolate. Assim como peixes e os pratos típicos da tradição gastronômica baiana. Ilhéus também tem vários tipos e possibilidades de onde ficar em Ilhéus para todos os públicos e poder aquisitivo. Das mais simples à exóticas e sofisticadas pousadas. As mais recomendadas são as que ficam localizadas nas praias do sul, como a Pousada Morro do Navegantes”. 

Ainda sobre a região do Morro dos Navegantes em Ilhéus, Dani ressalta o quanto o local era considerado uma zona rural em Ilhéus e hoje se desenvolveu para uma área de uso crescente. Segundo ela, o que mais chama atenção nesse ponto da cidade é a localização com características de “morro no mar ” e os projetos paisagísticos e de reflorestamento à beira da praia. 

Para completar o tour turístico, Dani Façanha indica os pontos muito falados por Jorge Amado no livro “Gabriela, Cravo e Canela”, como os bares e restaurantes em Ilhéus, Bataclã e Vesúvio

Já Claudiana Oliveira sugere visitar a Comunidade do Rio do Engenho, onde se pode avistar a segunda igreja rural mais antiga do Brasil e comer as delícias do Restaurante Netos de Gabriela.

Outros pontos que a gestora destaca são os passeios em Ilhéus pelas fazendas de cacau, na Lagoa Encantada e um city tour pelo Centro Histórico. Conheça, a seguir, mais atrações imperdíveis para aproveitar na cidade de Ilhéus!

Melhores praias de Ilhéus:

Praia dos Milionários

Com uma extensa faixa de areia dourada e fina, a Praia dos Milionários é uma das preferidas em Ilhéus. O trecho litorâneo em perímetro urbano abrange muitas barracas com grande estrutura e banheiros. Ainda, é cercado pela linda paisagem dos coqueirais, típica do destino no sul da Bahia.

Um detalhe especial do lugar também é uma pequena “lagoa” que às vezes se forma na encosta do mar e concentra águas mais mornas e tranquilas. Aproveite todo esse cenário e saboreie uma água de coco gelada no espaço. 

Sempre muito cheia, a Praia dos Milionários recebeu esse nome em razão das mansões dos barões do café que existiam na região. Hoje em dia, possui muitos bares, restaurantes e supermercado no entorno. 

Além disso, fica em uma área onde é possível acessar com facilidade ambientes mais isolados, bom para curtir o dia em meio à natureza. Está a aproximadamente 11 minutos de carro do Aeroporto Jorge Amado. O endereço oficial é Rodovia Ilhéus, quilômetro 2,5. 

Se encante com a Praia dos Milionários, em Ilhéus! O lugar é de fácil acesso e recomendado para ir com crianças

Praia do Cururupe

Além de toda beleza característica de litoral semisselvagem, a Praia do Cururupe se concentra em uma área conhecida como um cenário histórico de Ilhéus. Localizada a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade, nos primórdios, foi um local povoado por indígenas da etnia Tupinambá. 

O grupo foi vítima de um massacre por parte do então governador geral do Brasil, Mem de Sá, em 1559. Mesmo assim, na região, ficou o legado desses povos originários para a preservação da paisagem natural.

Assim, a Praia do Cururupe possui larga faixa com areia grossa e ondas fortes. Ótimo ambiente para a prática de caminhadas, não é muito recomendado para mergulhos. Por outro lado, é um dos espaços mais queridos também pelos adeptos do caiaque. 

Os banhos refrescantes podem ser feitos em meio a um lindo mar de águas calmas ou no Rio Cururupe, que dá nome a praia. O lugar ainda conta com vários restaurantes e bares com estilo rústico em seu entorno. As cabanas de praia oferecem deliciosas opções da culinária baiana. O lugar tem acesso pela Rodovia BA-001, em Coutos. 

Praia do Sul

A Praia do Sul é outra linda parte do litoral de Ilhéus. Fica localizada em área urbana e por isso também é muito frequentada. O lugar ainda tem trechos protegidos por recifes com formação de piscinas naturais. O entorno é colorido por um denso coqueiral e uma faixa verde resquício de Mata Atlântica. 

Na parte das comodidades, o ambiente possui estrutura com barracas espalhadas por toda a faixa de areia branca e orla. Concentradas em maior número na região “alta”, a maioria delas oferecem opções da gastronomia baiana à base de frutos do mar. 

Bares, restaurantes e grande quantidade de hotéis completam as facilidades nessa área. Típico da Praia do Sul, o vento forte acaba atraindo muitos surfistas, que realizam famosos encontros no local. 

Aproveite o cenário também para realizar mergulhos e relaxar. O lugar fica no bairro Jardim Atlântico, em Ilhéus. 

Praia do Acuípe

Quer aproveitar um espaço um pouco mais escondido em Ilhéus? A Praia do Acuípe fica a 33 quilômetros do centro da cidade e abrange uma região litorânea do destino que contém mangues e um rio. Distante da movimentação urbana, propõe momentos de relaxamento muito agradáveis. 

Dentre as atrações que você pode curtir por lá estão a Ponte suspensa, ideal para visualizar caranguejos. O passeio de chalana mecânica também é imperdível. Na travessia, você dará uma volta pelo Rio Mamão e poderá apreciar a incrível vista para o mar.

Outra boa opção para fazer na área da Praia do Acuípe é provar os deliciosos pratos servidos no Restaurante Morro dos Navegantes

Praias do Norte

Muito procuradas, as praias do Norte são consideradas as mais lindas de Ilhéus e região. Dentre as principais, se destacam a Itacarezinho e a Havaizinho, na cidade de Itacaré, e a Praia do Pé de Serra, em Serra Grande. 

A principal vantagem do litoral nessa região são as águas cristalinas, com poucas ondas, os recifes e os rios nas proximidades do mar. Os pontos ao norte da terra de Jorge Amado também são muito queridos pela grande oferta de passeios diferenciados e conectados com a natureza local. 

Curta a Cachoeira de Tijuípe, a cerca de 50 quilômetros do centro de Ilhéus. Mais opções também é aproveitar o lindo Mirante de Serra Grande ou visitar as fazendas de cacau na região. Ainda, você pode se aventurar no voo de parapente, fazer uma expedição de bicicleta e realizar a trilha das quatro praias (Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho), em Itacaré. 

A região de Ilhéus, Itacaré e Serra Grande, onde ficam as praias do norte, é conhecida como o Havaí brasileiro

Praia Back Door

Se comparada com as outras melhores praias de Ilhéus, a Back Door é uma das que possui o mar mais agitado e com ondas fortes. Por esse motivo é muito frequentada por surfistas participantes de concursos. 

A faixa de areia mais escura e a formação de piscinas naturais na temporada de maré baixa também são aspectos marcantes dessa região no litoral do destino. O lugar ainda é considerado semideserto, só ficando cheio em momentos específicos, como na realização de eventos esportivos náuticos ou durante os horários de pico. 

Lagoa Encantada

Um impressionante lago cercado por mata nativa em Área de Preservação Ambiental (APA) vai deixar a sua visita a Ilhéus ainda mais especial. Para chegar até o ponto da Lagoa Encantada, você vai precisar percorrer aproximadamente 40 quilômetros ao norte, saindo do centro da cidade até um pequeno vilarejo em Itacaré.

O trecho até o local passa cerca de 12 quilômetros por estrada de terra. Na Vila Lagoa Encantada, há opções de passeios de barco e canoa que atravessam a lagoa e desembocam em duas cachoeiras, uma de frente para a outra. 

A pedida por lá, então, é se refrescar bastante e curtir um visual paradisíaco. O pôr do sol na região da Lagoa Encantada também é espetacular. Tanto as atrações quanto o tour até o espaço são acessíveis por meio de agências de turismo locais. 

O passeio de barco para quatro pessoas custa cerca de R$ 100. Para a viagem de Ilhéus até a atração em Itacaré a média de preço por pessoa é de R$ 200. 

Fazendas Cacaueiras

A Rota do Chocolate de Ilhéus é uma das opções de lazer mais deliciosas para se fazer no litoral sul da Bahia. As fazendas cacaueiras apresentam muitas informações sobre o plantio do cacau na região e o processo de produção de diversos produtos à base do fruto nativo. 

Além disso, os cenários apresentados conseguem conectar ainda mais os visitantes com o passado da cidade. Confira os principais pontos que você não pode deixar de conhecer na estrada do chocolate e aproveite uma visita doce e histórica por Ilhéus! 

Fazenda Yrerê

De onde vem o chocolate? A Fazenda Yrerê é especialista na iniciação ao cacau. Com algumas centenas de anos, o espaço produtivo concentra desde os pés do fruto e as suas diferentes etapas de crescimento, até utensílios utilizados na manufatura do chocolate e afins. 

Durante o bate-papo com funcionários são passadas muitas informações acerca do plantio de cacau. Dentre elas, a contextualização sobre a praga que impactou fortemente a produção na região no fim da década de 1980. 

Já a parte da degustação acontece ao longo do trajeto que passa por matas mais fechadas e algumas clareiras com pontos de parada. Suco de cacau, amêndoas torradas e nibs são algumas das opções a serem saboreadas.

A Fazenda Yrerê também confecciona deliciosos chocolatinhos e brigadeiros. Os itens ficam disponíveis para venda na loja do espaço. O local ainda possui um belíssimo orquidário. Fica na Rodovia Jorge Amado,  quilômetros 11, entre Ilhéus e Itabuna.

As visitas são abertas de segunda-feira a sábado, das 09 às 16h. Aos domingos o lugar funciona só até às 12h. Cobra-se um valor de R$ 30 por adulto. É necessário agendamento prévio por meio do telefone de contato: +55 (73) 3656-5054. 

O foco da Fazenda Yrerê é a abordagem sobre o plantio de Cacau na região de Ilhéus

Fazenda Provisão

A Fazenda Provisão, na Rodovia Ilhéus-Uruçuca, quilômetro 27, é uma das mais estruturadas com trilhas e cacau. Fica às margens do Rio Almada e foi fundada no final do século XIX, justamente na época auge das lavouras cacaueiras de Ilhéus. 

A marca registrada do local é uma simpática capelinha contendo diversas peças sacras centenárias. Pela fazenda, ainda é possível conhecer a casa sede, com objetos e utensílios dos tempos dos coronéis, e se hospedar na unidade anexa. 

Sobre o processo produtivo de chocolate é demonstrado na casa de coxo como são fermentadas as amêndoas de cacau na fase do beneficiamento do fruto. Além disso, o passeio abrange e todas as demais etapas importantes no processo de transformação do cacau. 

O local fica aberto de segunda-feira a  sábado, das 8h às 17h. O valor da entrada é de R$ 30 por pessoa e crianças até 12 anos não pagam. 

Fazenda Riachuelo (Mendoá)

Para ir ao encontro dos mais saborosos chocolates gourmets produzidos na região de Ilhéus na Bahia, recomenda-se fortemente realizar um tour pela Fazenda Riachuelo. O espaço oferece ao público visitação contendo explicações sobre o processo produtivo do cacau até o chocolate. 

Na fábrica localizada dentro do espaço é possível ver tudo sendo separado e depois transformado nos produtos selecionados da empresa Mendoá. Essa que é uma das mais importantes chocolaterias da região e oferece o melhor do cacau com misturas de sabores exóticos e fascinantes.

Experimente muitas texturas nas opções de chocolate com gengibre, pimenta, castanha-do-pará, coco e nibs. O passeio só é realizado mediante agendamento
pelo telefone +55 (71) 3022-4807. O endereço da Fazenda Riachuelo é a Rodovia Ilhéus-Uruçuca, quilômetro 20. 

Descubra uma cadeia de produção histórica e uma fábrica de chocolates na Fazenda Riachuelo, em Ilhéus

Praias paradisíacas e muito chocolate. Estão aí duas paixões nacionais que só esse destino baiano consegue reunir. Curtiu as opções de passeios e já sabe o que fazer em Ilhéus? Programe já a sua viagem com os voos em promoção da 123milhas!

Para a visita ficar ainda mais completa, confira agora onde comer em Ilhéus!