Lugares para conhecer

Museus do Brasil para se encantar e viajar na história

Para conhecer a história de um destino, nada melhor do que visitar os seus museus. O Brasil se desenvolveu com a mistura de povos, etnias e culturas. Cada cantinho do nosso território está carregado de memórias. 

O Instituto Brasileiro de Museus estima que existam mais de 3 mil museus em território nacional, atualmente. Dos mais modestos aos mais luxuosos, conheça três museus do Brasil para se encantar com o Conexão123

 

Você vai ler sobre

  • Museus do Brasil
  • Inhotim – Brumadinho
  • Museu do Teatro Amazonas – Manaus
  • Pinacoteca – São Paulo


Museus do Brasil 

O Brasil possui museus incríveis, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba, é conhecido como Museu do Olho e conta com aproximadamente 2 mil peças históricas em seu acervo.

Em Ouro Preto, Minas Gerais, está o Museu da Inconfidência, um dos principais pontos turísticos da cidade. O local abriga exposições e adereços do período do Brasil Império. Além disso, aqui estão algumas obras dos artistas mineiros Aleijadinho e Mestre Ataíde.

O Museu da Gente Sergipana é um espaço interativo que narra a cultura do Nordeste. No decorrer da visita, você encontra particularidades, como literaturas de cordel, trajes típicos, expressões idiomáticas, pratos da culinária regional, ecossistema e celebrações.

Com múltiplas características, existem muitos museus para conhecer no Brasil.  Descubra mais sobre três deles e como fazer para visitá-los. 

Viaje na história: três museus para se encantar pelo Brasil | Museu do Amanhã | Conexão123

O Museu do Amanhã revitalizou a zona portuária do Rio de Janeiro

 

Inhotim – Brumadinho

O Instituto Inhotim é o mais extenso Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico a céu aberto do mundo. Localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o espaço possui acervos ricos e uma vasta área verde ao longo de aproximadamente 140 hectares em meio à Mata Atlântica. 

São cerca de 700 obras, de mais de 60 artistas de 40 países diferentes. As peças são distribuídas em 19 galerias permanentes e 4 temporárias. O Jardim Botânico tem em média 4 mil espécies raras da flora representativa de todos os continentes. O Instituto ainda proporciona uma experiência ímpar de caminhar entre os belíssimos jardins floridos

Em 2021 o espaço foi certificado pelo Grant Awarded – BGCI’s Global Botanic Garden Fund, instituição que reconhece projetos que atuam em razão da conservação de plantas. 

Localizado na Rua B, 20 – Fazenda Inhotim, o Instituto Inhotim, um dos museus brasileiros mais visitados do país, funciona de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Aos sábados e domingos, o local abre das 9h30 às 17h30. Os ingressos custam a partir de R$ 44 e são adquiridos no site oficial.

Viaje na história: três museus para se encantar pelo Brasil | Instituto Inhotim | Conexão123

Instituto Inhotim faz parte do circuito cultural de Brumadinho

 

Museu do Teatro Amazonas – Manaus

Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, o Museu do Teatro Amazonas tem como propósito exibir peças raras do antigo circuito cultural da região. Objetos como sapatilhas dos bailarinos, jarros ingleses, instrumentos musicais, figurinos e programas de espetáculos do final do século XIX fazem parte do rico acervo do local, fundado em 1971. 

O prédio que abriga o museu é ainda mais antigo: o Teatro Amazonas foi construído entre 1894 e 1896. Seus palcos já receberam atrações das mais diversas, de Heitor Villa-Lobos às Spice Girls. Até hoje o espaço recebe eventos e festivais, e muitas das memórias dessas apresentações são resgatadas pelo acervo das exposições.

As visitas são ministradas de acordo com as particularidades do grupo em questão. Devido a pluralidade de visitantes, o espaço conta com guias bilíngues e placas informativas em inglês. Além disso, ao entrar nos camarins, você se sente como um grande artista da época da fundação do Teatro.

Viaje na história: três museus para se encantar pelo Brasil | Museu do Teatro Amazonas | Conexão123

A riqueza dos detalhes do Museu Teatro Amazonas encanta os visitantes

 

Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o Teatro Amazonas é de grande importância para a construção histórica da cidade e um dos pontos turísticos de Manaus mais visitados.

Se estiver de passagem pela capital manauara, não deixe de incluir um passeio por este importante museu brasileiro na sua viagem. Situado na Avenida Eduardo Ribeiro, 659 – Centro, funciona de terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 9h às 14h. O valor do ingresso é de R$ 20 por pessoa. 

 

Pinacoteca – São Paulo

Um dos museus mais importantes do Brasil, a Pinacoteca fica na agitada cidade de São Paulo. O espaço, dedicado à produção e reprodução artística brasileira desde o século XIX, dispõe de um magnífico acervo com mais de 10 mil itens, divididos em diferentes categorias.

Obras de grandes nomes como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti são exibidas em exposições fixas e temporárias, entre os mais de 5 mil m² da construção. A Biblioteca Walter Wey, oficialmente criada em 1971, conta com documentos especializados em artes visuais, entre eles livros, catálogos e folhetos. 

Viaje na história: três museus para se encantar pelo Brasil | Museu do Teatro Amazonas | Conexão123

Exposições da Pinacoteca atraem apreciadores das mais diversas idades

 

No site oficial do museu é possível fazer um tour virtual por antigas exposições, como a Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. A mostra era composta por mais de 500 obras, repartidas em um percurso por 11 salas. 

O ambiente funciona de quarta a segunda-feira, com entrada até das 10h às 17h, e permanência até as 18h. Às quintas-feiras, a entrada é gratuita a partir das 18h, e os visitantes podem permanecer no lugar até às 20h. O valor dos ingressos pode ser modificado de acordo com as exposições. Confira a programação no site da Pinacoteca. 

Visitar um museu é uma das experiências mais ricas que um viajante pode ter! Garanta um pacote de viagem com a 123milhas para conhecer a história do Brasil e enriquecer sua bagagem cultural.