Dicas para o viajante

Prepare-se antes do voo: veja quais são as regras da bagagem de mão

26 de junho de 2023

Já está se preparando para sua próxima viagem de avião com as passagens aéreas que comprou com a 123milhas? 

Então veja com o Conexão123 o que é permitido levar na bagagem de mão e quais são as restrições para não ter problemas no seu próximo embarque.

Conheça com o Conexão123

Regras da bagagem de mão

Ao fazer as malas para seu próximo voo, é preciso prestar atenção às normas internacionais da aviação que determinam quais são os objetos permitidos e proibidos a bordo, por razões de segurança. Além disso, existem itens que podem ser transportados somente na bagagem despachada e que não podem ser levados a bordo da aeronave, na bagagem de mão.

É importante lembrar também que algumas regras para voos internacionais são diferentes daquelas praticadas em voos domésticos, ou seja, entre cidades brasileiras.

O Conexão123 preparou este guia com as regras da bagagem de mão, reunindo as especificações mais comuns adotadas pelas companhias aéreas de todo o mundo. Mas atenção: as normas podem variar dependendo da empresa de transporte aéreo e do país para o qual se viaja. 

Para os EUA, por exemplo, substâncias semelhantes a pó com mais de 350ml (como as latas de achocolatado) devem ser despachadas e, dependendo do conteúdo, podem ser proibidas. A regra entrou em vigor a partir de 30 de junho de 2018. 

Outro detalhe: os agentes de segurança dos aeroportos têm o direito de solicitar a remoção de quaisquer itens da sua bagagem de mão ou despachada. Por isso, é importante tomar cuidado ao montar a bagagem de mão para ter uma viagem tranquila.  

Veja quais são as regras de bagagem de mão | Inspeção de bagagem | Conexão123

Observar as regras da bagagem de mão evita problemas na hora de viajar

Peso e dimensões da bagagem de mão

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabeleceu os seguintes parâmetros, válidos tanto para voos internacionais quanto domésticos:

  • Peso: varia de acordo com a companhia aérea. Em geral, o peso máximo da bagagem de mão é de 10 kg. Mais uma razão para verificar as regras específicas da companhia aérea. 
  • Dimensões: o tamanho máximo da bagagem de mão deve ser de altura 55cm x largura 35cm x profundidade 25cm, incluindo rodinhas e alças.

Além da bagagem de bordo, você pode levar uma mochila como item pessoal. Porém elas devem ser simples e com capacidade para poucos litros. Se o seu voo for low cost, verifique com a companhia aérea.

Diferenças entre voos domésticos e internacionais

Algumas regras são diferentes para voos internacionais e domésticos, em especial as relacionadas a líquidos, géis e alimentos.

A principal diferença é o tamanho dos recipientes em que serão transportados: 

  • Nos voos internacionais a quantidade máxima permitida na bagagem de mão para esse itens é de 100 ml por frasco, embalados em um saco plástico transparente e vedado, com capacidade máxima de 1 litro.
  • Nos voos domésticos, essa quantidade sobe para 300 ml (ou 300 g), sendo que cada passageiro pode levar até 4 frascos.

Outra regra importante a ser observada são alimentos que não são industrializados e produtos de origem animal e vegetal. Nos voos domésticos não há restrição de circulação. Porém, nos voos internacionais, cada país tem uma regra sanitária que impede a entrada destes produtos. Consulte a companhia aérea para verificar a exigência do seu voo internacional.

O Brasil, por exemplo, proíbe a entrada, sem documentação específica, de itens de origem vegetal ou animal, como: produtos apícolas (mel, própolis, etc.); frutas e hortaliças frescas; flores, plantas, bulbos, sementes, mudas e estacas; artesanato com produtos de origem vegetal ou animal não processados; agrotóxicos, terras e substratos; insetos, caracóis, bactérias e fungos; material biológico para pesquisa; madeiras não tratadas; amostras biológicas, embriões e medicamentos de uso veterinário; espécies exóticas e produtos de origem animal para ornamentação.

Produtos de higiene pessoal na bagagem de mão

Você deve estar se perguntando: eu posso levar desodorante, xampu e pasta dente na bagagem de mão? Na hora de colocar sua necessaire na bagagem de mão, tome os seguintes cuidados:

  • Desodorantes em barra, bastão ou creme são considerados sólidos e não estão sujeitos às restrições de líquidos. Então, você pode levar esse tipo de desodorante na bagagem de mão, desde que esteja bem embalado.
  • Desodorantes líquidos, em aerossol ou gel estão sujeitos às regras estabelecidas pela ANAC. Em voos internacionais são permitidos frascos de até 100ml, dentro de saco plástico transparente. No voo doméstico, pode levar na bagagem de mão em recipientes de até 300 ml, no total de quatro por pessoa.
  • Pasta de dente: vale a mesma regra para os desodorantes: em voos internacionais, frascos de até 100 ml. Se o voo for doméstico, pode levar até quatro tubos de 300 ml
  • Xampu: como é considerado um líquido, seguem as normas da ANAC: nos voos internacionais, frascos de até 100 ml. Se o voo for doméstico, pode levar até quatro frascos de 300 ml.
  • As mesmas regras acima valem para outros produtos de higiene pessoal e maquiagem que sejam líquidos ou em gel.
  • Objetos cortantes não podem ir na bagagem de mão. Portanto, lâminas, aparelhos de barbear que não sejam os de cartucho, depiladores e tesouras devem ser despachados na bagagem. O mesmo vale para seringas e agulhas. As alicates de unha de até seis centímetros são permitidas, de acordo com a Anac. Mas, principalmente nos voos internacionais, por precaução, despache na bagagem.

Importante: sempre consulte a companhia aérea, pois algumas podem ter restrições adicionais.

Itens que você pode levar na bagagem de mão

De acordo com as determinações da Anac, é permitido levar na bagagem de mão:

  • Eletrônicos: celulares, tablets, laptops, câmeras fotográficas e outros equipamentos eletrônicos são permitidos bagagem de mão. Baterias extras e carregadores portáteis também podem ser transportados junto para evitar danos.
  • Documentos e objetos de valor: passaporte, documentos de identificação, dinheiro, cartões de crédito e outros objetos de valor devem ser transportados na bagagem de bordo.
  • Medicamentos: os remédios de uso pessoal, acompanhados de receita médica, podem ser levados na bagagem de mão.
  • Bebidas com álcool: vai depender da procedência. Se forem compradas em free shops dentro do aeroporto, tudo bem. Caso contrário, devem ser despachadas na bagagem.
  • Roupas, calçados e itens de higiene pessoal: podem ser levados na bagagem de mão, desde que respeitem as regras de líquidos, aerossóis e géis citados acima.
  • Equipamentos para o cabelo: chapinhas, secadores e modeladores de cabelo podem ser levados na bagagem de mão.
  • Instrumentos musicais: podem ser transportados se eles se adequarem ao tamanho da bagagem de mão (55cm x 35cm x 25cm). 
  • Alimentos: É permitido levar alimentos na bagagem de mão nos voos domésticos, desde que estejam embalados adequadamente e não sejam líquidos. Nos voos internacionais, destinos como Brasil, EUA, Austrália, Chile e União Europeia fazem restrições à entrada de verduras, frutas, sementes e produtos de origem animal. Priorize alimentos industrialmente esterilizados, acondicionados em embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a identificação, lacrada e sem sinais de vazamento ou violação. 
  • Flores: nos voos domésticos, elas podem ser levadas na bagagem de mão se o tamanho for adequado. No caso de voos internacionais, o que inclui a volta para o Brasil da sua viagem ao exterior, é preciso consultar a autoridade sanitária. 
  • Você pode entrar no Brasil, se vier do exterior, com amêndoas torradas e salgadas; vinagres; bebidas destiladas ou fermentadas, sucos; óleos vegetais; geleias, conservas e demais produtos industrialmente esterilizados desde que estejam acondicionados em embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a identificação, devidamente lacrada e sem evidências de vazamento ou violação. 

O que não pode ser levado na bagagem de mão

Na hora de arrumar suas malas, atenção para o que não pode ser levado na bagagem de mão:

  • Líquidos, aerossóis e géis: nos voos internacionais, se as embalagens forem maiores que 100 ml, não são permitidos na bagagem de mão, exceto medicamentos líquidos com receita médica e alimentos para bebês. Nos voos domésticos, o conteúdo em cada frasco não pode ultrapassar 300 ml e o máximo de quatro frascos por pessoa.
  • Objetos cortantes e pontiagudos: tudo que possa ser considerado arma não pode ser levado na bagagem de mão. E esse conceito é muito amplo, inclui facas — mesmo as embaladas para presente — canivetes, tesouras e chaves de fenda 
  • Alicates de unha: apesar do site da Anac dizer que os alicates são permitidos, é sempre importante se prevenir para o caso de inspeções considerarem o objeto como um instrumento cortante e pontiagudo, principalmente se ele for maior do que seis centímetros. 
  • Armas de fogo e munição: são proibidas na bagagem de mão. Há regras específicas para despacho e você sempre deve declarar à companhia aérea no momento do check-in que está em posse de uma arma.
  • Substâncias explosivas e inflamáveis: isqueiros, fósforos, fogos de artifício e combustíveis não são permitidos na bagagem de mão.  
  • Substâncias radioativas, químicas e tóxicas: ácidos, venenos, pesticidas e produtos químicos e radioativos em geral não são permitidos na bagagem de mão e nem na bagagem despachada. Se você precisa transportar algum desses itens, informe-se com as companhias aéreas sobre como fazer.
  • Equipamentos esportivos: São permitidas raquetes de tênis, máscaras e nadadeiras para mergulho e óculos para neve ou natação. Bolas são permitidas apenas murchas, e as de boliche, proibidas. Já varas de pesca, skates, patins, tacos de golfe, bastões de beisebol, pranchas, esquis e bastões de caminhada não são permitidos na mala de bordo.
  • Lanternas a gás, botijões e baterias de lítio: não são permitidos, nem na bagagem de mão e tampouco na bagagem despachada.
  • Carrinhos de bebê: eles devem ir na bagagem despachada e não são permitidos como bagagem de mão. O mesmo vale para bicicletas: sempre na bagagem despachada.
Veja quais são as regras de bagagem de mão | bagagem de mão no avião | Conexão123

O tamanho e os itens que podem ser levados são as principais regras da bagagem de mão

Agora que você já sabe as regras para bagagem de mão, chegou a hora de adquirir seu próximo voo: saiba que a 123milhas oferece passagens aéreas, hotéis, passagens de ônibus, aluguel de carros e pacotes de viagem sempre com os melhores preços. Confira!

RESPOSTAS123

Na bagagem de mão você pode levar itens pessoais: 

  • Itens básicos de higiene em embalagens de até 100 ml;
  • Livro ou revista;
  • Itens eletrônicos, como celulares e notebook com carregadores portáteis;
  • Comidinhas rápidas e sólidas, como chocolates e bolachas.

Sim, a maioria das companhias permite levar uma mochila e uma bagagem de mão, desde que a bagagem respeite o tamanho máximo e a mochila seja simples, de uso pessoal.

Se o voo for doméstico, você pode levar xampu na bagagem de mão desde que o frasco seja de até 300 ml, respeitando o máximo de quatro frascos por pessoa. Já se o voo for internacional, você pode levar xampu e outros itens de higiene pessoal na bagagem de mão, desde que as embalagens não sejam maiores do que 100 ml e estejam devidamente embaladas. Confira as regras da companhia para evitar problemas.