Lugares para comer

Tem que comer em Belém

26 de outubro de 2021

A riqueza em variedades que existe na culinária de Belém é um dos principais atrativos deste destino! É a capital do Pará, um dos estados mais calorosos do país. E já recebeu até título internacional da Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. Por sua origem gastronômica indígena, a comida paraense presente na maioria dos restaurantes e bares em Belém é considerada uma das mais verdadeiramente brasileiras por valorizar ingredientes naturais e nativos da Amazônia. O açaí, cupuaçu, pupunha, guaraná, macaxeira, banana-da-terra, tucupi, goma de mandioca e a manga, por exemplo. Ficou com vontade de conhecer esse mix de sabores?

Separamos uma lista de lugares especiais para você conhecer a culinária paraense, os pratos típicos e pratos diferenciados que você tem que comer em Belém! Vamos conferir?

Comidas típicas

Tapioquinha e Cuscuz

Você encontra a tradicional tapioquinha e o delicioso cuscuz na Tapioquinha da Amazônia. Como diriam os paraenses, “Pai d’égua”! De dar água na boca os pratos, né?

Camarão

Recomendamos o Camarão Marajoara do Restaurante Casa Mia.  O prato é uma porção de camarões empanados com recheio de queijo do marajó + jambu. O risoto vem de acompanhamento e de castanha caramelizada. Imperdível e preço justo!

Pato no Tucupi

Carro chefe da culinária paraense! Você encontra um tradicional Pato no Tucupi no Restaurante Avenida. Delícia!

Maniçoba (Feijoada Paraense), Bolinho de Maniçoba e Açaí

Tá procurando a feijoada paraense e o Bolinho de Maniçoba? No Ver Açaí Belém você acha! Divino! Ah, claro, você também encontra o açaí original nesse lugar incrível!

Maniçoba Vegana entre outros pratos

Pra você que é vegano, tem como comer a melhor comida de Belém, sim, senhor! Passa lá no Govinda Restaurante e seja feliz!

Tacacá, Caruru e Vatapá

Você tem que experimentar o Tacacá do Renato, um dos mais famosos da cidade! Simplesmente incrível!

Mercado Ver-o-Peso

Um dos maiores mercados a céu aberto do mundo! No Ver-o-Peso é possível encontrar desde o açaí paraense aos mais incríveis peixes amazônicos, além dos mais diversos produtos regionais. Dentre eles, a farinha de Bragança, considerada uma das melhores do mundo, os camarões e castanhas frescas (raridade em outras regiões do Brasil). Não deixe também de experimentar os sanduíches de pernil da Praça de Nazaré!

Serviço

Endereço: Blvd. Castilhos França – Campina, Belém – PA, 66013-030
Horário de funcionamento: Segunda a sábado de 05h às 18h30.
Entrada: Gratuita

Estação das Docas

A Estação das Docas é um complexo turístico moderno, localizado à beira da Baía do Guajará. Foi revitalizado no ano 2000 e, atualmente, é considerado um dos principais pontos turísticos de Belém, pois reúne história, cultura, gastronomia e entretenimento em um só lugar. Para os amantes da culinária regional refinada são indicados os restaurantes “Lá em Casa” e “Tio Armênio” . Ambos oferecem a gastronomia regional com uma comida refinada e diversa.

Já para quem gosta de comida italiana com um toque paraense, a indicação é o “Capone Ristorante”. O menu é diverso em opções de de massas e risotos. Já para quem quer experimentar um tacacá raiz a opção é a lanchonete “As Mulatas”. Se você é apaixonado por frutos do mar, a indicação é o ‘Marujos Restaurante’ que oferece, além da boa comida, um ambiente aconchegante à beira rio.

Tradição na culinária paraense

Manjar das Garças

Localizado no centro da cidade, no parque Mangal das Garças (um dos principais pontos turísticos de Belém), o Manjar das Garças oferece todos os principais pratos típicos de Belém. É sendo considerado um dos restaurantes mais bem avaliados da cidade.

Serviço

Horário de funcionamento: Domingo – 11h às 16h
De Terça a Quarta – 11h a 0h
De Quinta à Sábado – 11h às 03h
Endereço: Rua Dr. Assis s/nº – Parque Ambiental Mangal das Garças, Cidade Velha, Belém

Saldosa Maloca

O nome vem da música de Adoniran Barbosa, ídolo dos fundadores da casa. A grafia foi um erro, que acabou se tornando marca registrada do local. Para chegar ao estabelecimento, você precisa fazer uma travessia que parte do bairro Condor, de onde saem vários barcos até os restaurantes na Ilha do Combú. A travessia dura, em média, 15 minutos, e os valores variam conforme o dia. Uma das experiências mais autênticas e bem recomendadas sobre a culinária paraense. Vale a visita!

Créditos: https://www.tripadvisor.com.br
Sabores que surpreendem

Serviço
Horário de funcionamento: Sexta, sábado e domingo das 10h às 17h
Telefone: (91)9982-3396
Endereço: Ilha do Combú, s/n – Guamá, Belém – PA, 66075-110

Comida Oriental com toque Paraense

Sushi Ruy Barbosa

Um lugar diferente para visitar, já que reúne comida japonesa com toque paraense, ou seja, você só encontra nesse lugar (literalmente) as combinações disponíveis!

O cardápio é extenso e criativo.  Você verá mistura de peixes locais nos sushis e sashimis, e frutas locais nos drinques. Não dá pra perder esse tour japonês paraense né? Mais informações você confere na página oficial do local.

Serviço

Endereço: Tv. Rui Barbosa, 1816 – Batista Campos, Belém – PA
Telefone: (91) 33552255
Horário de Funcionamento: Segunda (de 18h às 23h)
Terça a Quinta (de 11h30 a 00h00)
Sexta e Sábado (12h às 01h00)
Domingo (12h às 23h30)

Cervejas artesanais locais

No centro da cidade, o visitante pode experimentar cerveja local na Cervejaria Amazon Beer. De lá, vale dar aquela esticadinha na noite, ao ritmo de samba e bossa nova ao vivo, encontrados no Cosanostra  que também têm culinária de qualidade.

Sorveteria Cairu

Premiada diversas vezes pela revista Veja (Comer & Beber) como uma das melhores sorveterias do Brasil, a Sorveteria Cairu é parada obrigatória em Belém! Ela oferece mais de 50 sabores, de clássicos a regionais, entre eles os sorvetes típicos do Pará, como os de tapioca, açaí, castanha do Pará, taperebá, cupuaçu, murici, bacuri, por exemplo.  Você encontra unidades da Cairu espalhadas em toda Belém, inclusive na Estação das Docas. Confira onde você encontra uma Cairu mais próxima de onde for se hospedar na página oficial da marca.

E aí, ficou com vontade de conhecer mais sobre a culinária paraense e experimentar os sabores diversos que existem na capital do Pará? Aproveite o tour gastronômico e confira também os lugares que você tem que conhecer em Belém, com a 123Milhas!