Lugares para conhecer

Conheça três curiosidades de Maceió

Maceió é a capital do estado de Alagoas, um dos destinos mais procurados do Nordeste. A cidade foi cenário de obras literárias, casa de líderes consagrados e possui uma das esculturas mais famosas do mundo. De passeios ao ar livre a descobertas gastronômicas, não faltam opções de atividades para fazer no município.. 

É um dos destinos mais incríveis do Brasil para quem quer curtir dias maravilhosos e se divertir, por isso, em comemoração ao aniversário da cidade, que ocorre em 5 de dezembro, o Conexão123 elencou três curiosidades de Maceió para conhecermos um pouquinho mais sobre esse lugar. Vamos lá! 

Você vai ler sobre

Aniversário de Maceió

A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, no nordeste brasileiro, comemora no dia 5 de dezembro mais um aniversário. São 207 anos de fundação e de muita história para contar dessa cidade que surgiu a partir de um engenho de açúcar.

Bem, mas nada melhor para conhecer sobre a cidade se não suas curiosidades, não é mesmo? O Conexão123 apresenta as três mais interessantes sobre Maceió. 

Curiosidades sobre Maceió | Conexão123

São 207 anos de fundação e de muita história para contar desta cidade surgida a partir de um engenho de açúcar

Terra do marechal 

Alagoas é a terra natal do segundo presidente do Brasil. O Marechal Floriano Peixoto nasceu e cresceu no humilde povoado de Ipioca, hoje bairro de Maceió. 

Ele frequentou escolas militares e participou de diversos combates pelo exército brasileiro. Conhecido como “Marechal de Ferro”, Floriano teve um governo marcado por decisões que dividiram opiniões. Entretanto, seu legado é comemorado com diversas homenagens em Alagoas. 

Além disso, o marechal que proclamou a república no Brasil, cujo fato histórico é hoje feriado nacional, nasceu na cidade alagoana que hoje possui seu nome. Marechal Deodoro fica na Região Metropolitana de Maceió, a 28 km da capital do estado, e hoje abriga um museu com fotografias, esculturas e outras peças usadas por Deodoro da Fonseca e sua família quando ele morou no local.

Por conta dessas duas importantes figuras históricas, Alagoas é conhecida como “Terra dos Marechais”

Curiosidades sobre Maceió | Conexão123

Maceió é a terra natal do marechal Floriano Peixoto, o segundo presidente do Brasil

Um coqueiro virou patrimônio histórico

Um coqueiro ficou famoso de forma inusitada na capital alagoana: o Gogó da Ema, como era chamado, por conta de seu formato curvado, ficava na orla da Ponta Verde e foi inspiração para pinturas, músicas e fotos. Consequentemente, se tornou um ícone e uma das curiosidades de Maceió. 

Infelizmente ele caiu, em 1955. Só que seu valor histórico continua preservado em formato de memorial, instalado no local onde nasceu. Como outra homenagem ao símbolo da cidade, foi construída a praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, que tem no centro um monumento ao coqueiro.

Curiosidades sobre Maceió | Conexão123

Um coqueiro ficou famoso de forma inusitada na capital alagoana: o Gogó da Ema

Réplica da Estátua da Liberdade

Maceió é uma das três cidades do mundo, ao lado de Paris e Nova York, que possui um exemplar original da famosa Estátua da Liberdade! A escultura fica no histórico bairro de Jaraguá, e é uma réplica autêntica feita pelo artista Frédéric Auguste, escultor responsável pela obra da Liberty Island, em NY.

O monumento chama atenção e é uma das paradas obrigatórias das pessoas que visitam Maceió. A estátua é feita em bronze e é menor que sua prima norte-americana mais famosa, mas ainda assim muito impactante. O protótipo original chegou primeiramente no Rio de Janeiro entre os séculos 19 e 20 e seguiu para a capital alagoana logo em 1918. Existem várias versões de como ela chegou à Maceió. Uma delas é que a estátua teria sido comprada após uma encomenda em um catálogo francês de estátuas e bustos alegóricos. Uma versão diz que foi um presente.

Curiosidades sobre Maceió | Conexão123

É no histórico bairro de Jaraguá que fica a réplica da Estátua da Liberdade

Outra curiosidade sobre o monumento é a relação com o artista Rosalvo Ribeiro, que era amigo do escultor Frédéric Auguste – há quem diga que ele foi o responsável pela vinda da escultura da França para Alagoas. Os relatos também apontam que a fabricação da estátua foi na mesma época e pela mesma empresa que fez a Estátua da Liberdade que fica nos Estados Unidos.

E aí, achou interessante algumas curiosidades sobre Maceió? Saiba que com a 123milhas você garante as melhores ofertas para conhecer e desfrutar do melhor que a cidade pode oferecer! Contamos com pacotes de viagem, aluguel de carros, hotéis, voos e muito mais!