Guia turístico

Explore as cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca

25 de dezembro de 2021

Que tal curtir a natureza em um destino menos óbvio e com atividades diferentes? Explore as cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca, uma área com 57 mil hectares de mata preservada e um dos maiores complexos de grutas da América Latina. Há pelo menos 300 grutas e cavernas catalogadas no complexo.

O parque fica na cidade de São Domingos, no nordeste de Goiás, a 609 km da capital. O melhor trajeto para chegar lá é desembarcando no aeroporto de Brasília, a 423 km do destino. Alugue um carro e siga pela rodovia Presidente Juscelino Kubitschek e, em seguida, pegue a BR-020. Outra possibilidade é contratar o passeio em uma agência de turismo na capital federal.

 

Cavernas Terra Ronca

As cavernas Terra Ronca dão o nome ao parque e são as mais famosas da região. Originalmente, era apenas uma caverna, mas um desmoronamento de terra a dividiu em duas partes.

Mesmo de fora, a Terra Ronca I já impressiona os visitantes. Sua imponente entrada tem 96 metros de altura e 120 metros de largura. No interior, os salões chegam a 700 metros de comprimento. A trilha chega até um altar onde acontece a Festa do Bom Jesus da Lapa, no dia 6 de agosto.

Alguns trechos no interior da gruta recebem luz natural em alguns momentos do dia, enquanto outros contam com iluminação artificial onde o sol não toca. A linda paisagem se completa com o rio que corta a gruta.

Apenas algumas partes da caverna Terra Ronca têm iluminação natural.

Apenas algumas partes da caverna Terra Ronca têm iluminação natural.

Para chegar até a Terra Ronca II é necessário atravessar o Rio Lapa. Sim: a única maneira de fazer isso é caminhando. Então, prepare-se para andar dentro do rio com a água batendo no umbigo! A experiência é única e muito marcante.

 

Caverna Angélica

Uma das maiores grutas do país é a caverna Angélica, que possui 17 km de extensão. É a única com entrada paga, pois fica em uma propriedade particular. A entrada custa R$10 por visitante.

O trajeto no interior da caverna é mais tranquilo se comparado às outras da região. Tanto que é uma boa opção para famílias com crianças e pessoas com menos preparo físico. A caminhada é de 14 km, o que requer certo esforço, mas você pode pedir ao guia para fazer o percurso com mais pausas.

Um dos grandes charmes da caverna é o rio que corta o seu interior. A água cristalina reflete nas paredes e cria um visual deslumbrante. Além disso, estalactites e estalagmites ao longo de dez salões deixam o caminho ainda mais bonito.

 

Caverna São Mateus

A maior caverna do Parque Estadual de Terra Ronca, e também uma das maiores do país, é a de São Mateus, com 24 km de extensão. As formações rochosas do interior chamam a atenção dos visitantes e parecem ter sido esculpidas à mão. O rio de mesmo nome que percorre a caverna ainda forma praias e deixa o caminho ainda mais interessante.

 

Dicas

Para fazer os passeios pelo complexo é obrigatório ter um guia credenciado, por causa da dificuldade dos trajetos, onde muitas pessoas chegam a se perder pelo caminho. O preço médio do serviço é de R$200 por caverna, mas pode variar de acordo com o tamanho do grupo.

É muito importante estar preparado para as travessias e usar roupas confortáveis e adequadas. Calçados próprios para trekking tornam a aventura mais segura, pois garante que você tenha mais firmeza ao caminhar pelo solo irregular. Não se esqueça de colocar roupa de banho e toalha na mochila, além de lanche e água. Não há quiosques e lanchonetes no parque e você certamente sentirá fome. Então, leve um lanchinho com você.

Use roupas e sapatos apropriados para trilhas.

Use roupas e sapatos apropriados para trilhas.

Outra boa dica é evitar períodos chuvosos, de novembro a março, já que a caminhada fica mais difícil em decorrência do solo escorregadio e da lama. As chuvas na região se concentram, principalmente, no mês de janeiro. As chances de chover são poucas de abril a outubro. Então, fique de olho na previsão do tempo.

Quer saber mais sobre as cavernas de Terra Ronca? Venha conferir com a 123Milhas todos os detalhes imperdíveis do parque!