Dicas para o viajante

Como funciona o aluguel de carros em viagens

16 de setembro de 2022

O aluguel de carros é uma modalidade muito vantajosa, principalmente para os viajantes que buscam um automóvel para realizar passeios com mais flexibilidade, segurança e autonomia. Sendo assim, para sanar algumas dúvidas sobre tal processo, trouxemos algumas respostas e indicações sobre como funciona o aluguel de carros em viagens.

Você vai ler sobre

Como funciona o aluguel de carros?

Como se trata de um processo de contratação, é preciso ter muita atenção na hora de realizar o aluguel de carros, se atentando à escolha do veículo, características do passeio, condições e os custos envolvidos antes de realizar a road trip!

Primeiro de tudo, é necessário saber que existem alguns requisitos para ser locatário e condutor do veículo: ser maior de idade e ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e emitida há dois anos, pelo menos. 

Na 123milhas e na maioria das empresas, quem faz a reserva (o locatário) precisa, necessariamente, ser o condutor do veículo. Não é possível fazer a reserva em nome de alguém e, na hora da retirada do carro, o condutor ser outra pessoa. 

Além disso, pode ser requerido apresentar CPF e um cartão de crédito para aprovação da locação e caução. Este cartão de crédito não pode ser virtual e deve ser em nome do titular da reserva. Até porque somente o titular da reserva poderá retirar e devolver o carro. 

É sempre bom reforçar que os tipos de carro para cada estilo de viagem podem variar muito conforme a necessidade. Sendo assim, é importante se atentar a qual grupo de automóveis escolher. Ah, e no geral, só é possível reservar a categoria do veículo, baseada em suas características principais, e não um modelo específico. 

No site das empresas de aluguel, geralmente o cliente já seleciona a quantidade de diárias, as datas da reserva, horários de retirada e entrega e locais em que o veículo será buscado e devolvido, que podem ser diferentes, já que é possível alugar um carro no Rio de Janeiro e devolvê-lo em São Paulo, por exemplo.

Como funciona o aluguel de carros em viagens | Carros para aluguel | Conexão123

Escolha a categoria ideal de carros para sua viagem no momento de alugar o veículo

Mesmo com essas recomendações preliminares, é recomendável ler atentamente o contrato, pois nele estarão dispostas todas as informações, deveres e responsabilidades do locatário. 

Quanto custa o aluguel de carros

Ao realizar um aluguel de carros, é provável que você pague pelas diárias equivalentes ao período que estiver com o automóvel. O valor ainda pode incluir taxas de serviço da locadora, seguro e/ou quilometragem. 

Quanto à quilometragem do carro, ela pode ser de duas modalidades: livre ou controlada. Na quilometragem livre, é possível andar o quanto quiser sem se preocupar com o pagamento de extras. Agora, na quilometragem controlada, o motorista deve arcar com as diárias do veículo e um valor adicional por cada quilômetro rodado. 

A contratação do seguro é opcional, mas as vantagens de viajar sem preocupações e podendo contar com assistência são inegáveis. Afinal, é como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar! O valor é cobrado por dia, assim como a locação do veículo. E a prevenção pode ser contra roubo e furto, incêndio, perda total do veículo, danos materiais e pessoais.

Outros adicionais podem ser incluídos, como cobertura para terceiros, bebê conforto, cadeirinha de bebê e elevação de assento, que são cobrados também por diária utilizada.  

Para se ter uma ideia, a diária de um carro econômico com ar-condicionado, em São Paulo, para retirada e entrega na mesma cidade, incluindo seguro e cobertura para terceiros, fica em cerca de R$ 157,46.

Aluguel de carros: a devolução do veículo

Em um aluguel de carro, as condições de devolução são um fator importante. O veículo deve ser entregue nas mesmas condições em que foi recebido, com:

  • Tanque cheio de combustível ou no mesmo nível em que estava no momento da retirada (a depender do contrato)
  • Nas mesmas condições de quando foi retirado
  • Limpo 

Além disso, após a sua viagem de carro, é necessário se dirigir ao local escolhido para devolução no horário marcado, que pode ser diferente de onde foi realizada a retirada. Tudo deve ser combinado no momento da contratação do serviço. A pontualidade é importante para que outra diária não seja cobrada.

Como funciona o aluguel de carros em viagens | Pessoa devolvendo o carro | Conexão123

O ato de devolução do carro alugado merece uma atenção

Veja também: Viagem de moto pelo Brasil: três rotas para curtir sobre duas rodas!

Vantagens do aluguel de carros em uma viagem

O aluguel de carro em viagem é recomendável em diversos casos, principalmente, se sua trip requer certa autonomia durante os passeios. De todo modo, independente do seu estilo de viagem, existem muitas vantagens em alugar um carro, como:

  • Melhor custo-benefício em relação a outros meios de transporte
  • Possibilidade de escolher qualquer tipo de carro
  • Estar assegurado nos seus passeios
  • Maior autonomia para ir e vir

Essas são só algumas das vantagens de alugar um carro em viagem!

Gostou dessa dica? Conte com a 123milhas para alugar seu carro e colocar o pé na estrada!