Dicas para o viajante

Tipos de carro para viagem: qual é o ideal para seu passeio

5 de setembro de 2022

É sempre revigorante pegar a estrada e partir para uma viagem, seja com a família, com os amigos, com a pessoa amada ou sozinho. Para que tudo aconteça da melhor maneira possível, é necessário saber qual é o tipo de carro para viagem mais indicado para cada estilo de passeio. Vamos descobrir?

Você vai ler sobre

Qual é o melhor tipo de carro para viagem?

Cair na estrada e ver paisagens belas, enquanto dirige rumo ao horizonte, é uma das melhores maneiras para desestressar e desanuviar a mente. Mas, assim como qualquer outro passeio, uma viagem de carro requer certa programação, seja um planejamento financeiro ou, ainda, uma pesquisa para descobrir qual é o automóvel mais indicado para o seu estilo. Sobre este último, temos algumas recomendações dos melhores modelos para excursões, como:

  • Viagem em família
  • Viagem longa na estrada
  • Viagem off-road de pura aventura
  • Viagem rápida de bate e volta

Ou seja, cada um desses casos pode necessitar de um dos diferentes tipos de carro que vamos apresentar. Afinal, uma viagem rápida e uma off-road, por exemplo, demandam diferentes níveis de conforto, espaço, motor, amortecimento, entre outras características. 

Carro para viagem em família

Certos pontos como conforto e espaço são indispensáveis em uma viagem de carro com sua família, principalmente se o grupo é grande e se entre as pessoas tem uma ou mais crianças pequenas, que necessitam de acomodações específicas.

Veja mais sobre viagem com crianças: dicas para viajar de forma segura.  

Uma viagem em família pode ser, por exemplo, para Maragogi (AL), um lugar com praias de água cristalina e piscinas naturais para garantir a diversão de todas as idades, em meio a atividades aquáticas e muito sol.

Outra opção de viagem em família é Ouro Preto (MG), um lugar ideal para quem deseja passear com os parentes em uma região sem praias. Por lá, você encontra muitas opções culturais e históricas para curtir entre pais, mães e filhos. É imperdível!

Tipos de carro para viagem: qual é o ideal para seu passeio | Minivan | Conexão123

As vans e minivans são carros perfeitos para viagens com a família

Ambos esses destinos têm acesso por rodovias. A duração do trajeto vai depender muito do seu local de partida e da época em que realizar a viagem. Afinal, a alta temporada é sinônimo de estrada lotada. 

Nos casos em que se busca fazer uma road trip em família, o indicado é procurar por carros com espaço interior amplo, de modo a acomodar todo mundo da melhor maneira. Como, por exemplo, modelos de minivans e vans. 

Geralmente, esse tipo de carro possui entre quatro e nove lugares, amplo porta-malas, e, dependendo do carro, motores potentes que aguentam viagens de longa ou curta duração. 

Se você está pensando em alugar, esse tipo de carro pode ser encontrado com certa facilidade, por conta da alta demanda. Por isso, pesquise antecipadamente a disponibilidade antes da sua viagem.

Carro para viagem longa

O seu objetivo é curtir uma longa viagem pela estrada, com direito a paradas para observar os locais? Então, existem rodovias com paisagens deslumbrantes por todo o Brasil, sobretudo, no Nordeste do país. 

Uma viagem de carros para o nordeste pode ser feita em direção a Recife, por exemplo. Um lugar que é indicado por conta de suas principais características, como o frevo, o maracatu, os bonecos de Olinda, o bolo de rolo e o mar com água morna e cristalina. 

Outro lugar ideal é a Mata de São João, um dos destinos brasileiros mais reservados pela 123milhas em 2022, em razão dos seus três principais pontos turísticos: as praias de Imbassaí, do Forte e a Costa do Sauípe.

Tipos de carro para viagem: qual é o ideal para seu passeio | Carro SUV na estrada | Conexão123

Vai encarar muito tempo de estrada? O ideal é optar por um carro SUV

Para esse tipo de viagem mais longa, o ideal é procurar carros do tipo SUV (Sport Utility Vehicle – no português, Veículo Utilitário Esportivo) ou Executivo. Encontre-os na plataforma de aluguel de carros!

Geralmente, os SUVs possuem um porte avantajado, interior com bastante espaço e tração nas quatro rodas, o popular 4X4. Assim, você consegue transitar dentro e fora da cidade, em asfalto ou solo mais irregular.

Carro para viagem off-road de pura aventura

Aos aventureiros de plantão, existem viagens off-road que são ideais para fazer de carro ou até mesmo de moto pelo Brasil. Há rotas com um visual magnífico, é impossível não parar e se deslumbrar com as paisagens privilegiadas em beleza. 

Um passeio ideal para curtir o turismo de aventura é a Rota das Emoções, um trajeto que alia as belezas dos Lençóis Maranhenses, do Delta do Parnaíba e de Jericoacoara. São muitos quilômetros de muita emoção, como promete o nome. 

Tipos de carro para viagem: qual é o ideal para seu passeio | Pick-up vermelha | Conexão123

As pick-ups são veículos robustos, ideais para quem busca aventura

Além dessa, também podemos citar a Rota Transpantaneira, que envolve o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul e muita estrada de barro acidentada. Um prato cheio com doses absurdas de adrenalina – além da possibilidade de observar a fauna e flora típica da região. 

Para esse tipo de viagem, os automóveis mais recomendáveis são os 4X4 especiais ou as pick-ups com ar. Cada um desses carros para viagem possui características e funcionalidades para tornar o seu passeio o mais confortável possível. 

As pick-ups (ou picapes), geralmente, podem ser enquadradas como “pequenos caminhões”, pois tem a possibilidade de levar uma carga considerável na parte traseira. 

Já os veículos 4X4 são chamados assim por conta de uma das principais características: tração nas quatro rodas, possibilitando uma força maior e melhor aderência ao solo, permitindo que o carro trafegue em terrenos irregulares. 

Carro para viagem de bate e volta

Viagens rápidas são indicadas para desestressar. Pegar a estrada e passar um fim de semana passeando é o refresco que a mente e que o corpo precisam para sair um pouco da rotina. 

Independente do lugar do Brasil onde você vive, há a possibilidade de fazer um passeio bacana em curta distância. O Conexão123 está cheio de inspirações para te ajudar a escolher o destino. 

Por exemplo, sugerimos algumas viagens de bate e volta saindo de Recife, para a Praia dos Carneiros, Olinda e Itapissuma. Ideais para relaxar à beira-mar ou passear pelo centro histórico.

Também selecionamos viagens bate e volta saindo da Cidade Maravilhosa, em direção a Niterói, Petrópolis e Teresópolis. Ainda há uma listagem de passeios de curta duração saindo de São Paulo, Floripa e Belo Horizonte.

Entre os tipos de carro para as viagens mais rápidas e de curta distância, podemos citar os veículos compactos ou econômicos com ar. 

Os carros compactos, geralmente possuem uma traseira mais encurtada e são modelos mais simples com bom custo-benefício. Já os econômicos com ar, além de serem ideais para viagens rápidas, também são ótimas opções para os viajantes que desejam gastar menos. 

Tipos de carro para viagem: qual é o ideal para seu passeio | Carro compacto | Conexão123

Os carros compactos e econômicos são excelentes para passeios bate e volta

Aluguel de carros é recomendável para viagens 

O aluguel de carro para viagem é amplamente recomendável, principalmente, por conta de vantagens como:

  • Melhor custo/benefício em relação a outros meios de transporte
  • Possibilidade de escolher qualquer tipo de carro
  • Estar assegurado nos seus passeios
  • Maior autonomia entre as excursões

Entre outras tantas vantagens! 

Gostou dessa dica? Conte com a 123milhas para alugar seu carro e colocar o pé na estrada!