Lugares para conhecer

Belo Horizonte: viagens bate e volta nas férias saindo da capital mineira

13 de julho de 2022

Viajar é sempre bom, mesmo que por um dia. Além do bem-estar ao pegar a estrada, fazer um bate e volta pode renovar as energias, e de quebra você ainda tem a oportunidade de conhecer um novo lugar. 

Com partida de Belo Horizonte, há ótimos destinos para um belíssimo roteiro turístico. O Conexão123 separou três cidades mineiras próximas à capital de Minas Gerais. Partiu? 

Você vai ler sobre

Bate e volta nas férias: destinos mineiros

“Fugir” da rotina, conhecer um novo lugar e relaxar são algumas formas de aproveitar as férias com estilo e do jeitinho que você merece! 

O mês de julho é conhecido por ser o momento do recesso escolar, e apesar de as crianças estarem em casa, muitos pais e adultos trabalham. 

Por isso, programar uma viagem bate e volta pode ser a escolha ideal para curtir as férias e vivenciar uma experiência turística nova! 

Seja no fim de semana ou no decorrer dos dias úteis, pegar a estrada pode proporcionar uma verdadeira renovação de energias, além de contribuir positivamente para enfrentar o último semestre do ano. 

Pensando nisso, o Conexão123 reuniu três municípios perto de Belo Horizonte   e dicas de passeios para você apreciar e vivenciar um dia especial. 

Inclusive, uma opção bastante explorada pelos turistas para realizar as viagens curtas é contar com aluguel de carros. Afinal, a alternativa é prática e o agendamento pode ser feito online, com rapidez e segurança!

Belo Horizonte: viagens bate e volta para as férias saindo da capital mineira | Família viajando no carro | Conexão123

O aluguel de carros é uma ótima opção para colocar em prática as viagens bate e volta

Brumadinho (MG)

Brumadinho (MG) fica a cerca de 60 km de Belo Horizonte. O município abriga um dos espaços culturais e naturais mais importantes do país, o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo. 

O local agrega uma incrível combinação entre acervos de arte contemporânea e jardim botânico, com mais de 4,3 mil espécies vegetais raras de todos os continentes. 

Localizado nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, o instituto oferece aos viajantes paisagens únicas no decorrer dos 140 hectares de extensão. 

A propriedade reúne aproximadamente 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias em meio ao jardim botânico. Nomes importantes da cena contemporânea como Adriana Varejão, Yayoi Kusama e Cildo Meireles têm trabalhos em exposição no museu.

Para visitar o lugar, é necessário adquirir o ingresso por R$ 50 (inteira) ou R$ 25 (meia). O espaço abre de terça a sexta, das 9h30 às 16h30, e sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 17h30. Anote o endereço: Rua B, 20, Inhotim.

 Belo Horizonte: viagens bate e volta para as férias saindo da capital mineira | Brumadinho - Inhotim | Conexão123

O Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo

Outros atrativos turísticos são encontrados na cidade mineira, entre eles: o Sítio Histórico Quilombo do Sapé, situado em quatro comunidades do município: Rodrigues, Sapé, Ribeirão e Marinhos. 

No local, que é um marco da cultura afrodescendente em Brumadinho, o visitante encontra igrejas, comidas típicas, artesanatos e muita simplicidade. 

O acesso é gratuito e fica aberto todos os dias. Endereço: Comunidade quilombola de Sapé – São José do Paraopeba.

Separamos mais dois lugares para você incluir em seu guia de viagem:

  • Cachoeira do Carrapato
  • Pedra do Morcego

Para chegar até Brumadinho, saindo de BH, pegue a Avenida Amazonas até a BR-262 e depois a BR-381 em Contagem. Siga pela BR-381, acesse a MG-155 e depois a Rodovia MG-040 até a Avenida Vigilato Braga, em Brumadinho.

Congonhas (MG)

Congonhas (MG) fica a aproximadamente 80 km de BH, capital de Minas Gerais. A cidade é considerada símbolo da arquitetura barroca no país e está próxima de Ouro Preto, outro município histórico mineiro. 

Que tal fazer uma imersão à história e cultura de Congonhas

Na região, a tradição religiosa é vista nas construções antigas e importantes do período Brasil Colônia, como o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, que começou a ser erguido na segunda metade do século XVIII e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1985. 

O espaço abre de terça a domingo, das 6h às 18h, na Praça do Santuário, s/n – Centro. A entrada é gratuita. Aliás, existe a opção de visita guiada mediante pagamento, consulte durante a sua viagem.

Belo Horizonte: viagens bate e volta para as férias saindo da capital mineira | Congonhas | Conexão123

A cidade de Congonhas oferece aos viajantes a oportunidade do turismo religioso

Outro atrativo turístico encontrado no mesmo endereço são os Doze Profetas de Aleijadinho, considerados o maior conjunto barroco executado no mundo. 

As esculturas foram construídas em pedra-sabão, entre 1796 e 1805, e medem cerca de 2 metros de altura. Inclusive, as obras ornamentam a escadaria do Santuário Bom Jesus. 

Já na Rua Aleijadinho, é possível apreciar seis capelas que contam a história da Paixão de Cristo em Congonhas. Ao todo, 66 figuras foram criadas por Aleijadinho e Mestre Athaíde. 

Por lá, os turistas também encontram lojas de artesanato e restaurantes nas redondezas, que tornam a experiência ainda mais completa. 

Para chegar a Congonhas, partindo de Belo Horizonte, pegue a Avenida Afonso Pena e a Rua Rio Grande do Norte até a Avenida Nossa Sra. do Carmo em São Pedro. Após, siga pela BR-356, acesse a BR-040 até a Avenida Michael Pereira de Souza, em Congonhas.

Ouro Preto (MG)

Na Serra do Espinhaço, a cerca de 100 km de Belo Horizonte, fica Ouro Preto (MG), cidade histórica que integrou o Ciclo do Ouro no Brasil na época colonial, durante os séculos XVIII e XIX. 

Visitar este destino mineiro é fazer uma verdadeira viagem no tempo e apreciar de pertinho os detalhes da arquitetura barroca em cada construção. 

Inclusive, o município foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1980.

Entre os atrativos turísticos, alguns se destacam, como o Museu da Inconfidência. O prédio original, erguido entre 1785 e 1855, abrigava originalmente a Casa de Câmara e Cadeia. 

Desde 1944, o espaço funciona como museu, e a exposição permanente aborda o movimento da Inconfidência Mineira. Com entrada gratuita, o local abre terça, quarta, quinta e sábado, das 10h às 18h; sexta, das 10h às 20h; e domingos e feriados, das 10h às 14h. Confira o endereço: Praça Tiradentes ,139, Centro.

Belo Horizonte: viagens bate e volta para as férias saindo da capital mineira | Ouro Preto | Conexão123

Ouro Preto “respira” ares coloniais e agrega ao turismo construções históricas da arquitetura barroca

A Capela de Nossa Senhora da Piedade é mais um local que vale a pena a visita. Situada no Morro da Piedade, foi erguida em 1720 e é classificada como um dos templos mais antigos da região. Anote o endereço: Rua Nossa Sra. da Piedade, 151. 

Descubra também museus em Ouro Preto para uma viagem cultural! Selecionamos ainda mais dois locais para você conhecer:

  • Cachoeira da Ponte da Rancharia 
  • Casa de Tomás Antônio Gonzaga

Para chegar a Ouro Preto, saindo da capital mineira, acesse a Avenida Afonso Pena e a Rua Rio Grande do Norte até a Avenida Nossa Sra. do Carmo em São Pedro. Depois, continue pela BR-356 e Rodovia dos Inconfidentes até Ouro Preto. 

E aí? Uma viagem bate e volta para cidades próximas a Belo Horizonte (MG) pode ser incrível, certo? 

Conte com a 123milhas para concretizar sua experiência turística para qualquer destino do Brasil e do mundo!