Notícias

Léo Paixão indica 3 pratos brasileiros que atraem turistas de todo o mundo

17 de março de 2022

A comida brasileira é supersaborosa e, por essa razão, atrai turistas de todo o mundo. Assim como a cultura e o próprio povo, a gastronomia nacional é uma grande mistura. 

Estudo do Ministério do Turismo aponta que a gastronomia nacional foi avaliada positivamente por 93,2% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. 

Mas, até antes disso, alguns pratos já haviam caído na graça dos gringos. Hoje, o chef mineiro Leo Paixão vai nos contar quais são os três pratos brasileiros que, na opinião dele, atraem turistas de diversas partes do globo. São eles: Feijoada, Churrasco e Pato no Tucupi.

 

Feijoada

De acordo com o chef Leo Paixão, a feijoada é o prato número um quando se trata de gastronomia brasileira e atrai turistas de todo o mundo. “O primeiro de todos é a Feijoada, que é muito tradicional e conhecida internacionalmente. Deliciosa! É um prato que mistura Brasil, África e lembra a comida mexicana. Atrai muita gente”, completa o chef.

Além do sabor marcante, é bom saber a trajetória desse prato queridinho dos brasileiros e dos estrangeiros. A Feijoada tem sua origem no fim do século XIX. A história diz que surgiu de uma releitura do cozido português, assim como do cassoulet, prato típico francês. 

A Feijoada seria uma adaptação brasileira de ensopado com feijão e partes do porco. E vale de tudo: comer com arroz, farofa, couve (refogada ou crua), completar com um vinagrete e acompanhada de uma boa caipirinha! 

Feijoada e caipirinha: combo que é paixão nacional e ganhou o paladar dos gringos

Em diversos restaurantes e nas casas dos brasileiros, é tradição servir o prato aos sábados.

 

Churrasco

Leo Paixão afirmou que o Churrasco ocupa a vice-liderança entre os pratos brasileiros que atraem turistas do planeta inteiro. “O segundo prato mais apreciado é o Churrasco brasileiro e é muito famoso no exterior. É delicioso também e tem bastante churrascarias brasileiras fora (do país) que fazem as pessoas virem pra cá procurando o autêntico e legítimo”, destacou o renomado chef de cozinha. 

Muitas pessoas quando visitam o país buscam por uma churrascaria em sistema de rodízio para provar os tão apreciados cortes e temperos.

O churrasco brasileiro é famoso internacionalmente e os estrangeiros sempre buscam um rodízio para apreciar os diferentes cortes

Paixão nacional, o churrasco é um prato típico do Rio Grande do Sul. Faz parte da identidade da população do estado e que atravessa gerações. E também ganhou o coração do restante do país e é motivo para reunir a família e amigos nas mais diversas confraternizações.

Com o tempo, o churrasco se espalhou por todo o Brasil, tornando-se uma das maiores marcas culturais. Sua origem vem de terras remotas dos Pampas, com comunidades indígenas catequizadas por jesuítas, no século XVII. Tal comunidade foi devastada em 1768, e os rebanhos sem donos, devido ao combate, tornaram-se uma riqueza para os residentes da região. 

Os índios preparavam as carnes assando no calor do fogo, temperadas com um punhado de cinzas para garantir mais sabor. Depois de algumas décadas, os tropeiros, que viajavam transportando o gado, de vez em quando, passaram a ter esse prato no jantar. 

Naquela época, eles cavavam um buraco no chão, com fogo, e prendiam a carne em uma estaca de madeira. Com esse modo de preparo, era assada  a carne temperada com sal. 

Os tropeiros partiam para o Sudeste do país levando suas tradições e a culinária, sendo os responsáveis por divulgar o tradicional churrasco gaúcho pelo restante do Brasil.

Essa continua a ser a forma mais tradicional de fazer o famoso churrasco gaúcho, apesar de levar mais tempo para ficar pronto. Há outras maneiras, mas o “churrasco de chão” é considerado o mais saboroso.

 

Comida paraense

Para Leo Paixão, o terceiro prato brasileiro mais buscado por estrangeiros tem sabor amazônico. “Uma comida muito brasileira e única e que atrai muita gente de fora é a paraense. É o Pato no Tucupi e todos esses pratos do Estado do Pará que são deliciosos”.

Os turistas se encantam com a comida da região Norte. O Pato no Tucupi é hors concours, mas não para por aí. Belém apresenta uma culinária rica,  já tendo recebido o título de “Cidade da Gastronomia Criativa”, que se traduz como um dos atrativos turísticos de lá. 

Pato no Tucupi, receita típica do Norte do país, que caiu no gosto dos turistas estrangeiros
Crédito: Site Tudo Receitas

Já deu pra ver que o Brasil é riquíssimo no quesito culinária e por isso é conhecido por turistas mundialmente. 

E, para fechar, Leo lembrou as preferências dos brasileiros durante sua conversa com a 123milhas. “Tem muita comida brasileira que atrai turistas brasileiros, como a comida baiana e a comida mineira.” Isso porque os brasileiros adoram saborear um acarajé, um vatapá, uma moqueca baiana. E mais: o pão de queijo, o feijão tropeiro e os petiscos, como torresmo de barriga, não ficam para trás no gosto das pessoas”, reforçou.

Quer mais informações sobre o turismo gastronômico no país? Acesse aqui que vamos te mostrar um roteiro com três destinos que mais se destacam em temperos e sabores únicos.

Já escolheu o seu próximo destino para saborear essas iguarias? A 123milhas te leva até lá.