Lugares para conhecer

Conheça os teleféricos mais incríveis do mundo

1 de fevereiro de 2023

Visitar pontos turísticos de uma perspectiva diferente: do alto! É essa a experiência que os teleféricos mais incríveis do mundo oferecem aos turistas. 

Desde o mais extenso, localizado no Vietnã, passando pelo mais alto de todos, situado a mais de 4 mil metros de altura, na Colômbia, até o nosso querido Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, confira com o Conexão123 os teleféricos que você não pode deixar de conhecer em vários cantos do mundo. Boa leitura!

Você vai ler sobre

Teleférico ou bondinho?

Primeiramente, você sabe o que é um teleférico? O termo se refere a qualquer transporte aéreo, de pessoas ou materiais, que utiliza cabos para a sustentação e a tração, geralmente por meio de uma cabine ou bondinho suspensos pelas referidas cordas de aço.

E qual a diferença entre teleférico e bondinho? As palavras são sinônimos, mas normalmente se dá o nome de teleférico quando o transporte dos passageiros é feito em cadeiras e de bondinho para os que utilizam cabines, que usualmente são fechadas e/ou climatizadas. 

Agora vamos conferir a lista que o Conexão123 preparou com os cinco teleféricos mais incríveis do mundo. Boa leitura!

Bondinho Pão de Açúcar, Brasil

Um dos mais belos pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar proporciona aos turistas uma vista deslumbrante da Cidade Maravilhosa: do ponto mais alto do Morro Pão de Açúcar os olhos alcançam toda a orla carioca, a Baía da Guanabara e até Niterói. Sem dúvidas, este é um dos bondinhos mais conhecidos do mundo!

Inaugurado em 1912, o Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro do mundo, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, e este ao Morro do Pão de Açúcar. 

A partir da praia, localizada na zona sul carioca, os visitantes entram na primeira cabine, que leva ao Morro da Urca, e de lá pegam um segundo bondinho, que vai até o topo do Morro do Pão de Açúcar, a 396 metros do nível do mar. 

Conheça os teleféricos mais incríveis do mundo | Bondinho Pão de Açúcar | Conexão123

Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro | Fotos: Divulgação

A melhor forma de adquirir ingressos para um passeio de bondinho é comprar antecipadamente pela internet. Clique aqui para garantir sua entrada! Os bilhetes custam a partir de R$ 75. Existem ainda opções de tour com acesso rápido, histórico, ecológico e pelos bastidores do complexo!

Mi Teleferico, Bolívia

Concebido para conectar as cidades de La Paz e El Alto, na Bolívia, o Mi Teleferico é considerado o mais alto do mundo, a 4 mil metros acima do nível do mar e com 11 quilômetros de extensão.

No total, 77 torres e 11 estações, pintadas nas cores da bandeira do país, podem ser observadas direto das cabines, que saem a cada 12 segundos e transportam até dez pessoas por vez, ou 18 mil passageiros por hora. O trajeto é rápido: dura cerca de 10 minutos.

Conheça os teleféricos mais incríveis do mundo | Teleférico na Bolívia | Conexão123

Mi Teleferico, na Bolívia

Construído para auxiliar no pesado trânsito da capital boliviana, o passeio de bondinho acabou se tornando muito popular entre os turistas, já que proporciona uma vista belíssima da Cordilheira dos Andes. 

Teleférico Zugspitze, Áustria

O Teleférico Zugspitze liga a cidade austríaca de Ehrwald, localizada a 1.225 metros acima do nível do mar, a uma estação próxima ao cume de Zugspitze, montanha mais alta da Alemanha, com 2.962 metros de altura.

Da parte mais baixa ao pico, o visitante pode contemplar e fazer belos registros das paisagens dos Alpes bávaros. 

O trajeto é de aproximadamente 10 minutos, a uma velocidade de 36 km/h. Para não formar filas nem longas esperas, o teleférico suporta até 100 pessoas e pode transportar uma média de 730 pessoas por hora, em cada sentido.

Conheça os teleféricos mais incríveis do mundo | Teleférico na Áustria | Conexão123

Teleférico Zugspitze, na Áustria

Palm Springs Aerial Tramway, Estados Unidos

O Palm Springs Aerial Tramway, localizado na cidade homônima, na Califórnia, Estados Unidos, é o maior teleférico rotativo do mundo. Ele foi inaugurado em setembro de 1963 como uma maneira de ligar o Coachella Valley até o topo do Pico San Jacinto e foi construído no acidentado Chino Canyon.

Conheça os teleféricos mais incríveis do mundo | Teleférico em Palm Springs | Conexão123

Palm Springs Aerial Tramway, na Califórnia (EUA)

A viagem dura cerca de 12 minutos e os visitantes ficam encantados com os diferentes biomas pelos quais passam os bondinhos, começando a 800 metros de altitude no meio do deserto e acabando a mais de 2.500 metros, num local cheio de neve durante o inverno. Um dos teleféricos mais incríveis do mundo, não acham?

Ba Na Hills Cable Car, Vietnã

O Teleférico de Ba Na Hills, no Vietnã, foi oficialmente aberto para turistas em março de 2013. É conhecido como o teleférico de pista única, sem paradas, mais longo do mundo. Além disso, a atração turística carrega outros recordes pelo Guinness desde que foi inaugurado.

O Teleférico Ba Na Hills é o mais longo do mundo sem paradas (5,7 km de extensão) e o mais alto teleférico sem paradas (a diferença entre a estação inicial e final é de quase 1,3 mil metros). 

Conheça os teleféricos mais incríveis do mundo | Teleférico no Vietnã | Conexão123

Ba Na Cable Car, no Vietnã

O passeio dá aos turistas a sensação de flutuar sobre a selva sem fim das montanhas de Ba Na, juntamente com vistas deslumbrantes da cidade de Da Nang. O teleférico também é a única maneira de visitar a famosa Golden Bridge, uma ponte “suspensa” no ar por duas mãos gigantes à guisa de pilares de sustentação.

E aí, curtiu nossas dicas com os teleféricos mais incríveis do mundo? Na hora de planejar sua viagem, lembre-se que a 123milhas oferece aos seus clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem e aluguel de carros.