Notícias

Tese da UFMG aponta elementos autênticos dos bares de Belo Horizonte

31 de maio de 2023

Os bares de Belo Horizonte vão além de simples estabelecimentos onde as pessoas se reúnem para beber e socializar. Tanto é que BH é conhecida como a capital mundial dos botecos (alcunha conferida em uma publicação do The New York Times em 2007) e foi eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco em 2019.

Foi após essa conquista que a pesquisadora Geórgia Caetano dos Santos decidiu que sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Administração da UFMG seria sobre a autenticidade e nostalgia na experiência dos consumidores de bares e botecos de Belo Horizonte, capital criativa da gastronomia.

O trabalho revelou que os elementos autênticos presentes nesses espaços despertam memórias afetivas e contribuem para a formação de vínculos de lealdade entre os frequentadores.

Confira com o Conexão123 alguns insights interessantes sobre a cultura única dos bares da capital mineira.

Conheça com o Conexão123

O que torna um boteco autêntico?

A pesquisa de Geórgia Santos, que reuniu percepções de 17 entrevistados, entre cozinheiros, historiadores, chefes de cozinha, donos de bares e consumidores, revela o que torna um boteco autêntico e como as pessoas o frequentam. Segundo a pesquisadora, o conceito de autenticidade refere-se ao que é genuíno, original e representa a essência cultural da cidade.

“Às vezes, o autêntico repousa naquilo que atravessou os anos, as gerações. Aquilo em que você bate o olho e fala ‘aqui eles servem bebida no copo lagoinha’. Existe algo mais autêntico que o copo lagoinha em Belo Horizonte?”, ressalta Geórgia Santos.

Bares para assistir a futebol em BH | Cerveja no bar | Conexão123

Não há melhor lugar no mundo para apreciar uma cerveja geladinha que uma mesa de bar

A tese revela que alguns elementos são essenciais para a autenticidade dos bares de Belo Horizonte. A primeira característica é a famosa “comida de estufa”. Essa expressão refere-se aos pratos que são preparados e ficam expostos em estufas para serem servidos aos clientes. A comida de estufa é uma tradição presente em muitos bares da cidade, remetendo às raízes e à culinária típica de Minas Gerais.

Outro elemento importante é o balcão, onde os clientes podem se sentar e interagir com os garçons e outros frequentadores. O balcão é um espaço de convivência e troca de histórias, proporcionando uma experiência única e descontraída.

Falando em garçons, eles são considerados verdadeiros personagens dos bares de Belo Horizonte. Com seu jeito acolhedor e simpático, os garçons estabelecem um vínculo afetivo com os clientes, que muitas vezes se tornam amigos de longa data.

Além disso, o ambiente dos bares é um elemento-chave para a autenticidade. A arquitetura antiga e os móveis rústicos criam uma atmosfera nostálgica, transportando os frequentadores para o passado e resgatando memórias afetivas.

Por fim, não podemos esquecer do famoso “copo lagoinha”, referência icônica aos bares de Belo Horizonte. O copo lagoinha, com sua forma peculiar, é um símbolo da cultura boêmia da cidade e está presente em grande parte dos estabelecimentos.

Belo Horizonte, capital mundial dos botecos

Belo Horizonte possui uma incrível quantidade de bares e botecos, cerca de 7 mil estabelecimentos, o que resulta em um bar para cada 361 moradores, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Essa grande quantidade de estabelecimentos reflete a cultura boêmia e o prazer dos belo-horizontinos em desfrutar de momentos de lazer e descontração. A diversidade e autenticidade presentes em cada um deles tornam BH um verdadeiro paraíso para os amantes de bares e botecos.

Bares para assistir a futebol em BH | Torresmo e cerveja | Conexão123

Torresmo de barriga com sabor, qualidade, carinho no tempero igual ao de Minas Gerais é difícil de encontrar

Se você está em busca de experiências autênticas, não deixe de conhecer os bares de Belo Horizonte. Com a 123milhas, você pode encontrar os melhores voos e pacotes de viagem para a capital mineira, explorar a vibrante cena noturna da cidade, desfrutar dos sabores tradicionais e mergulhar na atmosfera acolhedora e descontraída dos botecos belo-horizontinos.