Lugares para conhecer

Onde encontrar o pau-brasil: veja destinos para contemplar a árvore símbolo nacional

3 de maio de 2023

Em 3 de maio de 1978, pela lei 6.607, o pau-brasil foi definido como a árvore nacional do Brasil. A ideia, já na época, era que o dia motivasse ações de preservação. 

O pau-brasil quase foi extinto, assim como boa parte da mata atlântica, de onde ele é originário. Hoje, ainda existem locais em que a árvore sobrevive e que se pode visitar. O Conexão123 vai mostrar para você onde encontrar o pau-brasil

Conheça com o Conexão123

Pau-brasil: da abundância à quase extinção

Uma árvore com o miolo vermelho, semelhante a uma brasa. Os portugueses a chamavam de pau-brasil e a encontraram aos montes em nosso litoral, o que deu origem ao nome do país: Brasil. Os indígenas a chamavam de ibirapitanga. Do tupi, ibira (madeira, árvore) e pitanga (vermelha). 

Dela se extrai corante para tingir tecidos, o que levou a uma exploração gigantesca da árvore, desde o período da colonização. O pau-brasil também é muito resistente, usado em construções de casas, navios e na fabricação de instrumentos musicais, o que aumentou ainda mais o seu valor. 

Com tanto extrativismo, a árvore quase desapareceu. Desde 1992, o pau-brasil está na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção. Por isso, o dia 3 de maio tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a preservação desse símbolo nacional.

Dia do Pau-Brasil: veja onde encontrar a árvore nacional | Miolo vermelho do pau-brasil | Conexão123

Os portugueses descobriram um pigmento vermelho para tecidos a partir do pau-brasil. Essa exploração quase extinguiu a espécie | Foto: Divulgação

Onde encontrar o pau-brasil

Graças ao aumento das leis de proteção, ainda existem regiões onde o pau-brasil pode ser encontrado. Há parques e reservas em Natal (RN), em Maceió (AL) e em Mamanguape (PB). No caso das capitais citadas acima, a 123milhas tem voos que te levam diretamente para elas. E Mamanguape fica a apenas 61 km de João Pessoa: você pode alugar um carro ou ainda ir de ônibus, é bem pertinho.

Parque das Dunas (RN)

Natal, no Rio Grande Norte, é um ótimo destino para encontrar o pau-brasil. Nessa capital está localizado o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves, ou Parque das Dunas. Com área de 1.172 hectares, ele é reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira por abrigar diversas espécies em processo de extinção.

A área aberta à visitação do Parque das Dunas é o Bosque dos Namorados, que ocupa uma área aproximada de 7 hectares, com mais 1.300 árvores nativas da  mata atlântica. 

No bosque está a sede administrativa do parque e demais estruturas, tanto para prática de ecoturismo como esportes. Também há biblioteca, centro de pesquisas, onde há uma exposição permanente, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau-brasil, posto de comando ambiental e parque infantil.

Ali podem ser encontrados exemplares do pau-brasil — nativos e cultivados no viveiro.  O endereço do parque é Av. Alexandrino de Alencar, s.n.

Para chegar a Natal, conte com a 123milhas para obter o melhor preço de passagem aérea. Como você ficará pelo menos um dia passeando pelas dunas, veja também hotéis na cidade

Dia do Pau-Brasil: veja onde encontrar a árvore nacional | Flora no Parque das Dunas | Conexão123

O Parque das Dunas, em Natal, abriga diversas espécies da mata atlântica, entre elas, o pau-brasil | Foto: Divulgação

Maceió (AL)

Em Maceió, no estado de Alagoas, há dois parques urbanos com trilhas onde o pau-brasil está preservado: o Parque Municipal de Maceió e o Parque do Horto.

O Parque do Horto está temporariamente fechado para visitação, sem previsão de reabertura. É uma Área de Preservação Permanente (APP), com 55 hectares de mata atlântica e três trilhas. Nelas há exemplares de pau-brasil, fonte de água mineral, áreas de convívio, com locais para piqueniques, redário e espaço para a prática de slackline.

Outro local para observação do pau-brasil é o Parque Municipal. Com cerca de 80 hectares de área, é considerado uma Unidade de Conservação e Área de Proteção Ambiental (APA). Dispõe de cinco trilhas ecológicas, com diferentes graus de dificuldade, e por todas elas o visitante encontra a árvore nacional do Brasil. Uma das trilhas, inclusive, é batizada de Trilha Pau-Brasil. 

Outra atração do espaço é o Lago das Ninféias, localizado no meio da trilha principal. Nele há vários jacarés, de diferentes tamanhos e espécies, inclusive o mais conhecido: o jacaré-de-papo-amarelo.

Dia do Pau-Brasil: veja onde encontrar a árvore nacional | Jacaré no Parque Municipal de Maceió | Conexão123

Na trilha do Parque Municipal de Maceió, além do pau-brasil, o visitante pode observar jacarés | Foto: Divulgação

O Parque Municipal de Maceió fica na R. Marquês de Abrantes, s/n. Para chegar a Maceió, conte com a 123milhas para comprar sua passagem aérea.

Mamanguape (PB)

Mamanguape, na Paraíba, é um ótimo lugar onde encontrar o pau-brasil. Os pesquisadores e estudantes que fazem contato com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) podem visitar a Estação Ecológica do Pau-Brasil. 

Dia do Pau-Brasil: veja onde encontrar a árvore símbolo nacional | Pau-brasil | Conexão123

A árvore que crescia na mata atlântica deu nome ao nosso país | Foto: Divulgação

A estação é uma área restrita, de 82 hectares, que faz parte da bacia do rio Mamanguape, onde há grande quantidade preservada de espécimes da árvore nacional. Além de abrigar um fragmento específico de mata atlântica, o local é próximo a outras unidades que integram um representativo mosaico de conservação florestal.

O Horto Florestal de Mamanguape, aberto ao público, faz parte do roteiro turístico da cidade. Há trilhas ecológicas, atividades com ecoturismo e de educação ambiental. Seu endereço é R. São Pedro e São Paulo.

Para conhecer esses lugares, você pode desembarcar em João Pessoa e de lá pegar um ônibus até Mamanguape ou ainda alugar um carro com a 123milhas. São apenas 50 minutos de viagem.

Que tal viajar para esses destinos em que o pau-brasil pode ser encontrado? Aproveite então o Dia do Pau-Brasil e faça uma pesquisa na 123ônibus para ir até essas cidades do Nordeste. Mas se você estiver em outras regiões do Brasil, não se preocupe, a 123milhas tem pacotes, voos e hotéis que ajudam a viver experiências com essa árvore que deu o nome para o nosso país.

RESPOSTAS123

O Dia do Pau-Brasil foi criado para aumentar a conscientização sobre a importância da preservação do pau-brasil, árvore-símbolo do nosso país, ameaçada de extinção.

O Dia do Pau-Brasil surgiu por meio de decreto federal em 3 de maio de 1978.

O pau-brasil era abundante no Brasil. Porém, os colonizadores portugueses descobriram que era possível obter um corante vermelho com ele e passaram a explorá-lo, o que quase extinguiu a árvore das florestas brasileiras.