Lugares para conhecer

Acessibilidade no turismo pelo Brasil: passeios com inclusão

21 de setembro de 2022

A acessibilidade no turismo é caracterizada por práticas que promovam o acesso fácil, seguro e com autonomia para pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. Por isso é uma pauta que merece a atenção de todos.

Você sabia que o direito da inclusão de pessoas com deficiência em atividades turísticas está previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência? 

Apesar de ainda ter muito a ser feito quando o assunto é inclusão, já houve diversos avanços nos últimos anos, com a adaptação de pontos turísticos nos quatro cantos do país, para serem usufruídos por mais gente. Sendo assim, para nos lembrarmos do Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado em 05 de dezembro, o Conexão123 preparou recomendações de passeios inclusivos em que todos podem se divertir. Partiu?

Você vai ler sobre

Acessibilidade no turismo pelo Brasil 

O nosso país é repleto de belezas naturais, construções históricas e sabores inigualáveis. Para que os pontos turísticos sejam apreciados de maneira completa por todos, incluindo as pessoas com deficiência, adaptações são necessárias. 

O Dia Nacional da Acessibilidade, 05 de dezembro, tem o objetivo de conscientizar e de estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite igualdade de oportunidades. 

Rampas, piso tátil, barras de apoio — quando pensamos em acessibilidade, os aspectos arquitetônicos são os primeiros à nossa mente. No entanto, a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além. Envolve também estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos frente às diferenças. Por isso, chamamos a atenção para que turismo acessível envolva tudo isso.

Descubra o que é turismo acessível com o conteúdo do Conexão123!

Dessa forma, como guia de turismo acessível, recomendamos passeios com destinos que estejam constantemente se adaptando para oferecer uma experiência inclusiva. Afinal, viajar é para todos! 

“Pelô acessível” no centro histórico de Salvador

Com o dendê correndo pelas veias e as cores vibrantes nas construções históricas, a cidade de Salvador é um dos grandes patrimônios históricos do Brasil e merece a visita de todos os viajantes de plantão. Você sabia que, em 2013, foi inaugurada uma rota de acessibilidade para que pessoas com deficiência também tenham acesso a esse patrimônio?

“Pelô Acessível” é um projeto-piloto que visa oferecer o acesso universal das pessoas, independentemente da condição de mobilidade, aos espaços e equipamentos do centro histórico de Salvador. Assim, foi inserida uma rota de acessibilidade pelos trechos:

  • Cruzeiro de São Francisco, passando pela Rua Gregório de Matos, chega ao Pelourinho e volta pela Rua Alfredo de Brito até o Terreiro de Jesus. 
  • Conexão entre a Rua das Laranjeiras, o estacionamento com acesso pela Baixa do Sapateiro ao Terreiro de Jesus.
  • Igreja de São Francisco ligada à Ordem 3ª do Carmo à Rua das Laranjeiras. 

Nesses espaços podemos perceber calçadas alargadas, com pavimentação adaptada de diversas formas para atender melhor pessoas que fazem o uso de cadeira de rodas, muletas, entre outros. 

Dessa maneira, é possível curtir um passeio com acessibilidade, inclusive entre as ruas e bairros para fazer compras em Salvador!

Acessibilidade no turismo pelo Brasil | Pelourinho em Salvador | Conexão123

O pelourinho acessível permite acesso a um dos principais pontos turísticos de Salvador

Acessibilidade para curtir as Cataratas do Iguaçu 

Foz do Iguaçu, cidade do Paraná, tem uma paisagem idílica que parece ter saído de uma história de fantasia, com os infindáveis véus de água que escorrem pela costa de montanhas e viram as Cataratas do Iguaçu, um ponto turístico imperdível que fica na divisa do Brasil com a Argentina.

Acessibilidade e inclusão no turismo estão presentes em Foz do Iguaçu, com ônibus adaptados, rampas, elevadores, entre outros itens que garantem que a atração seja curtida por todos.

As calçadas da cidade dispõem de pisos táteis, cuja função é ajudar pessoas com qualquer tipo de deficiência visual. Uma curiosidade é que esses pisos são feitos de uma cor diferente da calçada, propositalmente, porque nem todas as pessoas com deficiência visual são totalmente cegas.  

Além das cataratas, a inclusão se estende à Trilha do Poço Preto, ao Macuco Safari e ao Espaço Naipi. Todas essas atrações estão no Parque Nacional Iguaçu, que tem uma extensão de aproximadamente 1.800 km². Atente-se, porque em alguns casos é necessário avisar previamente sobre a necessidade do transporte adaptado.

Acessibilidade no turismo pelo Brasil | Cataratas do Iguaçu | Conexão123

As belezas naturais das Cataratas do Iguaçu são acessíveis e podem ser visitadas por todos | Foto: Divulgação

Veja o que fazer em Foz do Iguaçu!

O município de Foz do Iguaçu, por receber milhares de turistas todos os anos, vem pensando e trabalhando para adaptar a cidade de modo a acolher os viajantes da melhor forma. Vagas demarcadas, rampas nos estacionamentos e a possibilidade de andar com cão-guia são algumas iniciativas. 

Outro aspecto que ajuda bastante na mobilidade pelo destino é a proximidade do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu da entrada para as famosas cataratas. São cerca de 3 km de distância.

Passeios acessíveis em meio à natureza de Bonito 

Bonito é uma cidade do Mato Grosso do Sul, onde o encanto e a beleza podem ser notados nos rios cristalinos, cachoeiras e cavernas, em diversas atividades turísticas voltadas para o contato direto com a natureza.

É considerado um dos destinos ideais para o ecoturismo e o turismo de aventura e também tem opções de passeio com acessibilidade, para que todos possam curtir ao máximo as belezas que o cerrado oferece. 

Com equipamentos adaptados, que garantem segurança e conforto, os visitantes podem praticar rapel, rafting, flutuação em rios, entre outras atividades que possibilitam o contato com a natureza. A infraestrutura da cidade é circundada de acessibilidade, incluindo piso tátil, calçadas largas, sinalização, rampas e banheiros adaptados. 

Um dos passeios mais incríveis, que oferece total comodidade, é o mergulho na Baía Bonita, onde é possível ver mais de 35 espécies de peixes. Além, é claro, da flutuação no Rio Sucuri.

Bonito proporciona acessibilidade e inclusão no turismo. Aproveite e confira o que fazer, onde se hospedar e lugares para comer

Vale ressaltar que os passeios feitos por lá, em sua maioria, são privados, então os preços e o grau de cuidado com a acessibilidade podem variar conforme a agência de turismo escolhida.

Acessibilidade no turismo pelo Brasil | Bonito | Conexão123

Estar em contato com a natureza de Bonito (MS) é possível para todas as pessoas por conta das adaptações voltadas para acessibilidade

Espaços culturais com acessibilidade em Belo Horizonte

Está pensando em viajar para um destino do sudeste brasileiro, com muita história para contar e comida boa para experimentar? Então, considere ir para Belo Horizonte. A encantadora cidade, capital de Minas Gerais, também tem passeios com acessibilidade.

Pelas ruas do município com a florada mais bonita de ipês, entre as árvores nativas do Brasil, existe acessibilidade por todos os lados, incluindo diversos estabelecimentos. Assim, as PCD podem realizar seus passeios com tranquilidade.

Além disso, entre os espaços culturais de BH que possuem adaptações para acolher os turistas com deficiência, podemos destacar:

  • Cine Theatro Brasil: com sessões de cinema com interpretação em libras e audiodescrição e exposições com braille.
  • Museu dos Brinquedos: com serviços de audioguia e braille, além de espaços de circulação para cadeira de rodas, descrição por legenda adaptada, entre outros.
  • CCBB-BH: possui atendimento em libras, guia de multimídia em português, inglês e espanhol, além do espaço ser adequado para cadeira de rodas, banheiros adaptados, entre outros.
  • Palácio das Artes: o Grande Teatro, a sala Juvenal Dias, o teatro João Ceschiatti e o Cine Humberto Mauro têm cadeiras reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acessibilidade, exibições em libras e audiodescrição.
Acessibilidade no turismo pelo Brasil | Cine Theatro Brasil em Belo Horizonte | Conexão123

O Cine Theatro Brasil em BH tem sessões de cinema com interpretação de libras e audiodescrição e exposições com braille

Além de outros equipamentos culturais, como Museu das Minas e do Metal, Museu de Artes e Ofícios e Memorial Minas Gerais Vale. 

Veja mais informações sobre o que fazer, onde se hospedar e lugares para comer em BH e curta com acessibilidade e inclusão a cidade que é um dos destinos de turismo gastronômico no Brasil. O BH Airport, terminal internacional de Belo Horizonte, fica a menos de 40 km do centro da cidade, e é outro facilitador da inclusão no turismo pelo destino.

Acessibilidade no turismo: voos e a inclusão

A melhor forma de conhecer esses destinos e realizar os passeios com acessibilidade, se estiver saindo de outros estados do Brasil, é por via aérea. Os principais aeroportos do país são adaptados para atender as pessoas com deficiência da melhor maneira. 

Inclusive, se você ainda tem dúvidas se PCD pode viajar sozinha de avião, confira o conteúdo do Conexão123.

Gostou das dicas de acessibilidade no turismo? Então não se esqueça de que você encontra os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros com a 123milhas. Partiu?!