Todos

Aeroportos Nacionais: curiosidades sobre os terminais aéreos do Brasil

O Brasil é um destino turístico muito querido pelos viajantes. No último ano, mais de 62,5 milhões de pessoas voaram pelo país, um crescimento de 20,4% em comparação a 2020, de acordo com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Além disso, no país existem mais de 2.400 mil aeródromos registrados pelo território, sendo eles privados e públicos, segundo a Anac.

Então, se você gosta de informações interessantes a respeito da aviação, vai gostar de saber as curiosidades sobre os aeroportos nacionais listadas pelo Conexão123!

Você vai ler sobre

 

História da aviação no Brasil

Que o brasileiro pioneiro Alberto Santos Dumont foi o inventor do avião, você provavelmente já sabe. Mas você sabia que seu mecânico, Edmond Plauchut, foi o homem responsável pelo primeiro voo no Brasil, em 1911? A decolagem ocorreu a partir da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, sobrevoou a Avenida Central e caiu no mar, de uma altura de 80 m, ao chegar à ilha do Governador.

Em 1927, o comandante João Ribeiro de Barros junto com o navegador Newton Braga, o co-piloto João Negrão e o mecânico Vasco Cinquini fizeram uma espetacular travessia sobre o Oceano Atlântico, de Gênova (Itália) até São Paulo, a bordo do hidroavião Jahu. Já em novembro de 1933, foi fundada a Viação Aérea São Paulo – VASP, que em 1936 inaugurou a rota entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

No ano de 1960, o país tinha posse da segunda maior rede do mundo em tráfego aéreo, atrás apenas dos Estados Unidos. Após alguns anos, mais precisamente na década de 70, a VARIG se tornou a maior transportadora da América Latina. No entanto, em 2011, a TAM assumiu esse posto, com mais de 150 aviões em sua frota. 

Atualmente, os três aeroportos mais movimentados do país, conforme dados da Anac, referentes aos 12 meses de 2021, são:

  • Aeroporto de Guarulhos
  • Aeroporto de Brasília
  • Aeroporto de Campinas

Descubra um pouco mais sobre a história e as curiosidades sobre cada um desses campos de aviação que recebem milhões de turistas constantemente. 

Aeroporto: Curiosidades sobre os aeroportos nacionais | Avião | Conexão123

O Brasil abriga diversos aeroportos e alguns se destacam por serem mais movimentados, entre eles o de Guarulhos, em São Paulo

 

Curiosidades sobre os aeroportos nacionais

Seja por meio de escalas ou em voos inteiros, os aeroportos brasileiros são bem movimentados e contam com uma longa história. Inaugurado em 1936, o Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, foi o primeiro aeroporto civil do país. Em seguida, diversos outros campos de aviação passaram a surgir, acompanhando a demanda e a expansão do turismo nacional. 

Atualmente, são em média 2.500 aeródromos registrados, entre grandes, médios e pequenos terminais. Desse total, 588 são públicos. Concentrando diversos voos internacionais partindo de São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos lidera a lista de terminais mais movimentados do país. Em 2021, o local de pouso atendeu cerca de 23,6 milhões de passageiros pagantes, entre viagens nacionais e internacionais, segundo a Anac. 

Uma outra curiosidade, é que dos cinco aeroportos mais dinâmicos do Brasil, os três primeiros estão localizados na região Sudeste, sendo eles: Guarulhos, Viracopos (Campinas), Congonhas, todos em São Paulo. Completam a lista o complexo de Brasília, no Distrito Federal, e o de Recife, em Pernambuco

Você já se perguntou quais os objetos mais perdidos e deixados para trás nos aeroportos? Nós te contamos! 

  • Chaves de automóveis
  • Bengalas
  • Cadeiras de rodas
  • Colares cervicais 
  • Travesseiros
  • Alianças
  • Malas

Entre os artigos eletrônicos, são encontrados celulares, pendrives, fones de ouvido e notebooks. Agora que você já sabe o que as pessoas costumam perder, melhor redobrar a atenção durante as suas viagens!

O Conexão123 conta com listas interessantes sobre tudo o que tem a ver com turismo. Acesse outros materiais e crie um guia completo para suas viagens! 

Além disso, a 123milhas oferece as melhores condições de passagem e hotéis para que você possa viver momentos inesquecíveis ao redor do mundo.