Lugares para conhecer

O que fazer em Belo Horizonte (MG): pontos turísticos e passeios

8 de junho de 2022

Se está pensando em viajar para a capital mineira, mas não sabe o que fazer em Belo Horizonte, aqui vai uma lista com os melhores pontos turísticos e passeios. Apesar da cidade não ser o principal destino dos turistas que vêm a Minas Gerais, BH possui um roteiro cultural muito rico. Em um fim de semana é possível conhecer muita coisa e, o melhor de tudo, gastando pouco. Siga as dicas do Conexão123 e monte seu roteiro de viagem. 

Você vai ler sobre

Principais atrações em Belo Horizonte

Belo Horizonte dispõe de muitos lugares para aproveitar ao ar livre. Museus, centros culturais e circuitos gastronômicos enriquecem o turismo local. Se você gosta de barzinhos, a cidade oferece muitas opções. Além de drinks, as cervejas artesanais fazem muito sucesso por aqui. BH, ainda, é ponto de parada para conhecer outros destinos, como Capitólio e Inhotim. Descubra com o Conexão123 um pouco mais sobre os pontos turísticos de Belo Horizonte!

O que fazer em Belo Horizonte: pontos turísticos

BH é uma cidade onde é possível conhecer muito gastando pouco. A maioria dos passeios e atrações da cidade é gratuita. Os parques e praças, que carregam um charme ímpar, são perfeitos para um fim de tarde com a família. Já os museus e centros culturais dão aquela dose de história necessária para conhecer melhor o passado do local. 

Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Ela é cercada por árvores e é ótima para andar de bicicleta e fazer piquenique em família. A Lagoa possui um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. As atrações do espaço são a Igrejinha São Francisco, a Casa Kubitschek e o Museu de Arte da Pampulha.

O que fazer em Belo Horizonte: pontos turísticos e passeios | Lagoa da Pampulha | Conexão123

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de BH, a Lagoa da Pampulha é um lugar para relaxar, caminhar e curtir a natureza

Recentemente, o espaço foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Um ponto turístico e tanto para conhecer em Belo Horizonte, fica aberto diariamente, 24 horas. O endereço é Avenida Otacílio Negrão de Lima e a entrada é gratuita. 

Memorial Minas Gerais Vale 

Localizada no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade foi inaugurada em 1898. O Memorial Minas Gerais Vale, (MMGV), que fica nessa praça, busca valorizar as tradições mineiras com expressões de arte e mostras contemporâneas, fazendo uma ponte entre passado, presente e futuro. 

O MMGV oferece tecnologias, ambientes sensoriais e atividades educativas. As exposições harmonizam luzes, sons, vídeos, imagens e objetos de época, tudo muito bem pensado para contar a história do estado, do século XVIII ao XXI. O museu é bastante interativo, inclusive abrindo suas portas para novos artistas e cantores periféricos.

De terça, quarta, sexta e sábado, o funcionamento é das 10h às 17h30. Quinta, das 10h às 21h30. E aos domingos, das 10h às 15h30. A permanência é permitida até uma hora após o horário de fechamento. A visitação é gratuita e o espaço fica na Praça da Liberdade, 640. 

Mercado Central de Belo Horizonte

Visite o Mercado Central de Belo Horizonte para provar as comidas típicas e deliciosas de Minas Gerais. E o que não falta em BH são pratos e quitutes que são a cara do lugar. Queijos, embutidos, vinhos, leites, cachaças, doces e muito mais! Não deixe, inclusive, de garantir as suas compras para levar para casa. 

O espaço também dispõe de restaurantes que servem a apetitosa comida mineira. Então, se está buscando um lugar para almoçar em Belo Horizonte, essa é uma alternativa e tanto. O Mercado Central de Belo Horizonte abre de segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos e feriados, o funcionamento é das 7h às 13h. 

O que fazer em Belo Horizonte: pontos turísticos e passeios | Mercado Central de Belo Horizonte | Conexão123

Conheça os aromas e sabores mineiros no Mercado Central de BH

O que fazer em Belo Horizonte: passeios 

Os passeios em Belo Horizonte seguem o mesmo esquema dos pontos turísticos, com muita diversidade de locais históricos e culturais. Além disso, costumam ser gratuitos e muito bons para fazer na companhia da família ou dos amigos. 

Estádio do Mineirão

Se você é fã de futebol e está em Belo Horizonte, não deixe de assistir a um jogo no Estádio do Mineirão. Mesmo que em campo não esteja o seu time, é bacana dar uma passada para conhecer o espaço por dentro. Sem contar que, assistir a uma partida de futebol é sempre uma emoção e tanto.

O estádio fica na Pampulha. Porém, se não houver jogos nos dias que estiver em BH, não perca a oportunidade de conhecer o Museu Brasileiro de Futebol (MBF). O lugar leva os visitantes a uma imersão no universo do esporte. Para fazer o tour pelos bastidores mais a entrada do MBF, o ingresso custa R$ 50. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 12h às 18h. Às quintas, das 12h às 22h. 

O que fazer em Belo Horizonte: pontos turísticos e passeios | Estádio do Mineirão | Conexão123

CO Mineirão é palco de grandes partidas de futebol

A Pão de Queijaria

Não tem como vir para Belo Horizonte e não parar para comer o famoso pão de queijo mineiro. A Pão de Queijaria é uma famosa venda que possui carta de pães de queijo feitos com os mais diversos tipos da iguaria: Serra da Canastra, Serro, Serra do Salitre, Alagoa e Gruyère.

Além disso, eles ainda servem sanduíches com combinações para lá de diferentes. O carro-chefe da casa é o Perfil de Lata, feito com pernil suíno, lascas de copa defumada, queijo minas e chutney de manga. O espaço fica na Rua Antônio de Albuquerque, 856. Se estiver próximo à Praça da Liberdade, não deixe de dar uma conferida. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h30 às 23h30. 

Mirante do Mangabeiras

Do alto do Mirante do Mangabeiras, é possível ver toda a Belo Horizonte. O pôr do sol se torna uma espetáculo a céu aberto. A beleza das cores que emolduram os prédios deixa qualquer um encantado: o visual está entre os mais bonitos de BH.

O espaço ganhou recentemente decks de madeira e um projeto para a implantação de uma tirolesa está sendo estudado. O brinquedo levará os visitantes até o Parque das Mangabeiras. 

No site da prefeitura da capital mineira, é possível fazer um tour online. A vista é a mesma, porém a sensação de presenciar tudo ao vivo é incomparável. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. No espaço não são permitidos ambulantes e camelôs, então prepare um lanchinho caso queira passar a tarde por lá.

Feche um pacote de viagem para Belo Horizonte com a 123milhas! Prove os quitutes mineiros e conheça um pouco mais da história do lugar. 

RESPOSTAS123

As melhores atrações para visitar em Belo Horizonte são:

  • Palácio das Artes
  • Parque da Serra do Curral
  • Parque das Mangabeiras

Os parques são a melhor opção do que fazer ao ar livre em Belo Horizonte.

Em busca do que fazer domingo em Belo Horizonte? Faça um tour cultural na Praça da Liberdade.