Lugares para conhecer

Dia do Cinema Brasileiro: onde foram filmados clássicos nacionais

16 de junho de 2023

Em 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A nossa sétima arte, que nos faz rir e chorar diante das telas, merece ser comemorada de um jeito especial: já pensou em conhecer os lugares nos quais foram filmados alguns clássicos do cinema nacional? O Conexão123 vai te explicar como. 

Conheça com o Conexão123

Roteiro por lugares onde foram filmados os clássicos nacionais

O cinema brasileiro é gerador de grandes obras de arte, muitas indicadas ao Oscar, o maior prêmio de cinema mundial. E se você é apaixonado por produções cinematográficas, vai gostar de saber sobre lugares em que foram rodados filmes nacionais. 

Desde as primeiras imagens gravadas pelo cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898, até grandes produções como Central do Brasil (1998) e Cidade de Deus (2002), o cinema nacional coleciona grandes sucessos. 

A primeira produção a ganhar as telas internacionais foi “O Cangaceiro”, 1953, de Lima Barreto. A obra, da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo do Campo, em São Paulo, foi premiada no Festival de Cannes, na França.

Depois dela, muitas outras produções foram reconhecidas em festivais internacionais e levaram muitos brasileiros aos cinemas. 

O Conexão123 vai falar sobre filmes indicados ao Oscar e os locais em que foram rodados, destacando a cidade de Cabaceiras, na Paraíba, cenário de diversos filmes. 

Lembre-se: se você é apaixonado pela sétima arte e quer conhecer esses lugares, a 123milhas ajuda a chegar até eles com os melhores preços de passagens aéreas!

“O Pagador de Promessas”: Salvador (BA)

“O Pagador de Promessas” (1962), ambientado na cidade de Salvador, Bahia, foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar. Dirigida por Anselmo Duarte e estrelado por Leonardo Villar, a obra, que recebeu a Palma de Ouro, em Cannes, conta a história de um personagem que faz uma promessa de levar uma cruz à igreja de Santa Bárbara se o burro de estimação for curado. 

A maior parte da trama se desenrola na escadaria da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, localizada no centro histórico de Salvador, perto do Pelourinho. Com o sucesso da produção, a igreja, que não é dedicada à Santa Bárbara — mas ficou conhecida como se fosse —, ficou famosa como o principal cenário do filme.

Dia do Cinema Brasileiro: onde foram feitos filmes nacionais | Igreja do Passo | Conexão123

A escadaria da Igreja do Passo em Salvador foi cenário do filme “O Pagador de Promessas”

Além da Igreja do Passo, os arredores do templo e o bar em frente, ao pé da escadaria, também foram utilizados como locações para alguns dos momentos mais importantes da história. Na igreja há uma exposição com a câmera original usada nas filmagens, a cadeira do diretor, Anselmo Duarte, e outros objetos. 

Com a 123milhas você pode pesquisar voos para Salvador e incluir em seu roteiro turístico os locais onde “O Pagador de Promessas” foi filmado

“O Quatrilho”: Serra Gaúcha (RS)

“O Quatrilho” foi lançado em 1995 e faz parte da chamada “retomada do cinema brasileiro”, depois de anos sem grandes lançamentos por conta da Ditadura Militar e da recessão da economia. Dirigido por Fábio Barreto, o filme foi baseado no romance de José Clemente Pozenato e recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996. 

Na produção, é apresentada a história de dois casais que vão morar em uma mesma casa. As esposas, vividas por Patrícia Pillar e Glória Pires, vão trocar de maridos.

A trama de “O Quatrilho” se passa no início do século XX e retrata a vida de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A maior parte das filmagens ocorreu na cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, principalmente na Cascata do Salto Ventoso. Há passagens filmadas também nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Caxias do Sul, todas também da Serra Gaúcha. 

Dia do Cinema Brasileiro: onde foram feitos filmes nacionais | Cascata do Salto Ventoso | Conexão123

O filme “O Quatrilho” foi filmado no Parque da Cascata do Salto Ventoso

A região é um dos principais destinos turísticos do Brasil e é conhecida pela arquitetura de inspiração europeia e belas paisagens naturais. Quem viaja para lá não pode deixar de degustar os deliciosos vinhos e a culinária típica. Há muitas atrações temáticas para conhecer na Serra Gaúcha.

Você pode voar até o aeroporto de Caxias do Sul para visitar as locações de “O Quatrilho” e conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes italianos no Brasil.

“Central do Brasil”: Rio de Janeiro (RJ) e Cruzeiro (PE)

Um dos filmes mais aplaudidos do cinema nacional, de fama mundial, “Central do Brasil” (1996), de Walter Salles, é uma obra de grande importância e também um mergulho no Brasil profundo.

A história começa na famosa estação ferroviária Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e conta a relação entre Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, e Josué, interpretado por Vinícius de Oliveira. Dora é uma escritora de cartas para pessoas iletradas na Central do Brasil e que se vê diante da necessidade de levar Josué para conhecer o pai, que supostamente mora em uma cidade nordestina.

Da Central do Brasil eles partem ao Nordeste, numa viagem em que tanto Josué como Dora vão aprendendo sobre as relações humanas e percorrendo o sertão brasileiro. 

Dia do Cinema Brasileiro: onde foram feitos filmes nacionais | Central do Brasil | Conexão123

A estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, é onde começa a trama do premiado filme “Central do Brasil”

O filme foi premiadíssimo. No famoso festival de Berlim, ele conquistou o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz. No Globo de Ouro, conquistou o prêmio de melhor filme estrangeiro, e Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz em filme dramático. Conquistou o Bafta (conhecido como o “Oscar britânico”) de melhor filme estrangeiro. E teve duas indicações ao Oscar: melhor filme estrangeiro e melhor atriz.

Para conhecer as locações do filme, você pode começar pela famigerada estação de trem, localizada no centro do Rio de Janeiro, considerada um marco arquitetônico da cidade. Com a 123milhas você encontra passagens aéreas para o Rio de Janeiro

As filmagens de Central do Brasil também ocorreram em Cruzeiro do Nordeste, no sertão do estado de Pernambuco. Algumas das cenas mais impactantes foram gravadas nessa região. Cruzeiro do Nordeste fica a 280 km de Recife. Você pode voar até Recife e alugar um carro: a viagem dura quase 4h, e você pode reviver os caminhos percorridos pelos personagens.

Roliúdebrasileira: Cabaceiras (PB)

Cabaceiras, na Paraíba, é conhecida como a “Roliúde” brasileira, devido à quantidade de filmes e produções audiovisuais realizadas na região. Estima-se que mais de 50 filmes foram rodados lá, e entre os mais famosos estão “O Auto da Compadecida” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Ao visitar Cabaceiras, você tem a oportunidade de conhecer os cenários dessas produções e mergulhar na cultura nordestina, que é tão presente no cinema nacional.

Dia do Cinema Brasileiro: onde foram feitos filmes nacionais | Cabaceiras e o letreiro | Conexão123

Em Cabaceiras, a Roliúde brasileira, foi filmado o “Auto da Compadecida”

Cabaceiras está localizada no Cariri paraibano, a aproximadamente 190 km de João Pessoa, a capital da Paraíba. Com uma população de apenas cinco mil habitantes, a cidade ganhou destaque como cenário cinematográfico devido às condições geográficas favoráveis para filmes ambientados no sertão.  

A cidade já foi palco de outras produções nacionais, destacando suas casas e igrejas como locações cinematográficas. 

A partir de João Pessoa, a rota mais comum para chegar no destino é pegar a BR-230 em direção a Campina Grande e, em seguida, a PB-148 até Cabaceiras. O tempo estimado de viagem é de 3 horas, e você pode alugar um carro em João Pessoa para chegar até a cidade onde foi filmado “O Auto da Compadecida”.

Cabaceiras também oferece outros atrativos turísticos. Entre eles, destaca-se o famoso Lajedo do Pai Mateus, uma elevação rochosa com pedras gigantes arredondadas na caatinga paraibana. 

Saiba mais sobre o Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho porque marca uma data importante na história do nosso cinema. Nesse dia, em 1898, o cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no território nacional. A bordo do navio francês Brésil, ele capturou cenas da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro cinegrafista e diretor do país.

Esse dia celebra a história e a evolução do cinema nacional, que conquistou seu espaço no cenário internacional e continua a encantar espectadores em todo o mundo.

Que tal trocar a pipoca e a poltrona pela estrada e conhecer, de perto, os cenários em que foram filmados alguns dos clássicos do cinema brasileiro? Conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas, hotéis, passagens de ônibus, aluguel de carros e pacotes de viagem para viajar aos destinos em que acontece a magia do cinema nacional.

RESPOSTAS123

O Dia do Cinema Brasileiro, ou Dia do Cinema Nacional, é comemorado em 19 de junho.

Em 19 de junho se comemora o Dia do Cinema Brasileiro, que se refere à data em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto filmou a baía de Guanabara.

Em 19 de junho de 1898, o cineasta ítalo-brasileiro filmou imagens da baía de Guanabara, o que é considerado o primeiro filme a ser produzido no Brasil. O primeiro filme a ser indicado ao Oscar foi o Pagador de Promessas, de 1962.