Lugares para conhecer

Dia Nacional da Caatinga: veja cinco lugares para conhecer o bioma 100% brasileiro

28 de abril de 2023

Em 28 de abril comemoramos o Dia Nacional da Caatinga, definido em 2003 por decreto presidencial em homenagem ao agrônomo e pesquisador pernambucano João Vasconcelos Sobrinho. O bioma, 100% brasileiro, se encontra no Nordeste e em parte de Minas Gerais. 

A caatinga ocupa 11% do território nacional, e guarda grande relevância cultural – representada em diversas produções da música e da literatura – econômica e ambiental, além de apresentar belezas singulares. Um bioma tão importante merece ser visto de perto. Por isso, o Conexão123 preparou um guia com cinco lugares para conhecer a caatinga.

Conheça com o Conexão123

O que é a caatinga

A caatinga está muito ligada à cultura brasileira. Mas, ao contrário do lugar-comum da imagem de terra rachada e crânios secos de animais mortos, o cenário desse bioma é muito diverso. O Conexão123 vai mostrar que há muitos lugares na caatinga para visitar e se encantar. 

A beleza típica da caatinga inspirou a literatura de Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto e é tema de um dos clássicos do cancioneiro brasileiro. Você já deve ter ouvido a famosa composição “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas: “Mandacaru quando fulora na seca, é um sinal que a chuva chega no sertão”. Ela descreve, poeticamente, o que acontece na caatinga: quando caem as primeiras gotas de chuva, o verde toma conta da paisagem. 

É o que observou o pesquisador argentino, radicado no Ceará, Cesar Antonio Martin. “Algumas comunidades ficam meses sem chuva, mas quando caem as primeiras gotinhas, a natureza rapidamente se recupera. No sertão cearense há uma flor muito bonita chamada jitirana, de cor lilás, que cresce com um pouquinho só de umidade, que é um sinal que vem chuva”, relata Martin.

O bioma ocupa mais de 730 mil km² de extensão e abrange parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí, correspondendo a 11% do território brasileiro. O seu nome, caatinga, vem do tupi e significa “mata branca”, em referência à folhagem que cai no período da seca. 

Veja cinco lugares para conhecer a caatinga | Caatinga na Bahia | Conexão123

As paisagens da caatinga estão ligadas à cultura brasileira

Onde conhecer a caatinga 

Para celebrar o Dia da Caatinga, o Conexão123 destacou cinco lugares nos estados do Nordeste, para você conhecer esse bioma tão diverso. Lembre-se: você pode contar com a 123milhas para conhecer todos eles. Prepare o celular e suas retinas: são todas paisagens de cinema!

Programe-se: veja os voos para as cidades mais próximas, reserve o hotel e alugue o carro para ir até estas indicações. Não deixe de consultar a 123ônibus para verificar uma passagem entre a cidade em que você estará e os lugares para conhecer a caatinga.  

Chapada Diamantina – BA

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados e conhecidos do Brasil. O Parque Nacional da Chapada Diamantina engloba três biomas: caatinga, cerrado e mata atlântica. A caatinga pode ser apreciada na divisa da Bahia com Minas Gerais, próxima à cidade de Lençóis. 

As vistas são deslumbrantes, e o turista vai se encantar com incríveis paredões rochosos, vegetação de toda sorte, cachoeiras e grutas. Entre os principais atrativos estão as cachoeiras da Fumaça e do Buracão e a trilha da  Cachoeira do Mosquito. 

Não deixe de ver o pôr do sol no Morro do Pai Inácio, com direito à vista panorâmica da Chapada. Outro programa imperdível é o banho de rio no parque da Muritiba, que também contempla trilhas de alta e média complexidade, e várias paisagens interessantes e diferentes.

Programe pelo menos quatro dias para conhecer toda a região. Lençóis, sua base para chegar à Chapada, fica a 427 km de Salvador. Você pode pesquisar por passagens na 123ônibus ou alugar um carro para chegar a essa maravilha brasileira.

Veja cinco lugares para conhecer a caatinga | Chapada Diamantina | Conexão123

A Chapada Diamantina é o principal destino de trekking na Bahia

Canindé de São Francisco – SE

Um dos lugares para conhecer a caatinga oferece passeios de barco em meio aos cânions: é a cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe. O cinematográfico destino turístico reúne gigantescas rochas avermelhadas cortadas pelo famoso Rio São Francisco. 

Na região, o visitante pode fazer o passeio de catamarã, de escuna ou de lancha. Com o calor de Sergipe, a pedida é um banho refrescante no rio. Não se esqueça de tirar muitas fotos.

O lugar foi palco de produções da TV Globo: lá foram gravadas cenas da minissérie Amores Roubados e das novelas Cordel Encantado e Velho Chico.

Aproveite para conhecer o Museu Arqueológico do Xingó, espaço que expõe objetos encontrados em mais de 50 sítios arqueológicos. 

Canindé de São Francisco fica a cerca de 200 km de Aracaju. Consulte a 123ônibus ou  alugue um carro para conhecer esse cenário da caatinga de Sergipe.

Lajedo de Pai Mateus – PB

Os visitantes são unânimes: o melhor lugar para se ver o pôr do sol da caatinga é no Lajedo de Pai Mateus, na cidade de Cabaceiras, Paraíba. Lajedo é um sítio arqueológico com formações rochosas. São cerca de 100 espetaculares blocos arredondados de granitos e vegetação típica do bioma, como xique-xiques e macambiras.

Mesmo que o trajeto entre Campina Grande e Lajedo, de carro, seja de cerca de 1h30, é recomendável que reserve uma noite para curtir a experiência do entardecer e sentir toda a energia do local.

Se você sair de João Pessoa, a viagem pode durar até 6h pelas condições das estradas. Neste caso, é interessante uma parada no município de Areia, considerada capital paraibana da cachaça. Faça a pesquisa por passagens 123ônibus ou  alugue um carro para conhecer esse destino. 

Veja cinco lugares para conhecer a caatinga | Lajedo de Pai Mateus | Conexão123

Lajedo de Pai Mateus é um dos lugares mais lindos da caatinga brasileira

Reserva Natural Serra das Almas – CE

Se você procura por caminhadas e trilhas, a Reserva Natural da Serra das Almas, no Ceará, é seu destino na caatinga. A fauna e flora locais são diversificadas, o que garante muitos atrativos para os apaixonados por ecoturismo.   

A Unesco reconheceu o lugar como Posto Avançado da Reserva da Biosfera pela quantidade de espécies vegetais e animais preservadas na região. Há seis trilhas diferentes para os visitantes escolherem, cada uma para um tipo de caminhante. 

A Trilha das Arapucas tem 6 km de extensão e atravessa os pontos de maior altitude da reserva. A Trilha do Lajeiro possui extensão de 1,2 km, levando ao lajeiro com as plantas que são símbolo da caatinga: mandacaru, xique-xique, macambira e a coroa-de-frade. 

A Trilha dos Macacos tem 2 km de extensão, quase toda protegida por sombras. No fim, o visitante encontra uma pequena cascata e uma casa de farinha artesanal desativada, ótimo lugar para um piquenique. A Trilha da Encosta é para quem gosta de escalar e tem preparo físico. Ela começa no Centro Ecológico e segue com escalada pela encosta do Planalto da Ibiapaba, por uma extensão de 8 km, numa rota íngreme para a trilha das Arapucas. 

A Trilha do Açude é a menor de todas, tem apenas 500 m de extensão: vai do Centro Ecológico ao açude. A maior de todas é a Trilha da Gameleira, com quase 16 km de extensão. Mas é quase toda plana e passa por uma trilha de areia e pela casa de farinha. 

A reserva está no município de Crateús, que fica a 185 km de Fortaleza. O percurso é feito em cerca de 3h. Escolha entre ir de ônibus com a 123ônibus ou alugue um carro para chegar a esse destino da caatinga cearense. 

Santana do Ipanema – AL

Em Santana do Ipanema, no sertão de Alagoas, você encontra diversas atividades de ecoturismo com trilhas pela caatinga e muita história: por esse lugar passou o famoso bando de cangaceiros comandados por Lampião.  

No passeio guiado da Trilha na Serra da Camonga, a grande atração é o maior mandacaru de Alagoas. Vale uma foto! Aproveite e observe outras imponentes árvores próprias da caatinga. Para os que curtem esportes radicais, há voos de parapente, escaladas e rapel nos paredões de rocha, com mais de 30 metros de altura.

A cidade de Santana do Ipanema fica a 205 km de Maceió. Você pode fazer a viagem entre esses destinos com a 123ônibus ou ainda alugar um carro. 

Veja cinco lugares para conhecer a caatinga | Santana do Ipanema | Conexão123

Santana do Ipanema integra os municípios sendo sede da Instância da Governança da Caatinga

Quem foi João Vasconcelos Sobrinho

O Dia da Caatinga foi criado em homenagem ao aniversário de nascimento de João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989). Agrônomo, pesquisador e professor, ele era um apaixonado pelo meio ambiente, em especial a caatinga

O profissional atuou para identificar espécies, combater a desertificação e incentivar programas de reflorestamento, sendo um dos primeiros a pesquisar a formação de desertos em algumas regiões do Brasil. Pioneiro dos estudos ambientais brasileiros, foi um dos responsáveis pela criação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da qual foi reitor em 1963. 

Também foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, do Jardim Botânico do Recife e da Associação Pernambucana de Defesa do Ambiente. Esteve no Quênia, como convidado da ONU para falar sobre desertificação, entre outras dezenas de atividades em defesa do meio ambiente. 

E aí, ficou interessado nesses lugares para conhecer a caatinga? Aproveite então o Dia Nacional da Caatinga e faça uma pesquisa na 123ônibus para ir até essas cidades do Nordeste. Mas se você estiver em outras regiões do Brasil, não se preocupe, a 123milhas tem pacotes, voos e hotéis que vão ajudar a conhecer esse bioma tão ligado à cultura brasileira.

RESPOSTAS123

28 de abril é considerado o Dia da Caatinga pelo decreto federal de 2003. O dia se refere ao nascimento do pesquisador João Vasconcelos Sobrinho, que dedicou a vida a preservar e estudar o bioma.

Caatinga, em tupi, significa “mata branca”, em referência à queda da folhagem no tempo da seca. É um bioma típico de partes do Nordeste e do norte de Minas Gerais.

A Caatinga deve ser considerada patrimônio biológico de valor incalculável e ser preservada e protegida, pois ela só existe no Brasil. A vegetação tem como finalidade proteger o solo. Sem ela, o terreno sofre o processo de erosão, causado pelo vento e pela água que arrastam os sedimentos (terra, detritos vegetais).