Turismo no cerrado brasileiro - Blog 123Milhas
Turismo no cerrado brasileiro

Turismo no cerrado brasileiro

11 de dezembro de 2020

Com chapadas e chapadões fascinantes, cachoeiras lindíssimas, rios de águas cristalinas, árvores baixas com folhas sempre verdinhas, diversas espécies de animais, cidades históricas e monumentos espetaculares, o Cerrado brasileiro é uma região absolutamente completa. Com tantas belezas, o turismo no Cerrado brasileiro é uma eterna tendência! Afinal, segue a lógica da região: rico e diversificado.

Recentemente, a National Geographic divulgou sua lista Melhores Destinos do Mundo de 2021 e o Cerrado brasileiro conquistou sua posição entre os 25 colocados. A lista foi criada, pesquisada e escrita em colaboração com as equipes editoriais internacionais da revista National Geographic Traveller, que reúne leitores e escritórios espalhados pelo mundo. Entre os destinos, o Cerrado brasileiro, a maior savana da América do Sul, foi escolhido na categoria Lugares Selvagens Bonitos. Para ver mais sobre a lista Nat Geo’s Best of the World 2021 visite NatGeo.com/BestOfTheWorld .

Quer saber tudo sobre o Cerrado e as melhores opções turísticas da região? Então, já deixa a mala preparada e vem com gente descobrir todas as belezas e maravilhas que você encontrará ao fazer turismo no Cerrado brasileiro. 

O que é o Cerrado?

O Cerrado é um bioma brasileiro. Isso significa que as cidades e estados que pertencem à região possuem clima, vegetação, solo e altitude iguais ou bastante semelhantes.

O bioma do Cerrado é o segundo maior ecossistema do Brasil, perdendo apenas para o amazônico. Entre suas características mais marcantes estão a vegetação baixa e rasteira, clima dividido entre períodos de seca e de chuva, presença de bacias hidrográficas e uma fauna rica e variada.

No Brasil, esse bioma está presente em quase todo o estado de Goiás, Tocantins e Maranhão. Mas, também atinge parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, região central de São Paulo, região oeste da Bahia e do Piauí.

Quais são os principais pontos turísticos?

Um bioma tão grande e rico, só poderia resultar em uma variedade incrível de pontos turísticos. O melhor de tudo é que o turismo no Cerrado brasileiro é perfeito para qualquer tipo de viajante, seja você amante do ecoturismo ou não. Confira os destinos destaques deste bioma!

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros está localizada em Goiás e possui uma área de mais de 65 mil hectares. A área é repleta de trilhas, cachoeiras, quedas d’água, piscinas naturais, cânions e de animais típicos do Cerrado.

Se você quer conhecer grande parte das riquezas naturais fazendo turismo no Cerrado brasileiro, com certeza, o Parque Nacional da Chapada precisa estar em seu roteiro. A entrada do parque fica no distrito de São Jorge, em Goiás.

turismo no Cerrado brasileiro
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Brasília (DF)

Já em Brasília o turismo está relacionado com os grandiosos monumentos projetados por arquitetos como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A cidade é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987.

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Lago do Paranoá, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana e o Memorial JK.

turismo no Cerrado brasileiro
Brasília (DF)

Parque Estadual do Jalapão (TO)

Visitar o Jalapão, em Tocantins, é uma experiência impressionante. Afinal, você encontrará rios e lagos com águas azuis, chapadões e serras, dunas alaranjadas e cachoeiras belíssimas.

turismo no Cerrado brasileiro
Parque Estadual do Jalapão (TO)

Diamantina (MG)

A cidade de Diamantina é perfeita para quem deseja a união de construções históricas com a natureza. Afinal, a cidade mineira é emoldurada pela incrível Serra do Espinhaço. Além disso, você poderá visitar construções da era colonial e até visitar a Casa de Chica da Silva, na praça Lobo de Mesquita.

turismo no Cerrado brasileiro
Diamantina (MG)

Bonito (MS)

Localizada no Mato Grosso do Sul, a cidade é uma das referências de ecoturismo no Brasil. Por lá, além de cachoeiras e grutas impressionantes, você encontra pontos perfeitos para praticar esportes radicais como rafting e rapel.

Se você planeja uma viagem para Mato Grosso do Sul, não pode deixar essa cidade fora do roteiro.

turismo no Cerrado brasileiro
Bonito (MS)

Faça turismo no Cerrado brasileiro

Com uma natureza tão rica e diversificada, fica difícil não querer fazer turismo no Cerrado brasileiro, não é mesmo? Afinal, há opção de passeios para todos os tipos de viajantes.

Então, encontre agora mesmo opções de voos e de pacotes com até 50% de desconto na 123Milhas e (re)descubra o Cerrado brasileiro!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!