Notícias

Uso de máscaras em aviões e aeroportos não é mais obrigatório segundo a Anvisa

2 de março de 2023

Após instaurar a volta do uso de equipamentos de proteção em terminais e aeronaves, em novembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (1º) que não é mais obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A medida foi tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência reguladora, em votação, e segue a tendência mundial em relação ao avanço do controle da COVID-19.

A agência afirmou que está atualizando suas normas para acompanhar a evolução da pandemia e das medidas de segurança sanitária. Veja mais detalhes sobre a medida a seguir.

Você vai ler sobre

Quando começa a valer a nova determinação sobre o uso de máscaras em aviões?

A nova determinação da Anvisa sobre o uso de máscaras em aviões e aeroportos já está em vigor. Foi publicada na quarta-feira, 1º de março, em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) e as empresas aéreas já foram informadas da mudança.

Anvisa suspende uso de máscaras em aviões e aeroportos | Pessoas de máscara no aeroporto | Conexão123

Uso de máscaras em aviões e aeroportos não é mais obrigatório, mas ainda é recomendado

Embora a obrigatoriedade tenha sido suspensa, a agência mantém a recomendação para o uso de máscaras em aeroportos e aviões, especialmente para pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, e para pessoas com sintomas respiratórios. Ou seja, ainda é importante se proteger e proteger os outros durante as viagens.

O desembarque por filas deve ser mantido para evitar aglomerações

Além da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos, outras medidas de segurança sanitária permanecem em vigor, como o desembarque por fileiras para evitar aglomerações. A limpeza das aeronaves e a disponibilização de álcool em gel nos aeroportos também continuam sendo importantes para garantir a segurança de todos.

A Anvisa destaca ainda que, na presença de caso suspeito de Covid-19, as empresas aéreas devem fornecer máscaras para os passageiros que apresentarem sintomas. Ou seja, é fundamental que todos continuem atentos e cuidadosos em relação à saúde durante as viagens.

Anvisa suspende uso de máscaras em aviões e aeroportos | Homem de máscara no avião | Conexão123

Máscaras em aviões continuam sendo importantes para a segurança de todos

Mesmo com a dispensa da obrigatoriedade do uso de máscaras, é importante lembrar que a precaução é essencial para a proteção de todos. Portanto, ao planejar sua próxima viagem, não se esqueça de se informar sobre as medidas de segurança em vigor no seu destino e de manter os cuidados necessários para preservar a saúde e o bem-estar de todos.

Se você está ansioso para voltar a viajar, aproveite as melhores ofertas em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros da 123milhas.