Dicas para o viajante

Qual a diferença entre escala, stopover e conexão?

24 de janeiro de 2020

Em se tratando do universo da aviação são tantos termos, tantas especificidades, que até mesmo um viajante habituado à rotina de viagens de avião pode ficar um pouco perdido. Que ideia genial seria produzir um dicionário dessas expressões, né? Sem querer “tirar onda”, a 123Milhas já produziu! (risos). Você pode consultá-lo aqui e aqui. No entanto, ainda assim, você saberia dizer com propriedade qual a diferença entre escala, stopover e conexão? Após ler este artigo, você saberá!

Se você tiver um voo com escala, significa que será feita uma breve parada em um aeroporto entre aquele da partida e o do destino final. Será como uma parada de ônibus, algumas pessoas desembarcarão e outras embarcarão.

No caso da escala, que normalmente dura 30 minutos, não há troca de aeronave.

Já se você tiver um voo com conexão, significa que você irá trocar de aeronave e o tempo de espera para o novo embarque será bem maior que de uma escala. Pode acontecer, inclusive, que você tenha comprado uma passagem que tenha que mudar de aeroporto.

Por exemplo, em São Paulo, acontece muitas vezes conexões entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Pode ser, inclusive, uma conexão em que você precise fazer um novo check-in.

Por sua vez, o stopover é uma escolha do passageiro. Você faz uma viagem internacional e quer ficar, em geral, 24 horas no destino intermediário, sem ter que pagar a mais pela passagem. É uma opção que você terá ou não, dependendo do destino e companhia aérea.

Agora que você já sabe qual a diferença entre escala, stopover e conexão, viaje com muito mais domínio e segurança!

E quando for comprar seus voos, adquira-os com economia de até 50% aqui, na 123Milhas!