Notícias

Vinhos brasileiros ganham medalhas em premiação inglesa

A viticultura nacional recebeu medalhas em uma das maiores premiações do mundo, o Decanter World Wine Awards. Promovido pela revista inglesa Decanter, o concurso chegou a sua 19ª edição em 2022, e o país levou mais de 100 medalhas para espumantes e vinhos brasileiros, entre tintos, brancos e rosés.

A Serra Gaúcha foi a região brasileira mais premiada, liderando o ranking nacional, com 38 medalhas. Além dela, também receberam medalhas as serras do Sudeste e da Mantiqueira, o Planalto Catarinense, a Região da Campanha e os Campos de Cima da Serra.

Confira a seguir os detalhes da premiação e conheça mais sobre o enoturismo no Brasil. 

 

Você vai ler sobre


Vinhos brasileiros entre os melhores do mundo segundo ranking internacional 

Os produtores de vinhos e espumantes brasileiros podem comemorar. O país recebeu 26 medalhas de prata e 80 de bronze no Decanter World Wine Awards, promovido pela revista inglesa Decanter

O concurso está em sua 19ª edição e premia os melhores vinhos e espumantes de regiões produtoras do mundo inteiro, sendo um dos mais relevantes do gênero. Destacaram-se os rótulos Aurora, Miolo, Casa Valduga, Salton, entre outros.

“A competição é uma oportunidade para os amantes do vinho descobrirem novos estilos e sabores. Perceber que o vinho brasileiro está entre os melhores do mundo é um orgulho imenso, ainda mais porque essa conquista favorece a visita aos locais que produzem a bebida, ampliando o enoturismo e gerando renda para as regiões”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

A Serra Gaúcha foi a região brasileira mais premiada, liderando o ranking nacional, com 38 medalhas. Também foram premiadas as serras do Sudeste e da Mantiqueira, o Planalto Catarinense, a Região da Campanha e os Campos de Cima da Serra.

Os vencedores foram classificados nas categorias Best in Show e com medalhas de platina, ouro, prata e bronze. Nesta edição, a competição contou com 18.244 vinhos julgados, de 54 países. Quase 300 especialistas internacionais em vinho se reuniram em Londres, na Inglaterra, para a primeira rodada de provas. Os vinhos foram degustados até cinco vezes antes de receberem as premiações.

Degustações no campo são uma das atrações de visitas voltadas ao enoturismo

 

Enoturismo: saiba mais sobre essa modalidade turística

Acompanhando a evolução da qualidade dos vinhos e espumantes nacionais, o enoturismo no Brasil vinha em franca expansão. De acordo com a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), antes dos impactos da pandemia de coronavírus, o número de enoturistas vinha crescendo de 10% a 15% ao ano. 

Apenas a cidade de Bento Gonçalves (RS) recebeu mais de 1,5 milhão de turistas em 2019, sendo 500 mil somente no Vale dos Vinhedos.

O termo diz respeito a um segmento da atividade turística baseado em viagens motivadas pela apreciação da bebida, seus sabores e aromas, além das tradições e culturas das localidades produtoras. Os passeios geralmente incluem visitas às vinícolas e aos parreirais, degustações, wine bars, entre outros.

 

Enoturismo: Serra Gaúcha e da Mantiqueira oferecem rotas estruturadas aos amantes do vinho

A Serra Gaúcha e a Serra da Mantiqueira são dois destaques quando o assunto são as viagens para degustar os vinhos e espumantes brasileiros

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas de mais de 500 km de extensão, que inclui partes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Cidades como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal oferecem aos visitantes as condições ideias para um tour pelas vinícolas da região. 

A rota do vinho em São Paulo é um passeio muito recomendado. Adegas, restaurantes, degustações e passeios pelos cultivos de uva encantam os visitantes.

Em São Bento do Sapucaí, a Pousada do Quilombo oferece excelente custo-benefício e boa localização, a aproximadamente 15 minutos de carro da Capelinha de Mosaico e da Cachoeira dos Amores. 

A hospedagem conta com piscina, banheira de hidromassagem, quadra de tênis, academia e sala de jogos. Os 40 quartos são equipados com lareira, televisão, cofre e telefone. O estabelecimento está situado na Rodovia Benedito Cândido Ribeiro, 1.403.

Vinhos brasileiros ganham medalhas em premiação de revista inglesa | Vista de vinhedo no Rio Grande do Sul | Conexão123

Vista de vinhedo no Rio Grande do Sul

 

A Serra Gaúcha é a casa das mais famosas vinícolas do Brasil. Que tal degustar alguns dos melhores rótulos da bebida em um cenário para lá de especial?

Em Bento Gonçalves, a produção de vinhos faz parte da cultura e da história da região, que foi colonizada por imigrantes europeus, principalmente italianos, que trouxeram na bagagem todo o conhecimento sobre os processos de produção da bebida.

O Conexão123: Expedição Brasil, visitou o município e conheceu algumas de suas principais vinícolas:  Garibaldi, Peterlongo e Aurora. Assista esse tour completo, disponível pelo YouTube.

Localizado na região de Vale dos Vinhedos, o Spa do Vinho Autograph Collection Hotel ocupa um grande edifício com vista para a plantação de uvas. Além disso, fica a 4 km do centro de Bento Gonçalves e a 7 km da Vinícola Miolo.

Os quartos, com decoração rústica, oferecem banheira de hidromassagem, lareira, sacada e/ou vista para o vinhedo, além de serviço de quarto 24 horas. O endereço é Rodovia RS-444, km 21.

Para conhecer esse e outros destinos incríveis do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite os melhores descontos em hospedagens, passagens e pacotes para sua viagem.