Guia turístico

Dez destinos mais procurados para o feriado de 21 de abril

5 de abril de 2022

Pensando em programar uma viagem rápida no Feriado de Tiradentes, mas não sabe para onde? A boa notícia é que não faltam lugares incríveis para conhecer no Brasil. A 123milhas listou os dez destinos mais procurados para o feriado de 21 de abril.

A data cai na quinta-feira, então aproveite para dar uma escapadinha da rotina e esticar até domingo em um recanto que seja a sua cara. Essa época rende viagem de até quatro dias. Depois destes dias de folga, o próximo feriado prolongado acontece em junho de 2022.

Praia, montanha, gastronomia, cultura, história…. tem de tudo! Veja a seguir nossa lista de lugares para conhecer no país, inclusive para onde viajar no feriado de 21 de abril com pouco dinheiro.

 

Feriado de Tiradentes

O mês de abril é marcado pelo Dia de Tiradentes, em 21 de abril, em alusão à morte do principal líder da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Nesse dia, ele foi enforcado em praça pública.

O movimento com caráter separatista, a Inconfidência Mineira foi uma revolta, em 1789, contra o domínio colonial português. O movimento organizado pela elite da capitania de Minas Gerais foi descoberto, então o Império sufocou os revoltosos.

Nada mais justo do que passar a data em Ouro Preto, centro da agitação do movimento e onde partes do corpo de Tiradentes ficaram expostas. Nessa ocasião, é comum também que os brasileiros viajem, colocando as praias brasileiras como o destino mais popular.

 

Rio de Janeiro

A cidade do samba é um dos melhores lugares para viajar no feriado de Tiradentes. Para quem quer apenas praia, é uma daquelas viagens que não exige muito planejamento: basta estender a canga na areia e pedir uma caipirinha em Copacabana e Ipanema. Quem deseja pular no mar em uma praia menos óbvia, saiba onde estão as praias mais calmas, fechadas e selvagens do Rio de Janeiro aqui.

O Rio de Janeiro é o destino perfeito para uma escapulida de feriado prolongado

O Rio de Janeiro é o destino perfeito para uma escapulida de feriado prolongado

Inclua o Cristo Redentor, o Maracanã e o bondinho do Pão de Açúcar no roteiro. Conheça os prédios históricos do centro da antiga capital brasileira: Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Cine Odeon e o Theatro Municipal.

Também é no centro que fica o bairro boêmio da Lapa, com sua vida noturna agitada. Esse é o lugar ideal para curtir do samba ao rock. Debaixo dos Arcos da Lapa, confira a charmosa feira de antiguidades chamada Feira Rio Antigo.

A Escadaria Selarón liga os bairros da Lapa e Santa Teresa

A Escadaria Selarón liga os bairros da Lapa e Santa Teresa

Calce tênis e coloque roupas confortáveis para fazer trilhas no coração da maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. O local pertence ao Parque Nacional da Tijuca e corresponde a 3,5% da área do município do Rio de Janeiro.

Outra rota para quem gosta de belezas naturais inclui navegar pelas águas tranquilas da Baía da Guanabara.

O AquaRio oferece a sensação de como seria viver no fundo do mar

O AquaRio oferece a sensação de como seria viver no fundo do mar

O maior aquário marinho da América Latina fica na zona portuária do Rio. O AquaRio conta com cinco andares e 26 mil metros quadrados de área construída para abrigar mais de 2 mil animais. Percurso ideal para entreter e ensinar de crianças a idosos.

 

Gramado

Dá para conhecer muitos atrativos em Gramado de dois a quatro dias, por isso, esse é um destino para viagem em 21 de abril. Deixe as malas no hotel e gaste algumas horas percorrendo o centro da cidade a pé.

Comece pela Rua Coberta, com seus 100 metros de extensão cheios de restaurantes. A poucos metros do endereço fica o Largo da Borges, um centro comercial charmoso.

Gramado é um centro de entretenimento, cultura e gastronomia

Gramado é um centro de entretenimento, cultura e gastronomia

Quem viaja pela Serra Gaúcha sabe que parques e jardins são imperdíveis. Aprecie a beleza das flores no Le Jardin, inspirado nas áreas verdes clássicas da França. O lago mais famoso de Gramado está a cerca de 2 km do centrinho da cidade. O Lago Negro é um paraíso para relaxar, fazer piquenique, caminhar entre hortênsias e andar de pedalinho.

Árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, são algumas das espécies plantas no Lago Negro de Gramado

Árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, são algumas das espécies plantas no Lago Negro de Gramado

Para as crianças, uma das opções é visitar a Escola de Magia inspirada em Harry Potter. A família inteira se diverte no MiniMundo, um parque de miniaturas, com réplicas fiéis de cidades e construções do mundo todo.

Que tal esquiar ou ver neve de perto no primeiro parque de neve indoor da América Latina? As atrações do Snowland são as pistas de patinação e esqui, além de lojas e restaurantes. O ponto mais alto do espaço é a Montanha de Neve, com 15 metros de altura e temperatura que varia entre -3°C e -5°C.

Considerada a Europa brasileira, Gramado dispõe de ampla rede hoteleira e gastronômica, marcada por tradições alemãs e italianas. O destino queridinho dos brasileiros possui diversas cervejarias artesanais. Prove diferentes rótulos nos tours cervejeiros da Gram Bier, Rasen Bier, Cervejaria do Farol e Ambarina Bier & Beer.

 

Porto de Galinhas

O Nordeste brasileiro é, sim, um pedaço do paraíso, e Porto de Galinhas é um dos destinos responsáveis por esse título. E, como em qualquer paraíso, deve estar no seu radar para visitar a qualquer época do ano. Inclusive para viajar no feriado de Tiradentes.

Muita gente não sabe, mas essa praia fica dentro da cidade de Ipojuca, a 65 km de Recife. Parte da fama de Porto de Galinhas vem do conjunto de recifes que fica próximo da orla. Conheça as praias com os passeios de buggy que percorrem toda a orla.

Se a viagem coincidir com o período de maré baixa, é obrigatório passear de jangada em Porto de Galinhas

Se a viagem coincidir com o período de maré baixa, é obrigatório passear de jangada em Porto de Galinhas

Explore as praias de Enseadinha, Pontal do Maracaípe, Maracaípe, Serrambi e Muro Alto. A praia da Vila de Porto de Galinhas é a mais famosa, enche de turistas e é dali que partem as jangadas até as piscinas naturais.

As piscinas naturais cristalinas fizeram de Porto de Galinhas um dos principais destinos do Nordeste

As piscinas naturais cristalinas fizeram de Porto de Galinhas um dos principais destinos do Nordeste

Saiba onde comer em Porto de Galinhas. Além disso, resorts e hotéis também são atrativos à parte na vila.

 

Porto Seguro

Outro destino de praia para sua viagem no feriado de Tiradentes é Porto Seguro, na Bahia. A Costa do Descobrimento preserva cenários que marcaram o início do processo de conquista e colonização portuguesa no Brasil. Se você ainda não conhece, já passou da hora de ir para lá.

A Praia de Taperapuã é uma das mais famosas e movimentadas de Porto Seguro

A Praia de Taperapuã é uma das mais famosas e movimentadas de Porto Seguro

No centro histórico, Porto Seguro coleciona marcos históricos, museus e casarões coloniais. Nessa região, visite a igreja Nossa Senhora da Misericórdia, erguida pelos jesuítas que fundaram a cidade. Além do monumento português Marco do Descobrimento e da famosa Passarela do Álcool.

A travessia de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda acontece de balsa pelo Rio Bunharém

A travessia de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda acontece de balsa pelo Rio Bunharém

Em Porto Seguro ficam algumas das praias mais belas do país, desde as lotadas de turistas até as desertas. Para quem é do axé, as badaladas barracas Barramares, Tôa Tôa e Axé Moi, na Praia de Taperapuã, oferecem excelente infraestrutura.

As opções mais afastadas e com clima de sossego são duas: Praia de Mundaí e Praia do Mutá. De lá, visite os belos cartões-postais Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, distritos de Porto Seguro. Em Coroa Vermelha, no município vizinho de Santa Cruz e Cabrália, compre artesanato feito pela população indígena.

Em Porto Seguro, a maioria das opções de hospedagem ficam no centro e na orla da cidade.

 

Mata de São João

A Bahia é um estado estrelado no Brasil. Além de Porto Seguro, outro destino onde passar o feriado de Tiradentes é a Mata de São João, no litoral norte do estado. Já ouviu falar nela? Talvez desconheça o nome. Mas saiba que é nesse município, a apenas 50 km de Salvador, que fica a Praia do Forte.

Praia do Forte é um dos principais atrativos de Mata de São João e destino para turistas na Bahia

Praia do Forte é um dos principais atrativos de Mata de São João e destino para turistas na Bahia

Considerada uma das praias mais belas para fazer bate e volta da capital baiana, a Praia do Forte tem 12 km de orla. Com o jeitinho de vilarejo de pescadores, a praia é cheia de piscinas naturais formadas por recifes e emolduradas de coqueiros. A sede do Projeto Tamar é uma das atrações que atraem crianças e adultos.

Descubra castelo e igreja na orla da Praia do Forte

Descubra castelo e igreja na orla da Praia do Forte

A Lagoa do Aruá é o lugar ideal para os apaixonados pelo esporte náutico. A canoagem havaiana faz sucesso nessa imensidão de água doce e sossegada.

 

Búzios

A 182 km da capital do Rio de Janeiro, Búzios é aquele típico lugar que parece estar descolado do tempo. O balneário tem 23 praias de mar transparente e azulado, em sua grande maioria, de águas calmas. Há três principais tipos de atrações por lá: praias, gastronomia e baladas.

Relaxe na Praia da Azeda, considerada uma das mais belas de Búzios

Relaxe na Praia da Azeda, considerada uma das mais belas de Búzios

É difícil escolher a praia mais bonita de Búzios com tanto lugar encantador. Mas as praias Azeda e Azedinha têm a fama de serem as mais belas de lá. A praia mais visitada é a do Geribá. Já a Armação e a dos Ossos são as mais centrais, localizadas próximo da Rua das Pedras.

Na terra, conheça Búzios de buggy. No mar, vá de catamarã ou lancha

Na terra, conheça Búzios de buggy. No mar, vá de catamarã ou lancha

Leve a criançada para se divertir nas águas tranquilas, com vários pedalinhos, na Praia da Ferradura. Outro point para a molecada é a Praia da Tartaruga. No final da tarde, caminhe pela Orla Bardot, calçadão onde há uma estátua de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot.

A costa de Búzios é rica em espécies marinhas a as águas têm visibilidade para mergulho

A costa de Búzios é rica em espécies marinhas a as águas têm visibilidade para mergulho

Conheça as opções de hotel barato e de alto padrão em Búzios. Como Cabo Frio (23 km) e Arraial do Cabo (36 km) ficam nos arredores, aproveite para visitar a vizinhança.

 

Natal

Com famosas dunas, praias, piscinas naturais, uma base espacial e o maior cajueiro do mundo, Natal é um dos destinos mais procurados para o feriado de 21 de abril.

Comece a viagem na capital do Rio Grande do Norte embarcando no passeio de buggy (com ou sem emoção) até Genipabu. Essa praia faz parte do complexo do Parque das Dunas, onde estão as maiores dunas do país, praia, lagoa e uma área de preservação ambiental.

Outro programa obrigatório é a Baía dos Golfinhos da Pipa, também conhecida como Praia do Curral. Basta ter um pouquinho de sorte para ver o espetáculo de golfinhos. Por lá, caminhe na orla e pratique caiaque. Para mergulhar em Natal, alugue máscara e snorkel para submersão nas piscinas naturais de Pirangi.

As piscinas naturais de Natal estão entre os melhores pontos de mergulho do Brasil

As piscinas naturais de Natal estão entre os melhores pontos de mergulho do Brasil

Se procura o que fazer à noite em Natal, encerre o dia no agito da Praia de Ponta Negra. Na avenida Engenheiro Roberto Freire há vários restaurantes e bares com atrações que tocam rock, música latina e sertanejo. Boas opções de forró estão na feirinha de artesanato local nas noites de sexta-feira e sábado, além dos estabelecimentos Rastapé Casa de Forró e Curva do Vento.

As dunas no Morro do Careca é um dos cartões-postais de Natal e têm mais de 100 metros

As dunas no Morro do Careca é um dos cartões-postais de Natal e têm mais de 100 metros

O sabor da culinária nordestina sobressai nos restaurantes de Natal. Essa é uma boa chance de provar pratos que levam camarão, carne de sol, tapioca, feijão verde e cuscuz. Para evitar trânsito e tempo gasto em deslocamentos maiores, ficar próximo dos principais pontos turísticos é estratégico em uma capital. Conheça os melhores hotéis de Natal.

 

Maceió

O litoral alagoano conta com algumas das praias mais bonitas do nordeste. Maceió tem atrativos de sobra para te levar a viajar no feriado de Tiradentes.

O letreiro “Eu amo Maceió” fica na praia de Ponta Verde, uma das mais turísticas da cidade, com seu calçadão movimentado e forte complexo de hotéis, restaurantes e quiosques. Jatiúca é o bairro mais badalado da cidade. A orla é procurada pela beleza do mar colorido de azul e verde, além do calçadão revigorante e várias barracas de tapioca.

Turistas chegam a bordo de jangadas às praias naturais de Maceió

Turistas chegam a bordo de jangadas às praias naturais de Maceió

Quer fugir do movimento? As praias mais sossegadas estão em direção ao litoral norte, como Pratagy e Ipioca – ambas com extensa faixa de areia e mar quentinho. Vale também passeios de jangada para as piscinas naturais de Pajuçara e de Paripueira. Tome banho de mar na Praia do Francês, que costuma ficar cheia nos feriados.

Natal é um paraíso litorâneo com praias urbanas e desertas

Natal é um paraíso litorâneo com praias urbanas e desertas

Depois de se refrescar no mar, caminhe pelo bairro Pontal da Barra, onde reúne várias lojinhas de artesanato e roupas com renda filé, típica de Alagoas. Mais de 200 lojas de produtores locais comercializam sandálias de couro, redes e peças de decoração no Mercado do Artesanato. O espaço fica na rua Melo Morais, no centro de Natal.

Aproveite a viagem para Maceió, alugue um carro e conheça Maragogi, a cerca de 130 km de distância

Aproveite a viagem para Maceió, alugue um carro e conheça Maragogi, a cerca de 130 km de distância

Tapioca, sururu, frutos do mar, bolo de macaxeira com coco e pamonha são apenas algumas das delícias encontradas em Maceió. Para não errar na hora de escolher o restaurante, mapeamos onde comer por lá. Aproveite e escolha um hotel com bom custo-benefício.

 

São Paulo

Cosmopolita como é, a capital paulista desponta como um dos destinos com atrações mais variadas do país. Além do mais, a maior e mais populosa cidade do hemisfério sul mistura tradição e inovação do século XXI. Mescla história, cultura vibrante, bons restaurantes e passeios imperdíveis.

Com uma energia frenética, São Paulo nos oferece uma verdadeira imersão cultural e gastronômica. No feriado é hora de visitar pontos turísticos como os museus MASP e o MAM, provar quitutes, queijos e frutas no Mercado Municipal, descansar e curtir um show no Parque Ibirapuera.

O prédio do Masp é um cartão-postal da cidade de São Paulo e guarda um dos acervos de arte mais importantes da América Latina

O prédio do Masp é um cartão-postal da cidade de São Paulo e guarda um dos acervos de arte mais importantes da América Latina

Se for a sua primeira vez na Terra da Garoa, separe um bom tempo para conhecer a Avenida Paulista de uma ponta a outra, seja a pé ou de bike alugada. Por lá, tome uma taça de vinho no Mirante do SESC para conhecer a cidade de cima do terraço. Esse é um roteiro para se divertir em São Paulo com pouco dinheiro.

Para quem gosta de adrenalina e quer ver São Paulo de cima, suba até o 42° andar do edifício Mirante do Vale. No maior edifício do centro da capital paulista, decks de vidro e aço do observatório Sampa Sky proporcionam a sensação de flutuar a 170 metros do chão. Entrada a partir de R$ 40.


O Sampa Sky fica no 42° andar do Mirante do Vale, no Centro Histórico de São Paulo

O bairro da Vila Madalena é um deleite para quem curte barzinhos, brechós, antiquários e compras descoladas. Passe no Beco do Batman para apreciar e fotografar os grafites traçados por artistas de rua. Conheça também onde comer barato em São Paulo.

 

Morro de São Paulo

Primeiro, desça de avião no Aeroporto de Salvador. Depois navegue de catamarã nas águas do oceano atlântico até a paradisíaca Morro de São Paulo, no norte da Ilha de Tinharé. O percurso garante 2h30 de diversão e relaxamento até chegar na areia. Vale muito a pena conhecer no feriado de Tiradentes.

A Segunda Praia em Morro de São Paulo fica cheia para o luau

A Segunda Praia em Morro de São Paulo fica cheia para o luau

É fácil identificar o que fazer em Morro de São Paulo. Saindo do centro do vilarejo, estão a Primeira Praia (ideal para esportes aquáticos), a Segunda Praia (conhecida por sua vida noturna agitada), a Terceira Praia (boa para descansar com o pé na areia) e a Quarta Praia (considerada a mais bonita de lá).

Depois, vem a Praia do Encanto, também chamada de Quinta Praia. Entre ela e a Ilha de Boipeba fica Garapuá, uma vila de pescadores com praia e piscinas naturais formadas por recifes. Em dias de maré baixa, é o ponto perfeito para praticar snorkeling.

A tirolesa de Morro de São Paulo é uma das atrações mais populares da vila

A tirolesa de Morro de São Paulo é uma das atrações mais populares da vila

Com 340 metros de extensão, a tirolesa de Morro de São Paulo é considerada a maior do mundo com queda no mar. O trajeto é do farol até a Primeira Praia e dura cerca de 20 segundos. Para chegar lá, é preciso encarar uma trilha íngreme até o mirante. Aproveite para tomar um drink enquanto vê o pôr do sol.

O endereço para bater perna à noite e comprar artesanatos locais é a praça principal da cidade, onde sempre tem feirinha de artesãos. Listamos também os melhores restaurantes e hotéis em Morro de São Paulo.

Feriado é sempre bom para descansar e repor as energias. É só bater os olhos no litoral brasileiro para esquecer os problemas e o peso da rotina. Também é momento de fazer trilhas, subir montanhas, descobrir grandes histórias e viver excelentes experiências culturais. Aqui você encontra passagens aéreas baratas para dez destinos mais procurados para o feriado de 21 de abril

A 123milhas oferece as melhores hospedagens em destinos nacionais e internacionais. Planeje a sua viagem para o feriado de Tiradentes com a gente.