Dicas para o viajante

Cinco dicas essenciais para distrair as crianças em viagens de ônibus

10 de janeiro de 2023

Viajar com as crianças é a forma mais lúdica de apresentar o mundo aos pequenos. O contato com novas paisagens, culturas e sabores é essencial para o desenvolvimento da criançada e as férias são o momento ideal para fugir da rotina ao lado da família!

Para quem está planejando um passeio com os pequenos, o Conexão123 reuniu cinco dicas essenciais para entreter as crianças em viagens de ônibus, para uma experiência mais tranquila e sem imprevistos! Quer saber mais? Continue a leitura!

Você vai ler sobre

Viagem de ônibus com crianças: como entreter os pequenos

Se você pretende viajar de ônibus com as crianças, lembre-se de que elas estão sempre cheias de energia e costumam ficar entediadas, principalmente quando o trajeto é muito longo. Por isso é importante pensar em estratégias para tornar a viagem menos cansativa e para entretê-las.

O primeiro passo é fazer do caminho da viagem um momento gostoso em família. A partir daí, só diversão! Se está na dúvida se precisa ou não de autorização para viajar com as crianças, clique aqui e confira as principais regras.

Agora, confira com o Conexão123 cinco dicas indispensáveis para sua viagem de férias! Boa leitura!

Atenção à alimentação

A criançada, quando está com fome, fica inquieta. Para fazer uma viagem de ônibus com as crianças mais tranquila, não esqueça de planejar os lanchinhos e a hidratação de todos! Dê preferência para comidinhas que não estraguem facilmente. Bolachas, biscoitos, sanduíches, frutas, castanhas e barrinhas de cereal são a melhor pedida.

Além disso, algumas crianças podem sentir enjoo durante a viagem de ônibus, principalmente em longos trajetos. Para evitar esse possível desconforto, o ideal é consumir refeições leves, no máximo uma hora antes da viagem. 

Brincadeira de contar carros

Incluímos em nossa lista de dicas uma das brincadeiras mais divertidas para viagens com crianças. A dinâmica é bem simples e conhecida. Cada participante escolhe uma cor ou um modelo de carro e a contagem é iniciada. A partir de então, olhos atentos da estrada: localize automóveis que tenham a mesma característica que você escolheu. 

Cinco dicas essenciais para distrair as crianças em viagens de ônibus | Mãe e filha | Conexão123

Inclua brincadeiras e jogos divertidos nas viagens de ônibus com os pequenos | Foto: Divulgação

Ao final do percurso, aquele que tiver anotado mais veículos é o grande vencedor. Pode-se, para tornar a brincadeira ainda mais interessante para os pequenos, pode ser definida uma premiação para o vencedor, como um sorvete.

Clique aqui se você quer fazer uma viagem de ônibus mais confortável! 

Os jogos favoritos das crianças baixados no celular ou tablet

Sem dúvidas, os aparelhos eletrônicos são uma mão na roda na hora de distrair a criançada. Videogames portáteis, smartphones e tablets são capazes de manter as crianças entretidas por horas. 

Baixe os jogos favoritos delas, lembrando sempre de ter uma boa variedade para que elas não enjoem. Alguns ônibus de viagem já são equipados com Wi-Fi, o que significa que também é possível assistir a desenhos em plataformas de streaming.

Porém, algumas crianças podem sentir enjoo ao olhar muito tempo para a tela dentro de um veículo em movimento. Fique atento aos sinais dos pequenos e proponha pausas durante a atividade.

Livros de desenho e para colorir

Uma dica infalível é ter um pequeno kit para desenho e pintura. Que tal sugerir que a criança desenhe as paisagens que ela observa do ônibus? Dá para brincar também com a imaginação delas, desafiando-as a imaginar como são os pontos turísticos do destino para onde estão indo.

Considere ainda os livros para colorir, uma atividade lúdica que estimula a criatividade e ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade nas viagens de ônibus.

Cinco dicas essenciais para distrair as crianças em viagens de ônibus | Mãe com bebê | Conexão123

Outra dica infalível é ter um pequeno kit para desenho e para colorir

Jogo Quem Sou Eu

Clássico de adivinhação, no jogo “Quem Sou Eu” você dá dicas sobre uma pessoa, lugar ou objeto para que as crianças adivinhem. A brincadeira certamente vai estimular a imaginação de todos durante o percurso da viagem. 

Não há regras fixas, você pode pedir para um dos pequenos pensar em algo e todos tentarem adivinhar, fazendo perguntas criativas, com respostas de sim ou não. Por exemplo, se a palavra for carro, a pessoa pode perguntar se é um objeto, se é pequeno ou grande, duro ou mole, se tem várias cores, entre outros.

E aí, gostou das nossas dicas para entreter as crianças em viagens de ônibus? Agora você já pode adquirir passagens baratas na 123milhas! Para reservar sua viagem de ônibus na 123milhas, basta acessar o site da plataforma e clicar na opção “Ônibus”, no menu horizontal superior. Boa viagem!