Dicas para o viajante

Viagem com crianças: dicas para viajar de forma segura

27 de julho de 2022

Na hora da organização do tão esperado passeio, é preciso ter ainda mais atenção em uma viagem com crianças.

O percurso pode envolver longas horas num carro, ônibus ou avião, além da mudança na rotina, o que pode provocar estresse, se o passeio não for bem planejado. 

Para os pequenos, viajar em família pode trazer melhoras no comportamento, aumento da capacidade cognitiva e da criatividade, entre outros benefícios. Além disso, as atividades ao ar livre têm o poder de reduzir os níveis de ansiedade e melhorar a atenção da criançada.

Pensando nisso, o Conexão123 preparou algumas dicas indispensáveis para ajudar nos preparativos e também na escolha do destino. Confira!

Você vai ler sobre

Viagens com crianças: planejamento é o primeiro passo

Viajar é pra todos, inclusive para os pequenos! Mas, antes de começar sua jornada turística com as crianças, é de suma importância planejar: pesquisar sobre as opções de roteiro mais adequadas tendo em vista a idade dos viajantes mirins, os meios de transporte, a hospedagem, os passeios e as atividades programadas. 

Dessa forma, é possível minimizar as chances de imprevistos, que podem causar perrengues durante a viagem, garantindo, assim, uma experiência segura e divertida.

A escolha do destino para a viagem em família deve ser feita considerando uma série de variáveis, sendo o meio de transporte, a hospedagem e a idade dos envolvidos os mais importantes deles. 

Se optar por uma viagem pela estrada, ter autonomia no trajeto é importante. Portanto, uma dica é prezar pelo aluguel de carros. Faça paradas em locais estratégicos, para que os pequenos possam se alimentar e ir ao banheiro. Além disso, parar a cada duas horas de viagem de automóvel ajuda o motorista a se manter descansado e alerta, evitando acidentes.

Dicas para viajar com as crianças de forma segura | Família se preparando para viajar | Conexão123

As férias escolares são tempo de descanso, muita diversão e momentos familiares

Preciso de autorização para viajar com as crianças?

A autorização não é necessária quando a criança estiver na companhia dos pais, responsáveis ou parentes até terceiro grau, comprovado o parentesco por meio de documentos válidos legalmente.

É bom lembrar que, em todas as situações (viagens de carro, ônibus ou avião), os viajantes devem portar documento de identificação dos pequenos. As crianças e os adolescentes que não tiverem carteira de identidade devem viajar com a certidão de nascimento original ou autenticada.

A autorização é obrigatória para crianças menores de 12 anos que forem viajar desacompanhadas ou na companhia de pessoas que não sejam seus parentes até o terceiro grau (irmãos, tios e avós).

Para quem for embarcar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, por exemplo, os pais e responsáveis devem se atentar aos seguintes documentos: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor. 

Além disso, os pais devem portar documento que comprove o parentesco. A regra vale também em caso de viagem com os avós, irmãos e tios. O adolescente maior de 12 anos não necessita de autorização para viajar no território nacional, bastando portar documento de identidade original ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).

A mala ideal para uma viagem com a criançada

A dica é preparar uma bagagem prática, para facilitar os deslocamentos. Faça malas mais enxutas, mas não deixe de incluir os itens essenciais:

  • lenços umedecidos
  • fraldas
  • chupetas e mamadeiras
  • comidinhas
  • protetor solar
  • creme hidratante
  • kit de primeiros socorros
  • sacos plásticos (para fraldas e se alguma roupa sujar muito)
  • brinquedos
  • baterias extras
  • aparelhos eletrônicos para ajudar a distrair a criançada
  • casacos e agasalhos extras
  • roupas impermeáveis
  • roupas de banho
  • acessórios de praia (guarda-sol, cadeiras e cangas)
  • cadeirinha/carrinho de bebê

Principais dicas para uma viagem de férias perfeita com as crianças

Considere os pontos abaixo na hora de planejar suas férias com as crianças e escolher o destino ideal para a viagem em família.

  • Conferir a infraestrutura do hotel – pesquise as melhores opções de hospedagem levando em consideração se as instalações são adequadas para receber os pequenos
  • Comidinhas de bebê – no caso de uma viagem aérea, diversos aeroportos permitem que leite materno e comidinhas de bebê sejam transportados em vasilhas com mais de 100 ml. Vale a pena checar como é o procedimento no aeroporto pelo qual você vai viajar
  • Cadeirinha para carro – segundo a Lei 14.071/20, crianças menores de 10 anos de idade devem ser transportadas obrigatoriamente em cadeirinhas. A exceção são aquelas que já atingiram altura de 1 metro e 45 centímetros antes dos 10 anos. Para incluir o equipamento no carro alugado, é necessário que você solicite o acessório no momento que for retirar o veículo na agência Localiza. Esse serviço é tarifado e você deverá realizar o pagamento pela inclusão à parceira
  • Revisão – se for uma viagem de automóvel, não esqueça de fazer a manutenção do carro antes de viajar. Verifique os recursos básicos, como freios, acelerador, motor, pneus, parte elétrica, entre outros

Como localizar uma criança perdida

Preocupado que as crianças possam se perder durante os passeios? A melhor alternativa é colocar uma etiqueta no braço dos pequenos com seus nomes e telefones de contato. Assim, se forem encontradas, você poderá facilmente ser contatado. Também há a opção de um rastreador GPS. Coloque-o junto ao pulso ou à mochila da criança e rastreie-a por meio de um aplicativo.

Viagem com crianças: a importância do seguro-viagem

Para tornar a viagem com os pequenos ainda mais segura e garantir auxílio em caso de emergências, contratar um seguro-viagem faz toda a diferença.

A principal função desse tipo de seguro é oferecer atendimento médico e hospitalar em casos de emergência, urgência ou doença no decorrer da viagem. Além disso, também se aplica para despesas odontológicas e outras opções, dependendo do tipo de contratação.

Esse tipo de serviço é mais procurado por pessoas que viajam ao exterior (em alguns países, não é permitido entrar sem o seguro, por exemplo), mas para quem tem filhos pequenos é uma excelente forma de se resguardar até mesmo em viagens domésticas. Alguns planos cobrem ainda extravio ou roubo de bagagem, e assistência em caso de overbooking. Uma mão na roda para quem passeia com crianças!

Confira no site da 123milhas quais as melhores opções disponíveis para o seu seguro-viagem.

Dicas para viajar com as crianças de forma segura | Crianças andando de bicicleta | Conexão123

O seguro-viagem é fundamental, principalmente para viagens com crianças

Bateu aquela vontade de viajar? Conte com a 123milhas! As melhores condições de passagem e hospedagem, além de promoções imperdíveis para você conhecer os lugares mais incríveis do Brasil e do mundo.