Lugares para conhecer

Aniversário de São Paulo: quatro curiosidades sobre a cidade

23 de janeiro de 2023

Em  25 de janeiro é comemorado o aniversário da capital do estado de São Paulo. Em 2023, a metrópole completa 469 anos de história.

Também conhecida como “Terra da Garoa”, a cidade tem muitas curiosidades que poucos conhecem.

Venha com o Conexão123 saber mais sobre o aniversário de São Paulo!

Você vai ler sobre

História de São Paulo

A fundação da cidade de São Paulo aconteceu no local hoje conhecido como Pátio do Colégio, no dia 25 de janeiro de 1554. A edificação foi construída pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas que viviam na região.

A cidade foi, aos poucos, ganhando centralidade econômica e política e tornou-se capital da província em 1815. A intensificação de migrantes e do desenvolvimento econômico de São Paulo aconteceu, principalmente, durante o ciclo do café. O avanço da industrialização e urbanização consolidou o papel do município na economia regional e nacional, chegando, atualmente, à classificação de cidade global. 

Quatro curiosidades sobre São Paulo 

A cidade mais populosa e frenética do Brasil é recheada de fatos e histórias interessantes. O Conexão123 separou algumas curiosidades sobre São Paulo. Bora conhecer?

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo

São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro. Conforme a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o país produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil.

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo | Pizza | Conexão123

Para todo paulistano ou turista, pizzaria em São Paulo é um ponto de parada obrigatório | Foto: Divulgação

Criada há mais de 15 anos, a associação tem o objetivo de representar o setor de maneira organizada, além de promover eventos, como a Copa Brasileira de Pizzarias. Outra organização, a São Paulo Convention & Visitors Bureau, quantificou também em 2018 que os paulistanos chegam a consumir mais de 700 pizzas por minuto! É muita pizza! Além disso, estão espalhados pela cidade mais de 4.500 estabelecimentos que trabalham com esse alimento. Ficou com vontade? Conheça pizzarias temáticas em São Paulo.

Ainda segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o sabor que os paulistanos preferem, em ordem, são: mussarela, calabresa e portuguesa. 

Segundo a história, a primeira pizzaria da metrópole foi criada em 1910, pelo o pizzaiolo napolitano Carmino Corvino foi o proprietário da cantina Don Carmenielo. Ali, ele foi o primeiro a assar receitas tradicionais da sua terra natal, a Itália, em forno a lenha. Depois disso, não tardou quase nada para surgirem vários outros endereços no bairro. 

São Paulo é a quinta cidade com maior número de museus no mundo 

Existem 111 museus na capital paulista, com acervos que reúnem desde clássicas obras e exposições até coleções inusitadas. Essa quantidade faz com que São Paulo entre no TOP 5 de cidades com maior número de museus do mundo. A líder do ranking é Nova York, com 420 museus, seguida por Paris, com 353 museus e Tóquio, com 230.

São diversas instalações em Sampa que oferecem uma viagem no tempo e na história da arte, além de mostrar curiosidades sobre diversos objetos da cidade.

A Pinacoteca de São Paulo recebeu o título de primeiro museu de arte da cidade, pois seu acervo reúne diversas produções brasileiras de artes visuais. Ela está localizada no centro, perto da estação da Luz. O edifício foi construído em 1900, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, e depois acabou se tornando museu. O prédio manteve até hoje elementos marcantes do seu início e, mais tarde, ganhou toques da arquitetura moderna, necessários na ampliação do espaço. 

O Museu da Língua Portuguesa é um espaço de imensa importância para a nossa língua e cultura. É considerado a maior instituição que abriga a história e a cultura da língua luso-brasileira no mundo, com foco em levar informação e despertar o prazer do conhecimento. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na diversidade do idioma falado por mais de 260 milhões de pessoas no mundo.

São Paulo é a quinta cidade com maior número de museus no mundo | Museu da Língua Portuguesa | Conexão123

O museu da Língua Portuguesa também está no ranking levantado pelo TripAdvisor

Se você gosta de um passeio cultural, venha conferir outros museus em São Paulo

Existe uma aldeia indígena no município de São Paulo 

Na aldeia Tenondé Porã vivem cerca de 1.000 pessoas, e elas cultivam roças e cuidam de espaços coletivos para o fortalecimento da cultura guarani. A comunidade está situada no extremo sul do município de São Paulo, abrangendo parte das cidades de Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. Possui também trechos em sobreposição com duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, do município de São Paulo, e o Parque Estadual da Serra do Mar.

Dentro da aldeia há escola estadual, posto de saúde e um centro de cultura. O mais interessante é que dá para programar uma visita e levar a família ou os amigos para conhecer melhor os costumes desse povo. 

Como parte das atividades da visitação na Tenondé Porã, há passeios que ligam diferentes aldeias. Alguns desses passeios podem ser realizados via trilha na mata ou, no caso de aldeias que estejam próximas à margem da represa, podem ser feitos de barco. 

Os interessados em realizar essas atividades devem informar especificamente no site de visitação da Tenondé Porã.

Há uma plantação de café próximo à Av. Paulista 

São Paulo tem um cafezal com 1.536 pés, próximo da Avenida Paulista, no Instituto Biológico. O plantio iniciou-se em 1954, com duas mil mudas de café, que seriam usadas para estudos e pesquisas científicas.

No início da década de 20, uma praga atingiu os cafezais de São Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda de produção. E, em pouco tempo, se alastrou para todo o estado e o resto do país. 

Foi no ano de 1924 que criaram uma comissão para averiguar os estragos causados pela praga e estabelecer normas para o controle. Essa comissão conseguiu bons resultados em seus estudos, dando origem ao Instituto Biológico, fundado em 26 de dezembro de 1927.

Atualmente, o instituto, que fica na Vila Mariana, zona sul, tem uma área de 10 mil metros quadrados de plantação. De todas as grandes metrópoles da América Latina, São Paulo é a única cidade totalmente urbana a possuir uma plantação de café desse porte. 

Todos os anos, entre maio e junho, o instituto realiza o evento “Sabor da Colheita”. Um ato simbólico que marca o início da colheita do café no estado. Nesse período, as pessoas são convidadas a colher e conhecer técnicas de produção. 

Para os apaixonados por café, o local é, sem dúvida, bem convidativo. As pessoas podem fazer a visita gratuita e conhecer de perto a árvore que produz um dos mais consumidos grãos em todo o Brasil. No entanto, é preciso agendar a visita com antecedência, combinado? 

O cafezal do Instituto Biológico está localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, na Vila Mariana. 

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Gostou de conhecer as curiosidades da cidade de São Paulo? 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros.