Lugares para conhecer

Semana do Meio Ambiente: Parques Nacionais para curtir a data

31 de maio de 2022

Os sete primeiros dias do mês de junho recebem um destaque especial em todo Brasil, com a celebração da “Semana Nacional do Meio Ambiente”. A data tem uma importância tão grande que foi instituída através do decreto presidencial Nº 86.028, em 1981.

Por isso, o Conexão123 separou cinco Parques Nacionais para você conhecer, aprender e experimentar as maravilhas naturais do nosso país. 

Você vai ler sobre

 

Semana Nacional do Meio Ambiente

A data escolhida para a “Semana Nacional do Meio Ambiente” foi inspirada no dia 5 de junho, quando no mundo inteiro se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Aqui no Brasil, a celebração serve como incentivo à participação da comunidade na preservação desse patrimônio natural do país.

E nada mais justo, afinal, nosso território é riquíssimo em matas, praias, montanhas, falésias, fauna e flora diversas e repletas de belezas, que atraem turistas do mundo inteiro. Inclusive, esses recantos da natureza são fundamentais para nossa qualidade de vida e crescimento do turismo.

Como brasileiros, temos o privilégio de aproveitar esse precioso ecossistema mais perto de nós! Você já conhece algum Parque Nacional? Então, aproveite as nossas dicas e escolha um dos destinos para celebrar a data em melhor estilo.

Mas se você já conhece e sabe como é gostoso curtir momentos de lazer e aventuras nos Parques Nacionais brasileiros, continue por aqui e programe sua próxima aventura ecoturística! 

 

O que são Parques Nacionais?

A definição foi dada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e diz que um Parque Nacional é uma área natural protegida, geralmente com grande extensão e de propriedade do poder público. 

O objetivo desses locais é basicamente preservar os ecossistemas nativos, que são ecologicamente relevantes para a sociedade como um todo. 

Graças às infinidades de belezas naturais que podemos encontrar nesses territórios, eles são abertos para visitação, inclusive com intuito de educar o público sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Veja agora os Parques Nacionais mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros.

 

Chapada dos Veadeiros (GO)

O coração do Centro-Oeste brasileiro, mais precisamente o estado de Goiás, guarda um verdadeiro tesouro natural repleto de belíssimas paisagens. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros conta com cachoeiras, mirantes, cânions, trilhas e muitas outras atrações para quem quer experimentar uma deliciosa aventura em meio ao cerrado.

Semana do Meio Ambiente: Cinco Parques Nacionais para curtir a data | Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Conexão123

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reserva momentos únicos e paisagens belíssimas

 

Por lá, o turista encontra quedas d’água com mais de 30 m de altura, que desaguam em piscinas naturais de águas transparentes em tons de azul-turquesa. A paisagem rochosa mistura-se com as matas ciliares e os campos floridos de sempre-vivas e canelas de ema, formando alguns dos cenários paradisíacos do parque.

Consegue se imaginar neste paraíso? Então leve toda família, pois o local possui estrutura para diversos passeios. Confira nosso guia de turismo na Chapada dos Veadeiros e saiba o que fazer, como chegar e quanto custa viajar para o destino.

 

Chapada dos Guimarães (MT)

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, abriga em sua extensão uma diversidade incrível de paisagens.  Suas formações geológicas são muito peculiares: elas têm origem num misto de desértica e marinha. Isso significa que milhões de anos atrás, o parque já foi um mar e um deserto!

Mas além dessas curiosidades, o lugar encanta por suas belezas naturais que atraem turistas do mundo inteiro para o nosso país. Se você procura atividades na Semana do Meio Ambiente, a Chapada dos Guimarães vai te conquistar.

Semana do Meio Ambiente: Cinco Parques Nacionais para curtir a data | Parque Nacional da Chapada dos Guimarães | Conexão123

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado no estado do Mato Grosso

 

O lugar é diferenciado: dentre as diversas possibilidades de lazer, há um circuito de cachoeiras que leva os turistas pelas mais diversas quedas d’águas do parque, trilhas e até uma “cidade de pedra”, onde é possível percorrer, de carro, estradas entre paredões de até 350 m de altura. O passeio é a garantia de uma viagem incrível! 

 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Mudando um pouco o cenário, porém não muito longe das nossas belezas tropicais, temos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O local é famoso pelas dunas de areia fina e branquinha que se estendem por quilômetros e os lagos que se formam entre elas por conta das chuvas.

Situado no estado do Maranhão, o parque e suas paisagens são de uma exuberância natural de tirar o fôlego, que se completa com as praias de água cristalina, tão calmas que parecem piscinas. O ambiente perfeito para relaxar sob o sol do nordeste.

Semana do Meio Ambiente: Cinco Parques Nacionais para curtir a data | Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses | Conexão123

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é famoso pelas dunas de areia fina e branquinha

 

Passeios de jipe pelas dunas, praias e lagoas são muito procurados pelos turistas que, além de se aventurar pelas formações de areia fina, podem parar e conhecer cada local com ótima infraestrutura.

Veja aqui como chegar, o que fazer e muito mais sobre os incríveis Lençóis Maranhenses!

 

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Considerado um verdadeiro paraíso na terra, Fernando de Noronha, em Pernambuco, possui beleza e diversidade biológica que conquistam os olhos, o coração e todos os sentidos dos visitantes. Por isso, é um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Com tamanha biodiversidade, a ilha pernambucana também é um local de preservação, e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é tão rico que se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Semana do Meio Ambiente: Cinco Parques Nacionais para curtir a data | Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha | Conexão123

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO

 

As praias de Noronha possuem águas mornas em tons de azul, e ainda propiciam uma deliciosa aventura em alto mar. Por lá, é possível mergulhar entre os peixes e corais e nadar com golfinhos e tartarugas marinhas.

Mas além dos recantos praianos, a ilha oferece muitos outros passeios e pontos turísticos. Para saber como aproveitar tudo, descubra tudo sobre Fernando de Noronha.

 

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Por último, mas tão incrível quanto todos os outros parques, está o local que abriga o esplendor das quedas d’água mundialmente famosas: as Cataratas do Iguaçu. O lugar oferece um cenário belíssimo, diversas atividades voltadas ao ecoturismo e uma deliciosa culinária típica.

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é procurado também pelos turistas que curtem esportes radicais. Por lá, é possível  praticar rafting, rapel, escalada, passeios de barco em meio às quedas d’água e outros passeios inesquecíveis.

Veja como aproveitar esse riquíssimo Parque Nacional paranaense com o turismo em Foz do Iguaçu: guia de viagem

Curtiu nossas dicas especiais para a Semana do Meio Ambiente? Conte com a 123milhas para fazer as melhores viagens para destinos incríveis do Brasil e do mundo!