Dicas para o viajante

Dicionário de seguro-viagem

7 de março de 2022

Você tem dúvidas sobre o vocabulário relacionado às documentações necessárias em viagens? Confira o dicionário de seguro-viagem e fique por dentro de todos os detalhes sobre planos, tipos de cobertura e outras especificações.

 

Seguro-viagem internacional

O seguro-viagem internacional é o mais comum, pois vários países exigem a contratação para a entrada de estrangeiros. Alguns lugares como Estados Unidos e México, por exemplo, não têm a obrigatoriedade, porém não é recomendável viajar para o exterior sem adquirir um. Caso aconteça alguma eventualidade como cancelamento ou emergências médicas, você evitará complicações e despesas maiores se já tiver contratado o serviço. Confira os países onde o seguro-viagem é obrigatório.

Com a pandemia de Covid-19, tornou-se ainda mais necessário. Se você contrair a doença durante a viagem, provavelmente terá que alterar o voo, estender a estadia e talvez passar por consultas médicas ou comprar remédios. Um seguro-viagem com cobertura para a Covid-19 resolverá todas essas questões e você poderá embarcar com tranquilidade.

 

Seguro-viagem no Brasil

Brasileiros não têm a obrigatoriedade de contratar um seguro-viagem no Brasil. Entretanto, esse serviço é indicado para qualquer destino pois protege o turista de questões como cancelamento de voo, extravio ou perda de bagagens, acidentes, indenizações, etc.

 

Dúvidas frequentes

 

Para que serve o seguro-viagem?

O seguro-viagem é uma medida de prevenção e serve para evitar transtornos relacionados a possíveis complicações de viagens. Claro que ninguém embarca já planejando o que fazer em caso de imprevistos. Esse serviço ajuda você a resolver qualquer eventualidade e ainda evita que seu gasto seja ainda maior.

 

Qual o melhor seguro-viagem?

O melhor seguro-viagem é aquele que faz o viajante se sentir tranquilo. Durante a pandemia, por exemplo, a cobertura que abrange a contaminação garante que você encontre a assistência necessária se o teste der positivo durante o passeio.

 

Como calcular o seguro-viagem?

O cálculo do seguro-viagem é feito de acordo com o destino, idade e condições de saúde do viajante. Como a cobertura é diária, multiplica-se o valor de cada dia com os dias previstos para a estadia.

 

Principais termos

Apólice

Documento contratual emitido pela seguradora em que constam os direitos e obrigações do segurado e da seguradora.

 

Âmbito geográfico da cobertura

Os locais geográficos nos quais sua apólice de seguro é válida. Portanto, se o seu seguro indicar que sua área de cobertura é o Reino Unido, isso incluirá Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Ilha de Man e Ilhas do Canal. Se diz “em todo o mundo”, o mundo é seu! Atenção às exclusões na sua área de cobertura.

 

Franquia

É um valor fixo acordado entre você e a seguradora, que corresponde a um preço que você pagará caso algo aconteça. O que estiver dentro do valor da franquia é de sua responsabilidade. Por exemplo, no caso das despesas médicas, caso seu gasto seja menor do que o valor da franquia, a seguradora não cobre e você deve arcar com os custos; se o seu gasto exceder o valor, você deve pagar e terá o excedente ressarcido pela seguradora.

 

Bagagem

Todo volume acondicionado em compartimento fechado e que tenha sido despachado. Isso significa que mala de mão não é considerada bagagem.

Algumas modalidades de seguros-viagem garantem a assistência relacionada ao atraso, extravio, localização e danos às malas. Além de auxiliar na recuperação da sua bagagem, a seguradora também oferece o auxílio financeiro para as possíveis despesas do viajante até que seus pertences sejam entregues.

 

Cancelamento

Caso você (por motivos médicos ou pessoais) ou seu fornecedor (companhia aérea ou operador turístico) cancelem toda ou parte de sua viagem. A cobertura varia conforme o serviço contratado mas, no geral, a seguradora garante o reembolso de alimentação e hotel, multas (reembolsáveis ou não), indenização, etc. As regras estão disponíveis no contrato, então leia com atenção. É importante verificar principalmente os prazos e justificativas em situações de cancelamentos.

Algumas modalidades de seguros-viagem cobrem o reembolso relacionado aos gastos com atrasos e cancelamentos de voos

Algumas modalidades de seguros-viagem cobrem o reembolso relacionado aos gastos com atrasos e cancelamentos de voos

 

Doença de caráter súbito

Evento mórbido (de causa não-acidental) que precise de tratamento médico, que se manifeste durante o período de vigência da apólice e não se enquadre como evento ou doença preexistente.

 

Doença preexistente

Uma condição médica que o segurado possui no momento da contratação, mas que não é informada na proposta de contratação. Algumas modalidades de seguro garantem a cobertura das despesas médicas hospitalares relacionadas à condição de saúde.

 

Tipos de despesas

  • Extraordinária: despesa para a permanência forçada do segurado, em caso de impossibilidade de retorno ao seu país de origem, como roubo ou perda do passaporte, por exemplo.
  • Médica hospitalar: garante a indenização de despesas médicas, incluindo a hospitalar. Alguns seguros também incluem a cobertura odontológica. Serve tanto para destinos nacionais quanto internacionais.
  • Médica hospitalar para doença preexistente: cobre os gastos com atendimento urgente de alguma doença crônica ou preexistente. Não depende do segurado saber ou informar com antecedência a existência da condição de saúde.

 

Traslado médico

É usado para os gastos relacionados ao trajeto até um hospital ou clínica que possa atender o segurado.

 

Traslado de um familiar

Garante as passagens (de ida e volta) de algum familiar do segurado. Geralmente acontece quando a pessoa está viajando sozinha e fica hospitalizada por mais de 48h.

 

Regresso de menores

Caso o segurado fique hospitalizado e esteja viajando com uma pessoa com menos de 16 anos, garante que o menor desacompanhado possa retornar da viagem. Confira toda a documentação necessária para menores desacompanhados em avião.

O seguro-viagem dá assistência ao regresso de menores caso o segurado não possa retornar na data prevista

O seguro-viagem dá assistência ao regresso de menores caso o segurado não possa retornar na data prevista

 

Prorrogação de estadia

Além da cobertura relacionada à remarcação de passagens caso o segurado não possa regressar na data prevista, a prorrogação de estadia prevê que os gastos com hospedagem durante o período necessário.

 

Falha financeira

Significa falência ou liquidação do fornecedor.

 

Força maior

Um evento, ocorrência ou desastre inesperado que ocorre fora do seu controle.

 

Indenização

É quando você solicita à sua seguradora o pagamento de algo coberto pela sua apólice de seguro.

 

Redução

Se você tiver que interromper sua viagem em função de razões específicas, como doença súbita ou inesperada, lesão ou a perda de algum familiar. Esses motivos serão estipulados em sua apólice, portanto, verifique.

 

Repatriação médica

Usado caso você fique doente durante a viagem e sua seguradora precisar levá-lo para casa para tratamento. Existe também uma cláusula de repatriação funerária, para o caso de óbito do segurado.

 

Riscos excluídos

É tudo aquilo que o seu seguro-viagem não cobrirá. Esses devem estar claramente definidos nos seus documentos de apólice.

 

Sinistro

Ocorrência de algum evento caracterizado como risco coberto durante o período de vigência do seguro.

Seguros com cobertura para a Covid-19 garantem assistência caso você teste positivo durante a viagem

Seguros com cobertura para a Covid-19 garantem assistência caso você teste positivo durante a viagem

A cotação do seguro-viagem está disponível no site da 123milhas, onde você pode contratar a melhor seguridade para a sua viagem. Viaje com tranquilidade e aproveite ainda mais os passeios.