Blog 123

DICIONÁRIO DE SEGURO VIAGEM

dicionário de seguro viagem

Dando sequência à nossa série “Dicionários”, na qual já abordamos os termos da aviação aqui e aqui e os termos da hotelaria aqui, trazemos agora o dicionário de seguro viagem. Esperamos que seja útil para você, tanto quanto é o próprio serviço!

Âmbito geográfico da cobertura

Os locais geográficos nos quais sua apólice de seguro é válida. Portanto, se o seu seguro indicar que sua área de cobertura é o Reino Unido, isso incluirá Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Ilha de Man e Ilhas do Canal. Se diz “em todo o mundo”, o mundo é seu! Atenção às exclusões na sua área de cobertura.

Apólice

Documento contratual emitido pela seguradora em que constam os direitos e obrigações do segurado e da seguradora.

Bagagem

Todo volume acondicionado em compartimento fechado e que tenha sido despachado. Isso significa que bagagem de mão não é considerada bagagem.

Cancelamento

Quando você (por motivos médicos ou pessoais) ou seu fornecedor de viagens (companhia aérea ou operador turístico) cancelam toda ou parte de sua viagem.

Doença de caráter súbito

Evento mórbido (de causa não acidental) que precise de tratamento médico, que primeiro se manifeste durante o período de vigência da apólice e não se enquadre como evento ou doença pré-existente.

Doença pré-existente

Uma condição médica que o segurado possui no momento da contratação, mas que não é informada na proposta de contratação.

Franquia

Basicamente, é um valor fixo acordado entre você e a seguradora, que corresponde a um preço que você pagará caso algo aconteça. Digamos que o que estiver dentro do valor da franquia é de sua responsabilidade. Vamos tomar as despesas médicas como exemplo: se o seu gasto com despesas médicas for menor do que o valor da franquia, a seguradora não cobre e você deve arcar com os custos; se o seu gasto exceder o valor da franquia, você deve pagar a franquia de qualquer forma, mas terá o excedente ressarcido pela seguradora.

Falha financeira

Significa falência ou liquidação do fornecedor.

Força maior

Um evento, ocorrência ou desastre inesperado que ocorre fora do seu controle.

Indenização

É quando você solicita à sua seguradora o pagamento de algo coberto pela sua apólice de seguro.

Redução

Se você tiver que interromper sua viagem em função de razões específicas, como doença súbita ou inesperada, lesão ou a perda de algum familiar. Esses motivos serão estipulados em sua apólice, portanto, verifique.

Repatriação Médica

Se você ficar doente em sua viagem e sua seguradora precisar levá-lo para casa para tratamento. Existe também uma cláusula de repatriação funerária, para o caso de óbito do segurado.

Riscos excluídos

É tudo aquilo que o seu seguro viagem não cobrirá. Estes devem estar claramente definidos nos seus documentos de apólice.

Sinistro

Ocorrência de algum evento caracterizado como risco coberto durante o período de vigência do seguro.

Possui dúvidas sobre o dicionário de seguro viagem? Mande sua pergunta para nós, será um prazer respondê-lo(a)!

E quando for contratar seguro para sua próxima viagem, conte sempre com a 123Milhas e fique tranquilo(a)! Contamos com a parceria da AssistCard, uma das maiores operadoras internacionais do ramo. 

Gostou? Compartilhe:

Comentários