Dicas para o viajante

Conheça sobre classes de voo e entenda suas diferenças

7 de julho de 2021

No Brasil, qualquer voo doméstico é feito em uma mesma classe: a econômica. Por isso, o que muda por aqui são as tarifas, que podem ser mais flexíveis, em caso de desmarcação ou remarcação de viagem, por exemplo, ou bem restritas – e é por isso que, nos voos domésticos, existem vários preços para um mesmo trecho, em um mesmo avião. Mas, quando falamos de voos internacionais, a coisa muda de figura. Alguns aviões comportam a chamada “classe executiva” – também conhecida como business class – e há os que abrigam a famosa “primeira classe”, sonho da maioria dos mortais, por toda a experiência ímpar de voar que proporcionam. Portanto, neste texto, conheça sobre classes de voo e entenda suas diferenças.

Para começo de conversa, como se diz, é importante e óbvio dizer que o preço costuma ser diretamente proporcional ao tamanho do conforto quando o assunto é a escolha da classe em um voo. Às vezes, viajar de primeira classe pode significar um valor maior do que a própria viagem que você está programando fazer.

Mas como, diferentemente da passagem, sonhar não custa nada, vamos falar aqui sobre classes de voo para que você conheça os principais diferenciais de cada uma. Pode ser que, depois da leitura, você entenda um pouco mais sobre as restrições da econômica, mas goste do valor para poder aproveitar mais no destino.

Contudo, nada te impede de começar a se planejar para viajar na primeira classe em um “voo-sonho” no futuro, né? Então, embarque conosco nesta jornada, conheça sobre classes de voo e entenda suas diferenças.

Classe econômica

A classe econômica é a prova de que a lei da oferta e procura não funciona quando estamos a trinta mil pés de altura: essa é a classe mais procurada pelos passageiros e, ainda assim, a mais barata. Dá pra entender? 

Brincadeiras à parte, o negócio é o seguinte: a classe econômica ocupa a maior parte do avião, ou seja, tem mais assentos e uma tarifa de início igual para todos eles (só algumas taxas são variáveis, como as de flexibilidade de remarcação). A principal marca-registrada dessa classe são os assentos, muito numerosos e bem juntinhos: sua largura pode variar de 43 a 84 centímetros entre as poltronas, com uma variação de 71cm a 83cm para o espaço das pernas.

Ou seja: quem é grandão pode se sentir bem desconfortável em voos muito longos – e, nesse caso, andar pela aeronave é essencial para evitar dores nas pernas.

Algumas companhias oferecem o serviço de classe econômica premium, com benefícios (a custos adicionais) como assentos mais espaçosos, diferenciação das refeições, conteúdo exclusivo de TV e rádio e até kits de higiene.

Ela é uma ótima opção para quem não se importa muito com o conforto durante o voo. Tudo bem: todos querem viajar com o mínimo de conforto, e isso a econômica já traz; mas, se a melhor parte da sua viagem, a que te gera mais expectativa, for o destino, e não o caminho, não há muitos motivos para pisar em uma classe executiva, muito menos na primeira classe.

Já se você precisa ou quer muito mudar pra lá, saiba que…

Classe executiva 

Há rumores de que essa classe é um divisor de águas na vida do passageiro: quem voa de executiva nunca mais consegue voar de econômica.

Com o nome de business class, a executiva é substancialmente melhor do que a econômica, desde a qualidade das bebidas servidas (em copos que não são de plástico) até as refeições, servidas como em restaurantes: com prato, garfo e faca reais.

A largura e a distância entre os assentos chamam a atenção, já que a largura é de 86cm (2 a mais do que na econômica) e o espaço para as pernas pode chegar a 220cm – isso mesmo que você leu. Sem contar que todas as poltronas viram cama para que o conforto seja ainda mais expressivo, e as TV’s são consideravelmente maiores nessa classe.

Enquanto a econômica é o caminho para a realização de um sonho, a executiva já começa a ser o parque de diversões. Algumas companhias incluem nas taxas desses assentos até mesmo o traslado para o aeroporto e do aeroporto para a casa ou hotel. Grande parte das classes executivas também fornecem lounges diferenciados nos aeroportos para garantir o descanso de quem faz conexões longas.

Pronto. Se a executiva já te pegou de jeito, a primeira classe vai fazer seu coração derreter de emoção – principalmente se estivermos falando do voo no A380 da Emirates, que é de dar (literalmente) asas aos sonhos de viagem.

Primeira classe

É até difícil descrever uma primeira classe, mas vamos tentar: largura de 82cm de assento, 223cm para acomodar as pernocas – e isso quando não estamos falando de verdadeiros quartos dentro do avião, como é o caso dessa aeronave que citamos aí acima, onde as poltronas viram camas em boxes individuais.

Para quem gosta de comer bem, geralmente os pratos são preparados por chefs exclusivos e servidos por equipes excelentes. Alguns aviões, como o A380, ainda te dão kits de higiene que contemplam spa de banho completo (toalhas inclusas), chinelinhos e pijamas para garantir o sono dos justos – e dos ricos – durante o voo.

No entanto, como já mencionamos, voar na primeira classe pode sair (bem) mais caro do que uma viagem completa para uma família de quatro pessoas, por uma semana, em um resort all inclusive no nordeste brasileiro, por exemplo. Mas, para quem quer correr o risco de topar com uma celebridade saindo do bar (do próprio avião), vale a pena…(risos)

Por isso, antes de comprar seus bilhetes, é importante que você conheça sobre classes de voo e entenda suas diferenças.

E aí, qual vai ser a próxima classe do seu voo? Se quiser preços com até 50% de desconto na econômica e na executiva, vá sempre de 123Milhas!