Lugares para conhecer

O que fazer em Arraial do Cabo (RJ): passeios e pontos turísticos

4 de maio de 2022

Um município na Região dos Lagos, litoral carioca, ganhou a fama de “Caribe Brasileiro”, pois conta com inúmeras praias e paisagens de tirar o fôlego. Se você ainda não conhece ou não sabe o que fazer em Arraial do Cabo, venha se surpreender com esse lugar!

Ótimo destino para quem deseja descansar numa pousada tranquila à beira-mar ou para os que curtem trilhas, passeios e esportes aquáticos. Existe uma infinidade de opções para lazer e passeios em Arraial do Cabo.

Fique com a gente e confira tudo sobre esse destino encantador!

Você vai ler sobre

Principais atrações em Arraial do Cabo

É até difícil escolher o que fazer em Arraial do Cabo, pois além do mar com uma beleza impressionante e paisagens de tirar o fôlego, a cidade oferece muitas praias, atividades aquáticas, ao ar livre e pontos de mergulho.

Nas praias de Arraial é possível fazer passeios de 4×4 para visitar os mirantes e curtir as incríveis paisagens, que incluem um maravilhoso pôr do sol à beira-mar no fim de tarde.

O mar em Arraial tem uma peculiaridade que o torna ainda mais especial: um fenômeno chamado ressurgência, que ocorre quando correntes marinhas profundas sobem para a superfície dos oceanos. Isso permite que os visitantes contemplem a vida marinha e águas mais límpidas na superfície. 

Arraial também recebe espécies fantásticas de golfinhos, baleias e até orcas, que podem ser vistas nos passeios de barco.

À noite ainda é possível curtir os bares e restaurantes da cidade, passear pela Praça Daniel Barreto, que é bastante movimentada ou ainda dar uma esticada até Búzios e curtir as opções de balada na cidade vizinha.

O que fazer em Arraial do Cabo: pontos turísticos

Os principais pontos turísticos em Arraial do Cabo são suas belíssimas praias, que fazem do litoral do Rio de Janeiro um dos mais cobiçados pelos turistas. Confira agora as praias que você não pode deixar de conhecer em Arraial do Cabo.

Prainha

Arraial do Cabo já começa a surpreender os visitantes de primeira viagem logo na chegada à cidade, ao se depararem com a paisagem e o incrível mar azul de ondas calmas.

Os comerciantes locais também disponibilizam cadeiras de praia e guarda-sóis para os visitantes. O preço das coisas em Arraial costuma não ser muito alto, porém isso muda nos períodos de alta temporada.

A Prainha, como é conhecida a primeira praia vista ao chegar em Arraial, é um ótimo ponto para passar o dia, inclusive com crianças, pois conta com barracas de petiscos, comida e bebida.

Lá é possível visitar a famosa Gruta do Amor, uma pedra no mar que rende fotos maravilhosas, especialmente entre os casais apaixonados. Mas fique de olho nas marés, pois quando sobe o mar, chega a esconder a pedra e pode ser arriscado passar por lá.

O que fazer em Arraial do Cabo: passeios e pontos turísticos | A famosa escada da Prainha, Arraial do Cabo - RJ | Conexão123

A famosa escada da Prainha, uma das melhores praias em Arraial do Cabo – RJ

Praia do Pontal

Considerada uma extensão da Praia do Forte em Cabo Frio, a Praia do Pontal se tornou uma das queridinhas dos turistas que visitam Arraial do Cabo. Tanto por sua paisagem estonteante quanto pelas atividades de lazer disponíveis.

Entre elas estão: passeio de escuna, mergulho, 4×4 e outros. O mirante, que fica num morro acima da praia, também é bastante explorado através de trilhas que presenteiam os turistas com a magnífica paisagem.

Praia Grande

Com uma extensa faixa de areia, a Praia Grande é uma das maiores da cidade e costuma receber muitos turistas, pois oferece melhor infraestrutura com quiosques e barracas na areia com petiscos, comida e bebidas.

Uma boa dica é curtir o pôr do sol na Praia Grande, que costuma render fotos de uma vista memorável aos visitantes.

Praia do Farol

Numa área de preservação ambiental protegida pela Marinha brasileira, a Praia do Farol foi classificada como uma das melhores praias do país graças aos seus níveis de pureza da água, qualidade da areia e conservação da paisagem natural.

Por isso, na área, só é permitida pela Marinha a permanência máxima de 250 pessoas por vez, a cada 45 minutos. Mesmo assim, a visita é muito válida e a paisagem rende belíssimas fotos.

A Praia do Farol conta com visitantes muito especiais e os turistas que têm sorte conseguem ver o espetáculo natural das baleias, arraias e tartarugas marinhas.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Mais um cenário paradisíaco em Arraial do Cabo, Prainhas do Pontal é um dos cartões postais da cidade, graças à famosa escadaria de madeira que leva ao mar.

A vista do alto das escadas é impressionante e rende muitas fotos de lembrança desse destino maravilhoso.

O que fazer em Arraial do Cabo: passeios e pontos turísticos | Pontal do Atalaia - Cabo - RJ | Conexão123

A famosa Gruta do Amor fica localizada no Pontal do Atalaia

Praia do Forno

É um ponto bastante procurado pelos turistas que praticam mergulho com snorkel, pois é possível chegar bem perto da vida marinha no fundo do mar.

O acesso à praia pode ser feito de barco ou por uma trilha ecológica de fácil acesso por onde é possível contemplar a beleza natural das paisagens de Arraial.

Praia Brava

Com ondas fortes e uma curta faixa de areia, a praia faz jus ao nome que recebe, por isso é uma das menos frequentadas da cidade, tanto que nem há comércio e barracas nela.

Costuma ser visitada por alguns turistas que percorrem as trilhas para contemplar a bela vista, porém, fica o alerta: é importante ficar ainda mais atento para não ser pego de surpresa caso a maré suba.

Praia da Graçainha

Uma curiosidade sobre a Praia da Graçainha, é que ela só aparece quando a maré está baixa. Isso ocorre porque sua faixa de areia é muito curta.

Porém, quando está visível, é garantido que a paisagem faz a visita valer a pena, pois é um visual belíssimo da natureza e perfeito também para mergulhos de snorkel.

Para chegar à praia é preciso fazer uma pequena trilha de 10 minutos saindo à direita da Prainha.

Roteiro turístico em Arraial do Cabo

Para montar um roteiro completo, comece conferindo nossas dicas e escolha as praias que mais deseja conhecer. Em seguida, escolha as datas para viajar.

Arraial do Cabo é uma cidade bem frequentada o ano todo, especialmente nos períodos de férias escolares e feriados prolongados, quando a cidade está lotada de turistas.

Por isso, se você deseja descansar ou aproveitar esse paraíso com mais tranquilidade, aproveite a baixa temporada e visite a cidade.

Outra dica é conhecer as praias de Arraial no verão, pois o mar, normalmente, tem águas muito geladas, mas no calor ficam mais morninhas!

Agora veja as dicas do Conexão123 sobre onde comer e onde se hospedar em Arraial do Cabo. Pronto, assim o seu roteiro estará perfeito e organizado para essa e qualquer outra aventura!

Programe já sua viagem para curtir as belezas de Arraial do Cabo com os melhores preços de passagem ou pacotes de viagem pela 123milhas!