Lugares para conhecer

São João no Maranhão: veja mais sobre a festa junina do Bumba meu boi

23 de maio de 2023

A festa junina do Maranhão começa no dia 1º de junho e segue até o fim de julho. Mas, antes, já acontecem festejos de “esquenta”, o que coloca o São João no Maranhão como uma das maiores festas do Brasil! 

No entanto, não é só a duração da festividade que chama a atenção. Além de uma programação repleta de shows gratuitos, o São João do Maranhão conta com uma tradição famosa: o Bumba meu boi.

Já pensou em curtir os arraiais maranhenses, conhecer a cultura da região e ainda aproveitar os passeios turísticos? Confira no Conexão123 dicas para aproveitar este São João tão especial.

Conheça com o Conexão123

O São João em São Luís do Maranhão

Na sadia disputa sobre qual cidade faz o maior São João do mundo, São Luís, a capital do Maranhão, tem motivos para se colocar entre as favoritas. Afinal, são 66 dias de festa!  

O São João do Maranhão 2023 tem quase três meses de celebrações. Elas começam no início de maio, com o festival “Maranhão de Reencontros”, e vão até o dia 30 de julho, com apresentações na capital e em municípios maranhenses. 

Tantos dias de festa aumentam a vontade de conhecer, de perto, o São João no Maranhão, não é? Com a 123milhas você pode adquirir voos para São Luís  para ver, ao vivo, o que os maranhenses organizaram para as festas juninas.

Nestas festividades em homenagem a Santo Antônio, comemorado em 13 de junho; São João, em 24 de junho, São Pedro, cuja festa acontece na madrugada de 28 para 29 de junho e também a São Marçal, celebrado em 30 de junho, os maranhenses e turistas participam dos arraiás com danças e brincadeiras da cultura popular.

A mais famosa dessas tradições é o Bumba meu boi, uma manifestação artística da cultura popular brasileira que envolve música, dança, teatro e figurinos muito bem produzidos. 

São João no Maranhão: a festa junina do Bumba meu boi | Festa do Bumba meu boi | Conexão123

As festa do Bumba meu boi são apresentações musicais e teatrais

Os grupos de Bumba meu boi se apresentam em praças, ruas e palcos montados nas cidades maranhenses. Os participantes usam trajes muito coloridos, com destaque para as indumentárias de boi, que são ricas em detalhes e enfeitadas com bordados, miçangas e espelhos. As músicas são executadas com instrumentos típicos, como a matraca, a zabumba, o pandeiro e instrumentos de sopro. 

“Para os grupos de Bumba meu boi, o São João é o principal período do ano e, para o povo do Maranhão, o personagem principal da festa junina é o Bumba meu boi”, conta o músico e educador cultural Noel Carvalho, pesquisador da cultura do Bumba meu boi

Nos festejos, além das apresentações dos grupos de Bumba meu boi, há outras danças da cultura popular, por exemplo o tambor de crioula, o cacuriá e as quadrilhas. 

Nos arraiais maranhenses, os brincantes dançam e cantam ao som das músicas, contando a história do boi e interagindo com o público. Além da diversão, as festas têm uma grande variedade de comidas típicas.  

Em 2023, os arraiais vão movimentar a Vila Palmeira, Ceprama, Itaqui Bacanga, Nauro Machado, Ipem, Parque da Juçara, Bairro da Liberdade, Cidade Operária, Maiobão, João Paulo e Parque do Rangedor em São Luís. E, pela primeira vez, as cidades de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas terão arraiais montados pelo governo do Estado.

As apresentações do Bumba meu boi durante o São João são festas muito grandes e envolvem comunidades inteiras. Elas se preparam o ano todo para este momento, que atrai turistas do Brasil e do mundo todo. 

Por isso, a busca pelo Maranhão como destino de viagem tem aumentado, principalmente agora com a candidatura dos Lençóis Maranhenses para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade.

Turismo no Maranhão

O Maranhão é um estado do Nordeste do Brasil com grande diversidade de atrações turísticas. A capital, São Luís, também é conhecida como “Ilha do Amor” pelas belas paisagens que inspiram os casais apaixonados. A cidade é famosa pelas praias, arquitetura colonial preservada e festas tradicionais, como o São João.

Quem viaja ao Maranhão não pode deixar de visitar:

  • Centro Histórico de São Luís: reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, com ruas de paralelepípedos, casarões coloniais coloridos, igrejas e praças encantadoras. Vale a pena conhecer a Praça Gonçalves Dias!
  • Praias de São Luís: a cidade oferece praias de águas mornas e paisagens encantadoras. As mais populares são o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, a Praia do Olho d’Água e a Praia de São Marcos.
  • Alcântara: uma curta viagem de barco separa a capital São Luís da cidade de Alcântara, um local histórico com igrejas seculares, ruínas, museus e um rico patrimônio cultural. 
  • Chapada das Mesas: localizada ao sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é uma região de cerrado com cachoeiras, cânions, piscinas naturais e formações rochosas impressionantes. 
  • Lençóis Maranhenses: um dos destinos mais emblemáticos do Maranhão, os Lençóis Maranhenses são formados por paisagens de dunas brancas intercaladas com lagoas cristalinas. 
São João no Maranhão: a festa junina do Bumba meu boi | Lençóis Maranhenses | Conexão123

Lençóis Maranhenses são um dos mais belos destinos do país

Quer saber como curtir o São João no Maranhão e ainda visitar estes pontos turísticos? A 123milhas disponibiliza muitas formas de viajar ao Maranhão. Inclusive, quem quer apreciar as paisagens pelo caminho pode optar pelo transporte rodoviário até São Luís com o 123ônibus.

E se você quer aproveitar muitos dias de festa, conhecer as praias de São Luís e os outros pontos turísticos do Maranhão, a pedida é fazer um pacote com passagem aérea e hospedagem em São Luís.

Programação 2023 do São João no Maranhão

A festa junina de 2023 acontece em vários lugares do Maranhão. Na programação definida pela Secretaria de Cultura estão definidos os lugares em que ocorrem as apresentações dos grupos de cultura popular do São João no Maranhão

O cortejo de abertura da capital será no dia 26 de maio. A concentração começa às 16h, na praça Deodoro e a saída será às 17h. A travessia, um desfile pelas ruas de São Luís com a presença de bois de diferentes sotaques, acontece no dia 04 de junho. A concentração é às 15h e a saída às 16h, no Complexo Cultural Remessa. 

Nas demais localidades, a programação do São João no Maranhão 2023 será:

  • Ipem – 01/06 a 09/07
  • Ceprama –  08/06 a 11/06 e 15/06 a 18/06 
  • Vila palmeira – 08/06 a 11/06; 15/06 a 18/06 e 22/06 a 25/06
  • Cohatrac – 08/06 a 11/06; 15/06 a 18/06 e 22/06 a 25/06
  • Praça do anjo da guarda – 08/06 a 11/06 e 15/06 a 18/06 
  • Nauro Machado – 08/06 a 11/06; 15/06 a 18/06 e 22/06 a 25/06
  • Liberdade – 09/06 a 11/06; 16/06 a 18/06 e 23/06 a 24/06
  • Vila embratel – 15/06 a 18/06 e 22/06 a 25/06
  • Cidade Operária – 15/06 a 18/06 e 22/06 a 25/06
  • Maiobão – 15/06 a 18/06 e 22/06 – 25/06
  • Parque da Juçara – 16/06 a 18/06; 23/06 a 25/06 e 30/06 a 02/07
  • Capela de São Pedro – 29/06 
  • São Marçal – 30/06 
  • Parque do Forró –  14/07 a 16/07; 21/07 a 23/07 e 28/07 a 30/07
  • Imperatriz – 07/07 a 09/07
  • Pinheiro – 14/07 a 16/07
  • Timon – 21/07 a 23/07
  • Barreirinhas – 28/07 a 30/07

Saiba mais sobre o Bumba meu boi do Maranhão

A brincadeira do Bumba meu boi é uma representação teatral, musical e dançante que conta a história de um boi que é morto e ressuscitado. A trama envolve personagens, como o dono do boi (vaqueiro), a sinhá (dona do boi), o cazumbá (o vaqueiro que mata o boi), além do boi, outros vaqueiros e os indígenas. 

“Não se sabe ao certo como o Bumba meu boi começou”, conta o pesquisador Noel Carvalho. “O que se conhece é que a festa tem origem nas práticas culturais de povos africanos, indígenas e árabes, que começaram a misturar suas manifestações culturais”, explica Carvalho. 

A cultura se espalhou pelo Brasil e, em cada lugar, tem características específicas, como o Boi Bumbá, no Amazonas. Mas, no Maranhão, há a maior concentração de grupos dedicados a encenar a história do boi.

Grupos da cultura popular se organizam em diferentes sotaques, que são os estilos ou subgrupos, definidos de acordo com a região em que a festa acontece. Entre os sotaques do Bumba meu boi, no Maranhão, estão o sotaque da Ilha, o da baixada, o de zabumba, o de costa de mão, o de orquestra e o de matraca.

São João no Maranhão: a festa junina do Bumba meu boi | Personagens do Bumba meu boi | Conexão123

A comunidade se envolve com a festa do Bumba meu boi no São João

O Bumba meu boi ganhou reconhecimento da Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade. “Não é só um momento de apresentação artística, ele representa a devoção, espiritualidade e religiosidade, além de diversão para a comunidade”, relata Noel Carvalho. 

O São João no Maranhão tem festas muito grandes que envolvem as comunidades desde os preparativos, tal qual o carnaval e outras festas brasileiras. Para os ensaios do Bumba meu boi, entram em cena vários elementos, como a fogueira, a afinação dos instrumentos e as paneladas de comida. 

Agora que você sabe tudo sobre o Bumba meu boi, que tal programar uma viagem para conhecer o São João no Maranhão? Na 123milhas você pode adquirir passagens aéreas, hospedagens, pacotes e até alugar um carro para ir curtir o Bumba meu boi nas principais cidades maranhenses!

RESPOSTAS123

A festa do Bumba meu boi no Maranhão acontece durante o São João: em 2023, vai começar no dia 1º de junho e prosseguirá até o final de julho.

O Bumba meu boi é a principal manifestação da cultura popular durante as festas de São João, no Maranhão.

O São João no Maranhão é comemorado com festas que começam em maio e vão até julho e, entre elas, a principal é a do Bumba meu boi.