Lugares para comer

Lugares para comer em Tulum: melhores restaurantes

13 de março de 2023

Ao viajar para um destino com tradições e costumes diferentes, é comum tentar aproveitar ao máximo a estada, se inteirando da cultura e da história do local. Isso inclui também viajar na gastronomia. Para quem vai ao México, Tulum é o destino certo para tanto.

Tulum é um destino turístico com muitas belezas naturais, atividades extraordinárias e deliciosos pratos típicos. Por isso, o Conexão123 te conta quais são os melhores lugares para comer em Tulum, vamos lá? 

Conheça com o Conexão123

Gastronomia em Tulum

A gastronomia de Tulum é conhecida como comida yucateca, por reunir preparos tradicionais da Península de Yucatán. Essa cozinha regional incorpora muitos dos ingredientes utilizados tradicionalmente na cozinha maia, incluindo o milho, o chocolate, a abóbora, os chiles e os tomates.

Em Tulum, os restaurantes incorporam um toque fresco aos seus preparos, graças aos ingredientes do mar, uma vez que o destino fica localizado no Caribe Mexicano. Os pratos típicos mais comuns são:

  • Tikin Xic, um prato tradicional da Isla Mujeres. É um peixe preparado com ensopado de urucum, tomate, cebola e ervas
  • Camarões ao molho de alho
  • Cochinita pibil – Prato típico da culinária de Yucatán, e consiste em carne de porco marinada com achiote, laranja amarga e vários condimentos, cozinhada no forno, dentro de folhas de banana-da-terra
  • Salbutes – Tortilha frita inchada que é coberta com alface, abacate fatiado, frango ou peru desfiado, tomate e cebola roxa em conserva. Salbutes são originários da península de Yucatán e são um alimento básico em Belize
  • Poc-chuc – um prato mexicano de carne, comumente carne de porco, que é preparado em marinada cítrica e cozido em uma grelha
Lugares para comer em Tulum: melhores restaurantes | Poc-Chuc | Conexão123

O Poc-Chuc é um dos pratos clássicos da gastronomia de Tulum

Esses pratos típicos podem ser acompanhados de balché, uma bebida rica que consiste em um suco fermentado extraído da casca da árvore de mesmo nome, que você encontra em bares e restaurantes.

Em Tulum, você também pode encontrar os pratos típicos mais conhecidos da culinária tradicional mexicana, como tortilla, burrito, nacho, guacamole, entre outros.

Preparos feitos com ingredientes surpreendentes também se destacam, como ensopados preparados com javali, veado e peru.

Lugares para comer em Tulum: comida regional 

Confira agora as dicas dos melhores restaurantes em Tulum para apreciar a comida regional, com forte influência de Yucatán. 

Burrito Amor 

A primeira indicação de restaurante em Tulum fica por conta do magnífico Burrito Amor. Como o próprio nome já sugere, este é um estabelecimento que proporciona os melhores preparos de burritos, tortillas comumente recheadas com feijão e carnes, aos seus clientes. 

Mas além desse clássico da culinária mexicana, sugerimos também que experimente o aguachile (M$ 109,18), um prato bastante típico em Tulum. Ele é feito de camarão submerso em líquido temperado com pimenta chiltepin, suco de limão, sal, rodelas de pepino e cebola.

Situado no centro, o Burrito Amor pode ser facilmente encontrado na rua principal da cidade. Na casa também é possível encontrar guacamole, nachos, tacos e muito mais a partir de M$ 109,18! 

Endereço: Av. Tulum Mz 05-Lote 03, Tulum Centro, Centro, 77760 Tulum.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h.

Hartwood 

Considerado um dos melhores restaurantes da cidade, Hartwood é um lugar que alia a atmosfera rústica de Tulum com um toque de sofisticação e sabor. 

Ao longo da semana, os funcionários viajam para mercados e fazendas no interior do estado, onde coletam os ingredientes que permitem oferecer ao cliente um sabor inusitado, original de uma comunidade que existe há séculos na região. Os destaques do restaurante são:

  • Mahi Mahi e Caranguejo (M$ 254,76): o mahi mahi é um tipo de peixe bastante comum na região. O prato é servido com caranguejo e risoto de cebola e alho-poró assado. 
  • Wontons de Camarão (M$ 327,55): camarão crocante embrulhado em wonton, uma preparação que consiste em folhas muito finas de uma massa de farinha de trigo e ovos. É servido com molho de pimenta doce tailandês, sementes de gergelim e cebolinha. 

Proporcionando um clima aconchegante à luz de velas, o lugar é ideal para jantares, principalmente se esta for em uma viagem a dois. E tem mais: o Hartwood segue uma linha sustentável, portanto utiliza a energia solar para todas as suas atividades. Legal, né? 

Lugares para comer em tulum: comida regional | Cozinha do Hartwood Tulum | Conexão123

Todos os pratos feitos na cozinha do Hartwood Tulum são preparados em um forno à lenha ou na churrasqueira adaptada para o espaço | Foto: Divulgação

Endereço: Carretera Tulum Boca Paila 7-6Km, Tulum Beach, 77780 Tulum.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h às 22h.

Lugares para comer em Tulum: comida internacional 

Em Tulum é muito fácil encontrar a culinária típica local, pois a maioria dos restaurantes oferecem uma grande variedade de opções. Mas para aqueles que querem fugir das comidas apimentadas e transitar em uma zona mais “segura” e conhecida, também há alternativas. 

Vamos conferir outros dois restaurantes? 

Posada Margherita 

O Posada Margherita, além de ser uma hospedagem em Tulum, dispõe de um restaurante onde hóspedes e não hóspedes podem usufruir das deliciosas opções de pizza. 

Combinando a tradição culinária italiana e preparos com frutos do mar, o restaurante apresenta receitas de dar água na boca. Uma autêntica experiência italiana em Tulum. 

Informação importante sobre esse restaurante é que aceitam apenas dinheiro! 

A pizza de linguiça e a massa verde com camarão e abobrinha (M$ 254,76) são os pratos mais tradicionais da casa. O restaurante também oferece diversas opções de café da manhã.

Endereço: Carretera Tulum Boca Paila Km 4.5, Tulum Beach, 77760 Tulum.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 7h30 às 21h30.

Casa Banana

Um restaurante argentino, o Casa Banana foi inaugurado em 2007, quando Tulum era uma cidade muito pequena e rústica, mas com uma magia distinta. 

Com o apoio e atendimento de uma equipe diferenciada, o estabelecimento segue mantendo sua essência, criando uma atmosfera que remete aos primórdios de Tulum. Fiéis à importância dos sabores, enriqueceram ainda mais a proposta, tornando-o num dos locais mais populares e prestigiados da região.

O chorizo (M$ 109,18) e o provoleta (M$ 109,18) são sensacionais! Ah, e de sobremesa, não esqueça de pedir o Crème brûlée (M$ 145,58) e o crepe de doce de leite (M$ 145,58). 

Lugares para comer em Tulum: comida internacional | Restaurante Casa Banana | Conexão123

O carpaccio de pescado é um dos pratos presentes no menu do Casa Banana

Endereço: Carretera Tulum-Boca Paila Km. 7.5, Tulum Beach, Zona Hotelera, 77780 Tulum.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h à 01h. 

Lugares para comer em Tulum: comida barata

Depois de um dia de passeio pelas ruínas maias e cenotes, famosos pontos turísticos de Tulum, nada melhor que repor as energias experimentando as iguarias mexicanas nos diversos restaurantes da cidade. 

Existem muitas opções de restaurantes baratos em Tulum, assim você economiza sempre e ainda consegue saborear uma grande variedade de opções. 

Vamos conferir alguns?

Taqueria La Chiapaneca 

Tem uma das casas gastronômicas mais baratas de Tulum. Na Taqueria La Chiapaneca, os tacos custam a partir de M$ 90,98. Além de possuir um ótimo custo benefício, a comida é farta e saborosa.

O restaurante oferece pratos da tradicional culinária mexicana, como tacos, tortas, gringas, salbutes, empanadas e quesadillas. Dica: experimente os tacos al pastor e a empanada de queijo.  

Endereço: Calle Acuario Nte. 3, Tulum Centro, Tobiano, 77760 Tulum.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 23h. 

Lugares para comer em tulum: comida regional | Empanadas | Conexão123

Provar as famosas empanadas de queijo de Tulum é uma parada obrigatória

Molcajete 

O restaurante Molcajete está localizado no hotel Piedra Escondida, mas pode ser visitado por não hóspedes. 

No Molcajete você encontrará os melhores tacos de Tulum e a dica é experimentar os sabores camarão e polvo. 

As iguarias do menu chamam imediatamente a sua atenção por serem picantes e virem numa variedade de combo, custando a partir de M$ 145,58. Outros pratos principais custam a partir de M$ 363,94, como a Parrillada de Mariscos, e servem facilmente duas pessoas. 

Endereço: Carretera Tulum Ruinas, Av. Boca Paila Km 3.5, 77780 Tulum.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 22h.

Curtiu as sugestões dos restaurantes em Tulum? Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em hotéis e pacotes de viagem.

RESPOSTAS123

Burrito Amor, Hartwood e Casa Banana.

Escolha os quiosques à beira da praia ou aqueles que ficam em hotéis, as opções são de melhor custo-benefício.

Se você for fã da comida mexicana e frutos do mar, Tulum é uma ótima opção para você experimentar diversas combinações gastronômicas com influência de Yucatán.