Lugares para conhecer

Turismo LGBTQIAP+: destinos internacionais mais procurados

5 de julho de 2022

O turismo LGBTQIAP+ representa o acolhimento da diversidade, e a garantia de segurança para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou do gênero.. Esse nicho vem crescendo a cada ano, dado o avanço do diálogo sobre as questões que envolvem os direitos das pessoas LGBT+. Vamos conhecer algumas cidades no mundo que promovem o turismo LGBTQIAP+?

Você vai ler sobre

Turismo LGBTQIAP+ no âmbito mundial

O turismo LGBTQIAP+ é sobre um nicho específico do mercado de viagens que foca em promover acolhimento, segurança e personalização nos serviços e produtos turísticos. 

Refere-se a um conceito que é focado na inclusão, promovendo o respeito à diversidade, principalmente, no que tange à orientação sexual e identidade de gênero. 

Mundialmente, esse conceito é aplicado e trabalhado nas categorizadas “cidades LGBT”, ou seja, lugares em que há o exercício das leis que garantem os direitos das pessoas LGBTQIAP+.

Há muita discussão e debate a serem feitos, de modo que as legislações que garantem os direitos LGBTQIAP+ avancem mais e mais. Esse é um modo de proporcionar uma vida mais digna e também promover uma abertura para o turismo LGBTQIAP+.

Já falamos sobre destinos nacionais que são voltados para o turismo LGBTQIAP+. Vamos conhecer algumas opções de cidades internacionais?

Turismo LGBTQIAP+: Barcelona, Espanha

Barcelona, cidade cosmopolita da região da Catalunha, na Espanha, é um dos municípios europeus mais vibrantes, por conta de sua arte e arquitetura. Por lá, existem diversas opções de passeios e atrações para todos os gostos, inclusive, para os apreciadores de gastronomia. Conheça a Barcelona dos balcões!

A cidade, que é cenário de um dos filmes mais comoventes de Pedro Almodóvar, “Tudo sobre minha mãe”, também é uma das que apoia e investe em peso no turismo LGBTQIAP+. É lá que ocorre uma das paradas de orgulho LGBT da Europa: a Gay Pride Barcelona, que atrai, anualmente, mais de 250 mil pessoas.

 Turismo LGBTQIAP | Casas de Barcelona e a bandeira LGBT | Conexão123

Barcelona é um dos expoentes mundiais no quesito turismo LGBTQIAP+

Por lá, você encontra hotéis, bares, restaurantes, baladas e festivais que são muito frequentados e bem receptivos à comunidade LGBT. Um dos bairros que abriga esses e outros passeios é o Eixample, carinhosamente chamado de Gayxample.

Ao viajar para lá, você pode optar por hospedagens com localização privilegiada, perto dos principais pontos da cidade, como o Hotel Atlantis. Ele fica na área de Ciutat Vella, a poucos passos de La Rambla e Universidade de Barcelona. Este hotel fica a 0,4 km de Plaça de Catalunya e a 0,7 km de Passeig de Gràcia.

Turismo LGBTQIAP+: Cidade do Cabo, África do Sul

A Cidade do Cabo, situada na área portuária da África do Sul, é outro lugar no mundo que se destaca pela promoção do turismo LGBTQIAP+, voltado para o acolhimento de viajantes que estão na sigla. 

A África do Sul foi um dos primeiros países a proibir, por lei, a discriminação por orientação sexual, isso em 1996. Outro fato histórico aconteceu em 2006, quando  se tornou o primeiro país do Hemisfério Sul a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Essa decisão passou, claro, pela Cidade do Cabo, que abriga a capital legislativa da África do Sul. Além da importância política, o município é um lugar muito turístico, com belas baías, portos, praias e formações rochosas.

Turismo LGBTQIAP | Cidade do Cabo | Conexão123

A Cidade do Cabo reserva belezas naturais que encantam todos os turistas. Além disso, é outro bom exemplo de lugar que promove o acolhimento da comunidade LGBTQIAP+

O destino é bastante conhecido pela comunidade por sediar o Cape Town Pride, um dos festivais anuais que marca o orgulho LGBT. Além disso, o bairro mais frequentado pela comunidade é o De Waterkant, que concentra muitos estabelecimentos voltados ao público LGBT. 

Turismo LGBTQIAP+: São Francisco, Estados Unidos da América

São Francisco, cidade estadunidense localizada no litoral da Califórnia, é um marco na história da luta pelos direitos da comunidade. Inclusive, um dos símbolos mais importantes do movimento, a bandeira LGBT, foi criada na cidade, no ano de 1978, pelo artista Gilbert Baker. 

Outro fato histórico é que durante a II Guerra Mundial todos os soldados estadunidenses que eram suspeitos de serem homossexuais eram enviados a uma base em São Francisco, para que uma decisão fosse tomada. Muitos acabaram sendo dispensados e passaram a habitar a região. 

De acordo com a revista Time, 6,2% da população de São Francisco se identifica como parte da sigla LGBT, o que é 2,6 pontos percentuais acima da média nacional. É a urbe com mais pessoas da comunidade em todo o país. Não é atoa que a cidade foi apelidada de “capital gay dos Estados Unidos”.

O bairro do Castro, um dos primeiros bairros do mundo declarados LGBT-friendly, até hoje abriga diversas possibilidades de passeios, sejam gastronômicos, artístico-culturais, históricos ou de entretenimento. 

A cidade toda é repleta de simbologia da comunidade. Inclusive, existem ruas com monumentos dedicados a relembrar as pessoas LGBT assassinadas durante o nazismo, como é o caso do Pink Triangle Memorial. 

Turismo LGBTQIAP | São Francisco | Conexão123

Um dos mais importantes símbolos da comunidade LGBT, a bandeira do orgulho, foi criada em São Francisco

Visite São Francisco e se hospede em um dos locais mais charmosos da cidade, o Queen Anne Hotel, localizado na área de Western Addition, está a 10 minutos de caminhada de Van Ness Avenue e de The Regency Ballroom.

A arquitetura e a decoração do hotel fazem com que ele tenha um clima romântico perfeito para curtir com seu amor. Além disso, são 48 quartos individualmente personalizados e equipados com tudo para garantir uma estada confortável para sua viagem. 

Breve história do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ no mundo

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, voltado para levantar pautas importantes sobre os direitos e também para celebrar todas as formas de amor e de identidade de gênero.

Durante o período, podemos ver manifestações em diversas cidades do mundo, promovendo amplamente o turismo LGBT. Além disso, em 28 de junho ocorre o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, uma data reconhecida internacionalmente.  

Em 1969, os frequentadores do bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York, começaram uma série de manifestações contra a repressão policial na comunidade LGBT, assim se deu a Revolta de Stonewall.

Tanta mobilização foi um marco importante para que as lutas contra a violência e a discriminação das pessoas LGBTQIAP+ começassem a efervescer não só nos EUA, mas em muitos outros países ao redor do globo. 

Entendendo a sigla LGBTQIAP+

A sigla que identifica a comunidade LGBT passou por diversas mudanças, de acordo com o avanço das discussões sociais. Hoje, conhecemos a LGBTQIAP+ englobando pessoas: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e pansexuais. 

O sinal de mais significa outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero que podem derivar dos espectros das letras da sigla, por exemplo, pessoas não binárias. 

Falar sobre turismo LGBTQIAP+ é uma maneira de colocar em pauta o direito de viajar com segurança e acolhimento, com foco nas pessoas pertencentes à comunidade. 

Gostou de saber mais sobre os destinos nacionais que abrem espaço para o turismo LGBTQIAP+? Conte com a 123milhas para planejar e realizar a sua viagem dos sonhos!