Museu do Vinho e da Gastronomia em Borgonha, França
Borgonha sediará novo museu do vinho e da gastronomia

Borgonha sediará novo museu do vinho e da gastronomia

26 de abril de 2022

A capital da Borgonha, Dijon, vai inaugurar o Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin em maio de 2022. Considerado o grande museu do vinho e da gastronomia, a atração de enoturismo e de turismo gastronômico contará com mais de 250 rótulos da bebida apreciada mundialmente. O Conexão123 traz para você os detalhes da novidade internacional. 

 

Você vai ler sobre


Turismo em Borgonha: Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin

Após mais de dez anos de planejamento e construção, o Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin, em Dijon, será inaugurado oficialmente em 6 de maio de 2022. Ao todo, 250 milhões de euros foram investidos em um espaço de 1.750 dedicados à gastronomia francesa e ao vinho. 

Construído no antigo local do Hôpital Général de Lyon, o museu proporcionará diversas atrações aos turistas, dentre elas degustação da bebida, com mais de 250 rótulos de vinhos da Borgonha disponíveis. Aliás, a expectativa é atrair cerca de um milhão de visitantes por ano. 

Além disso, a Ferrandi Paris Cooking School disponibilizará aulas de culinária em inglês e o restaurante La Table du Chef, do borgonhês três estrelas Michelin Éric Pras, oferecerá ao visitante pratos típicos. O viajante ainda contará com uma livraria especializada em vinhos e na gastronomia francesa.

Localizado perto dos principais vinhedos da Borgonha e da Route de Grand Crus, o acesso ao museu está a cerca de duas horas de trem de Paris. Aliás, outra novidade aos turistas é o próprio hotel do Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin que, em 2023, terá piscina, spa e restaurante. 

Borgonha sediará museu do vinho e da gastronomia | Imagem do projeto do Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin | Conexão123

O Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin reunirá mais de 250 rótulos de vinho

Conheça a Borgonha 

Diversos motivos levam viajantes do mundo todo à Borgonha. Situada no centro-leste da França, a história desse destino conta com a participação de muitas civilizações, dos povos celtas das tribos dos gauleses, romanos e galo-romanos aos bárbaros e burgúndios.

Campos de vinhedos, rica gastronomia, lindas vilas e a herança arquitetônica compõem o turismo na Borgonha. O charme dos vinhos é devido à enorme variedade de uvas cultivadas no local. As notas da bebida apresentam sabores inconfundíveis com aspectos singulares de amora e violeta, e gosto terroso como da beterraba e do funghi.

 

Listamos três atrações turísticas para você visitar quando for às terras borgonhesas:

 

  • Hospices de Beaune ou Hôtel-Dieu: após a guerra dos 100 anos, o diplomata francês Nicola Rolin e sua esposa Guigone de Salins construíram o hospital para atender a população carente de Beaune, em 1443. Atualmente é um museu aberto para a visitação;
  • Castelo du Clos de Vougeot: considerado monumento histórico desde 1949, é sede de uma das mais ilustres sociedades de apreciadores de vinho do mundo;
  • Cascades du Hérisson: o local abriga sete cachoeiras, em um trajeto de 3,7 km de comprimento e 255 metros de altura.

 

Vimos que a Borgonha reúne diversos atrativos aos viajantes. Aproveite e  conheça Paris, a cidade-luz. E também descubra o enoturismo no Brasil. 

 

Para vivenciar essa e outras experiências turísticas mundo afora conte com a 123milhas

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!