Dicas para o viajante

Como enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem

Durante uma viagem ao exterior é comum surgir a necessidade de enviar e receber dinheiro. Existem algumas soluções novas e outras mais tradicionais encontradas no mercado para realizar as transações financeiras entre países. Neste artigo, conheça as principais alternativas de como enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Legenda: Tire dúvidas de como enviar e receber dinheiro do exterior para evitar passar perrengue na sua viagem internacional

Legenda: Tire dúvidas de como enviar e receber dinheiro do exterior para evitar passar perrengue na sua viagem internacional

Desembarcar em um destino no exterior é o sonho de muita gente. Mas a logística de uma viagem para terras estrangeiras envolve também vários processos burocráticos. Alguns deles é entender quais são as formas de levar dinheiro para fora do Brasil e de receber dinheiro no exterior. Outra está ligada à declaração do valor enviado ou recebido em um território internacional.

Se você está em busca dessas e de mais respostas, leia esse post até o fim. Descubra serviços similares ao Pix e as plataformas online mais usadas para fazer uma transferência internacional. Saiba como enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

 

É possível enviar Pix para o exterior?

Atualmente, ainda não é possível realizar transferências internacionais via Pix. O Banco Central do Brasil prevê que as transações no exterior podem surgir em 2022 ou 2023. Então, é preciso aguardar.

Se você viajar para destinos como os Estados Unidos, pode optar por ferramentas similares no país. Uma das mais usadas no território norte-americano é a Zelle. O aplicativo permite transferências gratuitas e imediatas. O cadastramento na plataforma é feito por meio do telefone ou e-mail. O limite diário de envio de dinheiro é de US$ 3.500.

No Reino Unido, um método muito utilizado é a rede de serviços Faster Payments. A plataforma disponibiliza serviço de transferência instantânea entre duas contas, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

 

É ilegal enviar dinheiro para o exterior?

Enviar dinheiro para fora do território nacional não é ilegal desde que a transação seja feita dentro do limite permitido ou haja declaração do valor remetido. Para entender melhor, o Banco Central do Brasil estabelece um teto de até USD 3 mil (ou moeda internacional equivalente ao valor no país de destino) sem a necessidade de comprovação.

Se for preciso ultrapassar esse valor, o imposto de renda (IR) deve ser apresentado e a quantia total a ser enviada de forma legal será recalculada com base no tributo pago. A própria instituição financeira responsável pela transferência é quem informará ao Banco Central e à Receita Federal sobre o montante a ser adquirido ou enviado.

 

Como declarar dinheiro enviado para o exterior

Para declarar dinheiro enviado para a sua própria conta no exterior você deve preencher a ficha de “Bens e Direitos – Depósito bancário em conta corrente no exterior” no seu Imposto de Renda. Entre as informações que precisam ser preenchidas estão o país em que se encontra a conta e a quantia do saldo do dia 31 de dezembro do ano-base da declaração.

O mesmo procedimento deve ser feito no caso de envio de dinheiro para investimentos. Já para declaração de pagamentos de serviços no exterior, os dados a serem preenchidos devem constar como “pagamento efetuado” na aba do serviço adquirido. Por exemplo, saúde, educação, etc.

O comprovante de qualquer pagamento efetuado em conta no exterior tem validade de cinco anos. Eles devem ser guardados como medida de segurança durante a fiscalização da Receita Federal. Para todos os casos citados e demais necessidades de declaração de IR é recomendado a consulta a um contador.

 

Como declarar dinheiro recebido do exterior

Independente da quantia, todo valor recebido do exterior deve ser declarado. O procedimento de declaração pode ser feito pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Primeiro, clique na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. A seguir, na aba “Outras Informações”, o valor recebido deverá ser convertido para o equivalente em reais. Depois será preciso informar o total recebido a cada mês. A declaração pode ser enviada depois da conferência dos dados.

 

Como enviar dinheiro para o exterior?

Durante muito tempo as únicas formas possíveis de enviar ou receber dinheiro do exterior eram por meio de transações bancárias internacionais ou pelo envio de remessa pelos Correios. Com o surgimento das fintechs (soluções de serviços financeiros) e bancos digitais, surgiram novas maneiras de transferir valores para fora do Brasil.

Além de seguras, as alternativas atuais normalmente apresentam menores taxas ou tributos mais baratos que os envios tradicionais. Ainda, o débito em conta costuma levar menos tempo para ocorrer e pode até cair imediatamente, dependendo do serviço ou quantia.

O limite para envio vai depender de qual serviço de transferência você escolher. Também será informado pelo método escolhido a necessidade ou não de comprovante ou apresentação de IR para declaração na Receita Federal. Confira as principais empresas de transferência internacional online. Também descubra como é realizado o envio de valor para fora do país pelos Correios e bancos.

 

TransferWise

A TransferWise é uma plataforma online que permite enviar e receber dinheiro do exterior diretamente em sua conta corrente ou poupança. No Brasil, a TransferWise opera por meio de seus correspondentes locais – MS Bank e Banco Rendimento. O remetente pode transferir do Brasil para o exterior, ou do exterior para o Brasil, e o beneficiário não precisa fazer o cadastro (gratuito) na TransferWise.

 

MoneyGram

A MoneyGram é um provedor de serviços de transferência de dinheiro e pagamentos internacionais. Para receber dinheiro no Brasil por meio da MoneyGram, o site da empresa disponibiliza duas opções: receber o dinheiro direto em sua conta bancária ou retirar pessoalmente em uma agência MoneyGram.

Quem escolhe como o beneficiário irá receber é a pessoa que está enviando o dinheiro, no momento da transação. Fique atento a esse ponto, pois isso influenciará no valor final que o beneficiário irá receber.

 

Xoom

O Xoom é um serviço pertencente ao PayPal, que possibilita receber dinheiro do exterior no Brasil (tratando-se de pessoa física). Para fazer a transferência, o remetente precisa ter um cadastro com a empresa Xoom ou com o PayPal.

Ele poderá pagar utilizando o método de pagamento débito, crédito ou seu próprio saldo PayPal.

No Brasil, a opção para o recebimento do dinheiro é por depósito em conta, com exceção de Minas Gerais, onde o beneficiário também tem a opção de realizar o saque pessoalmente.

 

Remessa Online

A Remessa Online é uma plataforma digital para transferências internacionais. Para recebimento de valores no Brasil, é possível enviar do exterior as seguintes moedas: dólar americano, euro e libra.

Na Remessa Online, o beneficiário no Brasil é quem realiza o cadastro na plataforma e informa os dados da transferência, com a finalidade de receber o dinheiro. O beneficiário irá receber as instruções de pagamento – que irão variar dependendo do país de origem – e deverá então enviar essas informações ao remetente da remessa no exterior.

Quando o remetente realizar o pagamento, ele já estará pagando as taxas do serviço da operação. E, quando o beneficiário receber o comprovante de pagamento dessa transferência, deverá acessar novamente a plataforma, submeter o comprovante e fechar a transação. O valor de recebimento vai também depender da taxa de câmbio utilizada na conversão.

 

Western Union

A Western Union é uma empresa de serviços financeiros que permite enviar dinheiro entre vários países. Para receber os valores do exterior pela Western Union, você precisará comparecer a uma agência Western Union com o código da transferência (Money Transfer Control Number) e seus documentos. Outra opção de recebimento é a disponibilização do saldo direto na conta bancária.

 

Ria Money Transfer

O Ria Money Transfer é uma plataforma de transferência internacional que permite enviar dinheiro para mais de 140 países.

Os países de origem são apenas os Estados Unidos, Espanha e Austrália. Com opções de recebimento no Brasil, o turista pode retirar a quantia em um parceiro conveniado do Ria Money Transfer. Quem escolhe como o beneficiário irá receber o dinheiro é o remetente, no momento em que realiza a transferência.

As taxas serão pagas pelo remetente e o custo irá depender do país de origem, valor enviado e da taxa de câmbio – você deverá fazer conta com o câmbio turismo, que inclui uma margem sobre o câmbio comercial.

 

Correios: Vale Postal Eletrônico – Internacional

Os Correios possuem um serviço para transferência internacional chamado Vale Postal Eletrônico, que possibilita o recebimento de dinheiro no Brasil.

Para isso, o remetente deverá ir pessoalmente a uma instituição postal conveniada no exterior. Quando o dinheiro estiver disponível para saque no Brasil, o beneficiário receberá uma carta (no endereço informado) explicando em qual agência dos Correios deverá fazer o saque.

Os Correios não cobram tarifa ao beneficiário – os custos são pagos pelo remetente e variam de acordo com o país de origem. Geralmente, o remetente deverá fazer conta com uma taxa de câmbio turismo, assim como uma tarifa pelo serviço.

 

Transferência bancária

Muitos bancos no Brasil oferecem o serviço de recebimento de dinheiro do exterior. O remetente precisa ter uma conta corrente no Brasil e verificar quais as informações necessárias para realizar essa operação com seu banco.

Além das taxas e tarifas que o remetente da remessa irá pagar ao fazer a transferência, a maioria dos bancos no Brasil cobrará também uma taxa do beneficiário pelo recebimento da transferência. As taxas são diferentes dependendo dos bancos – porém, é importante verificar os custos (com banco de origem e de destino).

Viu só como há várias opções para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem? Para ajudá-lo a escolher onde ir, descubra dicas de destinos incríveis que são uma tendência em 2022. E, quando for viajar para fora do país, já sabe, né? Encontre seus voos internacionais aqui!