Blog 123

COMO ENVIAR E RECEBER DINHEIRO DO EXTERIOR DURANTE UMA VIAGEM

como enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem

Seja por sonho ou necessidade, viajar para fora do país é uma realidade para muitas pessoas e um desejo para tantas outras. Fato é que, durante uma viagem ao exterior, pode surgir a necessidade de enviar e receber dinheiro, e é melhor já estar por dentro das possibilidades e de toda a logística que envolve o processo do que ter que correr atrás disso em cima da hora, em uma situação emergencial. Neste artigo, conheça, então, algumas soluções para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

TransferWise (transferwise.com)

A TransferWise é uma plataforma online que permite enviar e receber dinheiro do exterior diretamente em sua conta corrente ou poupança. No Brasil, a TransferWise opera através de seus correspondentes locais – MS Bank e Banco Rendimento. O remetente pode transferir do Brasil para o exterior, ou do exterior para o Brasil, e o beneficiário não precisa fazer o cadastro (gratuito) na TransferWise.

MoneyGram (moneygram.com)

A MoneyGram é um provedor de serviços de transferência de dinheiro e pagamentos internacionais. Para receber dinheiro no Brasil através da MoneyGram, o site da empresa disponibiliza duas opções: receber o dinheiro direto em sua conta bancária, ou retirar pessoalmente em uma agência MoneyGram. Quem escolhe como o beneficiário irá receber o dinheiro é a pessoa que está enviando o dinheiro, no momento da transação. Isso influenciará o valor final que o beneficiário irá receber.

Xoom (xoom.com)

O Xoom é um serviço pertencente ao PayPal, que possibilita receber dinheiro do exterior no Brasil (tratando-se de pessoa física). Para fazer a transferência, o remetente precisa ter um cadastro com a empresa Xoom, ou com o PayPal. Ele poderá pagar utilizando o método de pagamento débito, crédito ou seu próprio saldo PayPal.

No Brasil, a opção para o recebimento do dinheiro é através de depósito em conta, com excessão de Minas Gerais, onde o beneficiário também tem a opção realizar o saque pessoalmente.

Remessa Online (remessaonline.com.br)

A Remessa Online é uma plataforma digital para transferência internacional. Para recebimento de dinheiro no Brasil, é possível enviar do exterior as moedas: dólar americano, euro e libra.
Na Remessa Online, o beneficiário no Brasil é quem realiza o cadastro na plataforma e informa os dados da transferência, de forma a receber o dinheiro. O beneficiário irá receber as instruções de pagamento – que irão variar dependendo do país de origem – e deverá então enviar essas informações ao remetente da remessa no exterior. Quando o remetente realizar o pagamento, já estará pagando as taxas do serviço dessa operação. E, quando o beneficiário receber o comprovante de pagamento dessa transferência, deverá acessar novamente a plataforma, submeter o comprovante e fechar a transação. O valor de recebimento vai também depender da taxa de câmbio utilizada na conversão.

Western Union (westernunion.com)

A Western Union é uma empresa de serviços financeiros que permite enviar dinheiro entre vários países. Para receber dinheiro do exterior pela Western Union, você precisará comparecer a uma agência Western Union com o código da transferência (Money Transfer Control Number) e seus documentos. Outra opção de recebimento é a disponibilização do saldo direto na conta.

Correios: Vale Postal Eletrônico – Internacional

Os Correios possuem um serviço para transferência internacional chamado Vale Postal Eletrônico, que possibilita o recebimento de dinheiro no Brasil.

Para isso, o remetente deverá ir pessoalmente a uma instituição postal conveniada no exterior. Quando o dinheiro estiver disponível para saque no Brasil, o beneficiário receberá uma carta (no endereço que foi entregue no exterior) informando em que agência dos Correios deverá fazer o saque. Os Correios não cobram tarifa ao beneficiário – os custos são pagos pelo remetente e variam com o país de origem. Geralmente, o remetente deverá fazer conta com uma taxa de câmbio turismo, assim como uma tarifa pelo serviço.

Transferência bancária

Muitos bancos no Brasil oferecem o serviço de recebimento de dinheiro do exterior. O remetente precisa ter uma conta corrente no Brasil e verificar quais as informações necessárias para realizar essa operação com seu banco.

Além das taxas e tarifas que o remetente da remessa irá pagar ao fazer a transferência, a maioria dos bancos no Brasil cobrará também uma taxa do beneficiário pelo recebimento da transferência. As taxas serão diferentes dependendo dos bancos – porém, em termos globais, é importante verificar os custos (com banco de origem e de destino) com relação a:

Ria Money Transfer (riamoneytransfer.com)

O Ria Money Transfer é uma plataforma de transferência internacional que permite enviar dinheiro para mais de 140 países.

Os países de origem são apenas os Estados Unidos, Espanha e Austrália. Como opções de recebimento no Brasil, você terá o depósito em conta corrente, ou a retirada pessoal em um parceiro conveniado do Ria Money Transfer. Quem escolhe como o beneficiário irá receber o dinheiro é o remetente, no momento em que realiza a transferência.

As taxas serão pagas pelo remetente e o custo irá depender do país de origem, valor enviado e da taxa de câmbio – você deverá fazer conta com o câmbio turismo, que inclui uma margem sobre o câmbio comercial.

Viu só como há várias opções para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem? Qual melhor se encaixa ao seu perfil ou necessidade? Conta pra gente nos comentários! E, quando for viajar para fora do país, já sabe, né? Encontre seus voos internacionais aqui!

Gostou? Compartilhe:

Comentários