Lugares para conhecer

Destinos-tendências para 2022: conheça os lugares no Brasil e Exterior que vão se destacar este ano

10 de janeiro de 2022

Ainda sofremos o impacto da pandemia, mas com a crescente vacinação contra a covid-19 na maioria dos países e os indicadores, o mundo se prepara para a retomada do turismo. Alguns novos hábitos para proteger a saúde acabaram influenciando nas escolhas dos pontos turísticos. Até a forma de fazer turismo está mudando. Este texto traz para você os destinos-tendências para 2022 e dicas de como aproveitar as viagens ao máximo!

As tão sonhadas viagens de começo de ano voltam a ser uma realidade para a maioria das pessoas. Dentre as principais novidades de viagens a lazer está o slow travel (viagem lenta).

Quem opta por essa modalidade começa a apreciar a viagem em cada parada. É que o roteiro inclui as atrações do percurso até chegar ao destino. O modelo slow travel está de olho nas ações sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. O importante na experiência é reduzir o número de pontos turísticos durante a viagem para aproveitar melhor o tempo em cada parada.

Os slow travellers geralmente escolhem destinos que garantem momentos de aprendizado e ricas informações sobre a história do lugar visitado

Os slow travellers geralmente escolhem destinos que garantem momentos de aprendizado e ricas informações sobre a história do lugar visitado

Os slow travellers tendem a escolher cidades que promovem o ecoturismo. É que viajantes do mundo todo estão interessados em espaços que estabeleçam forte relação com a natureza e quebrem a rotina do turismo clássico.

O estresse do dia a dia nas cidades acaba fomentando os slow travellers. Soma-se a isso o desejo de neutralizar os efeitos de destruição no meio ambiente. Mas a valorização crescente do ecoturismo também está ligada à ideia de contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Afinal, essa é uma opção de lazer que contribui com os esforços locais para manter áreas naturais com risco potencial de degradação.

Por outro lado, o ecoturismo está diretamente ligado aos apreciadores do turismo de aventura. É uma forma de unir as ações de preservação ao desejo de viver experiências radicais nos mais diversos territórios.

Destinos com cachoeiras e mais afastados dos centros urbanos são uma tendência para quem precisa desestressar em 2022

Destinos com cachoeiras e mais afastados dos centros urbanos são uma tendência para quem precisa desestressar em 2022

Outra tendência para este ano são as viagens curtas. O turismo regional está ganhando força por ser uma opção que combina economia e as pessoas têm se sentido mais seguras viajando para locais próximos de casa e de carro, o que garante saúde e bem-estar.

Nessa linha estão as viagens fora de época. O crescimento do formato home office facilitou programar viagens até grandes destinos, mesmo durante os dias úteis. Basta ter internet no local escolhido que fica tranquilo para conciliar lazer e turismo durante o período produtivo.

Viajar durante os períodos de baixa temporada ajuda no bolso e evita aglomerações

Viajar durante os períodos de baixa temporada ajuda no bolso e evita aglomerações

As novidades acima combinadas aos melhores destinos turísticos de norte a sul do Brasil demonstram uma preferência marcante pelas praias nacionais. Outra tendência são as viagens em pequenos grupos, o turismo com propósito, que fogem das aglomerações dos grandes centros.

Então confira a lista de tendências do turismo nacional e internacional em 2022. E descubra os países vizinhos mais procurados para viajar neste ano.

 

Tendências 2022 no turismo nacional

 

Praias do Nordeste

Se em 2021 havia uma busca crescente delas, em 2022 as praias do Nordeste despontam como os destinos mais procurados do Brasil. Tá todo mundo atrás de água de coco e sol para dar uma aliviada nos efeitos da crise sanitária mundial.E se as águas forem calmas, mornas e azulzinhas, melhor ainda!

Com um mar que reúne essas características, o litoral do Nordeste sobressai pela boa estrutura de turismo. São muitos hotéis e pousadas com estilo pé na areia, comércios com itens artesanais de qualidade e restaurantes servindo os melhores preparos de frutos do mar.

Porto de Galinhas, em Pernambuco, é uma das regiões litorâneas mais procuradas do Nordeste

Porto de Galinhas, em Pernambuco, é uma das regiões litorâneas mais procuradas do Nordeste

 

Natal e João Pessoa

O Nordeste também oferece diversas opções em Natal e em João Pessoa. As praias dessas capitais têm cenários que se destacam pelas belezas naturais e muito entretenimento.

E Natal também é famosa pelas dunas. Os passeios de buggy e dromedário garantem viagens emocionantes. Tem mais: Natal reserva espaços e momentos para relaxar em praias com piscinas naturais enquanto você saboreia pratos com camarão.

Uma atração fantástica em Natal são os mergulhos de snorkel nas praias com piscinas naturais

Uma atração fantástica em Natal são os mergulhos de snorkel nas praias com piscinas naturais

João Pessoa está entre as capitais nordestinas queridinhas dos turistas! “Jampa”, como a cidade é carinhosamente apelidada, é um capítulo à parte. É lá que fica o ponto no continente sul-americano onde o sol nasce primeiro. Inclusive tem um dos mais belos nascer e pôr do sol do país.

E a cultura histórica da capital paraibana reserva relíquias pelas ruas e igrejas da área central da cidade. As deliciosas receitas com tapioca preparadas na versão salgada e doce, com gosto e feitio únicos no Brasil, também estão à sua espera.

O colorido centro histórico de João Pessoa tem construções das décadas de 20 e 30 com detalhes em Rococó, Art Nouveau e Art Déco

O colorido centro histórico de João Pessoa tem construções das décadas de 20 e 30 com detalhes em Rococó, Art Nouveau e Art Déco

 

Gramado

De um extremo a outro, a Região Sul do Brasil tem Gramado como um roteiro imperdível para 2022. A cidade promove grandes eventos de repercussão mundial, como o Festival de Cinema de Gramado e o Natal Luz. A redução dos efeitos da pandemia pode trazer de volta essas festas que proporcionam muita cultura e entretenimento para os turistas.

Além disso, a Serra Gaúcha, onde Gramado está localizada, conta com uma das melhores estruturas dos destinos de inverno brasileiros. São chocolaterias, restaurantes, cantinas de vinho que acolhem e fascinam os turistas durante a temporada de frio.

Gramado tem uma encantadora arquitetura com estilo nórdico

Gramado tem uma encantadora arquitetura com estilo nórdico

 

Foz do Iguaçu

Uma das 7 Maravilhas da Natureza do Mundo desde 2012, Foz do Iguaçu, no Paraná, permanece no topo da lista dos destinos nacionais mais procurados. Em 2022, a cidade brasileira, berço das cataratas mais importantes do continente, deve receber milhares de visitantes.

O lugar combina muito bem com a busca pelos destinos com atividades em ecoturismo. Um exemplo é o Parque Nacional do Iguaçu. A área de mais de 170 mil hectares de floresta primária reúne 275 volumosas quedas d’águas.

Uma dica é se programar para fazer um passeio de trilha ou canoagem entre setembro e novembro deste ano. Esse período é o mais indicado para conhecer a região por ser uma época menos chuvosa e não estar no época de seca.

Uma das maiores quedas d'águas das Cataratas do Iguaçu, a Garganta do Diabo tem cerca de 80 metros de altura

Uma das maiores quedas d’águas das Cataratas do Iguaçu, a Garganta do Diabo tem cerca de 80 metros de altura

 

Rio de Janeiro

E sai ano, entra ano, outro destino que você tem quem ir é a Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro reúne os mais deslumbrantes pontos turísticos do Brasil. As quadras de escolas de samba, o Cristo Redentor, a praia de Ipanema e o Maracanã estão entre eles. São verdadeiros tesouros nacionais muito curtidos por turistas, moradores,… e por toda a população.

Conheça 10 passeios imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro

Conheça 10 passeios imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro

A vida noturna carioca também é muito peculiar. A criatividade natural do carioca se junta a atrações, como rodas de samba e noites boêmias regadas a bebidas que acompanham a tradicional culinária carioca. É uma oportunidade para descobrir de onde vem tanta inspiração para viver e sentir as noites cariocas. E tem belezas naturais como o Parque Nacional da Tijuca para iniciar o dia respirando ar puro. O espaço é uma das maiores e mais importantes unidades de conservação brasileiras.

A Floresta da Tijuca fica na Estrada da Cascatinha, no Alto da Boa Vista

A Floresta da Tijuca fica na Estrada da Cascatinha, no Alto da Boa Vista

Outra forte característica é a produção de eventos. Shows internacionais organizados no Rio são sucesso na certa. O Rock In Rio está programado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. É mais uma edição do festival de música internacional que está sendo muito aguardada pelo público.

Entre as atrações confirmadas estão as cantoras americanas Avril Lavigne e Demi Lovato e os brasileiros Iza e Djavan. O evento deve reunir mais de 200 mil pessoas durante sete dias da festa, que deve ocorrer no Parque Olímpico.

 

Viagens para as Américas

Está pensando que acabou? Uma tendência muito forte para as viagens deste ano é você considerar as belezas naturais e a riqueza histórica de países vizinhos. Desse modo, seguem em alta destinos como Argentina, Chile e Montevidéu, no Uruguai.

A cidade de Tulum, no México, também é uma ótima opção para as férias em 2022. O espaço fica na Costa das Caraíbas e tem algumas das mais belas praias do mundo. Cercado por penhascos montanhosos, Tulum ainda guarda ruínas bem-preservadas da cidade portuária dos povos Maias.

A melhor época para visitar Tulum, no México, é entre dezembro e junho

E aí: precisa de mais alguma coisa?! Você já tem pelo menos 9 motivos para começar a programar as viagens deste ano. Aproveite essas tendências porque 2022 vai precisar muito de você para ser o melhor recomeço das nossas vidas. Ah! E pode contar com a 123milhas para tudo.