Lugares para comer

Dia do Pão: história e curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo

11 de outubro de 2022

O Dia do Pão é comemorado no mundo todo em 16 de outubro e foi instituído no ano de  2000, na cidade de Nova York, Estados Unidos, pela União dos Padeiros e Confeiteiros.

A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos pelas mãos dos egípcios, que descobriram a fermentação do trigo. De lá para cá, esse alimento básico, que já foi até símbolo de poder, se popularizou nos quatro cantos do planeta e uma variedade quase infinita de pães surgiu.

Quer saber mais curiosidades sobre o pão e conhecer as variedades mais famosas? Confira no Conexão123!

Você vai ler sobre

Dia Mundial do Pão: por que se chama pão francês?

O pão chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses. O primeiro documento a registrar o consumo da iguaria em terras brasileiras foi a carta de Pero Vaz de Caminha. Quando as naus portuguesas desembarcaram no Novo Mundo, elas traziam pães. Os habitantes originários provaram pela primeira vez aquele alimento totalmente estranho e obviamente não gostaram muito, posto que não estavam habituados a consumir aquele tipo de produto.

O pão francês é atualmente o mais consumido no país. A receita do pãozinho mais popular do Brasil foi criada por aqui mesmo, entre o fim do século 19 e começo do 20, a pedido de brasileiros que voltavam da França apaixonados pela panificação francesa.

Esses viajantes da elite falavam de um pão que costumavam comer por lá, de casca crocante e dourada e miolo branco, muito provavelmente antecessor da baguete francesa.

Cozinheiros de famílias abastadas e padarias de São Paulo começaram então a ser pressionados a reproduzir esse pão. A massa criada não era idêntica à consumida na França, mas ganhou esse nome no Brasil: pão francês.

Confira dez tipos de pães famosos pelo mundo

A variedade de pães pelo mundo é tão grande quanto a quantidade de povos que habitam nosso planeta. Da Austrália ao Estados Unidos, passando pelos países árabes e europeus, em todo canto encontramos receitas deliciosas de pães.

Bacana, não é mesmo? Bora conhecer dez tipos de pão que fazem sucesso pelo mundo? Embarque com o Conexão123 nessa viagem gastronômica!

Pão de Queijo

O pão de casca crocante, massa elástica e sabor inigualável é um dos favoritos dos brasileiros. A receita surgiu em Minas Gerais, no século 18, e hoje é replicada em mais de 50 países. Os ingredientes são polvilho, no lugar da farinha de trigo, óleo, queijo e, em algumas variações, ovos e água. O Dia Mundial do Pão não pode passar sem pão de queijo e um cafezinho mineiro, uai!

Dia do Pão: história e curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo | Foto pão de queijo | Conexão123

O pão de queijo é uma receita brasileiríssima | Foto: Divulgação

Baguette

Quando falamos em panificação, a França é um dos líderes mundiais, com variedades como o brioche e o croissant. No entanto, o pão mais popular e querido pelos franceses é a baguette. Feito com farinha de trigo, sal, fermento e água, é o pão mais vendido no país logo no café da manhã!

Bagel

O bagel é um pão tipicamente americano, muito consumido nos Estados Unidos. Existem relatos de um pãozinho em forma de anel que era fervido e cozido na Itália e no noroeste da China, mas a origem do primeiro bagel está de fato na Polônia. O pão chegou à América por intermédio dos judeus poloneses que imigraram para lá no final do século 19, principalmente para a região de Nova York. 

Pumpernickel

A Alemanha é um dos países com maior variedade de pães do planeta. Além do conhecidíssimo pretzel, um dos mais consumidos por lá é o pumpernickel. Criado na Idade Média, o pão integral leva no mínimo 90% de centeio e é assado por 16 horas. Saboreá-lo é uma ótima maneira de celebrar o Dia do Pão!

Naan

O naan é muito popular na Índia, mas também é consumido em vários países do sul asiático. É um tipo de pão achatado, bem fininho. A massa leva fermento natural e é assada no tandoor, um forno a lenha em formato cilíndrico. 

Dia do Pão: história e curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo | Foto naan | Conexão123

O naan é muito conhecido na Índia e em vários países do sul asiático

Pão sírio

De origem árabe, este pão, que também é chamado de pão pita, tem formato arredondado e fino. Por ser menos calórico do que o pão francês tradicional, por exemplo, é muito utilizado em dietas e na elaboração de sanduíches naturais.

Croissant

Diretamente da França, o croissant é um tipo de pão bastante calórico. A massa folheada é feita basicamente de farinha de trigo e manteiga. Os franceses adoram essa variedade de pãozinho no café da manhã. Há versões recheadas, com queijo, doce de leite e chocolate, e podem ser usados para a preparação de sanduíches.

Tijgerbrood

Também conhecido como tiger bread, ou “pão tigre”, esse famoso pão da Holanda tem uma crosta que lembra a pele do animal! Para criar o efeito em sua parte externa, antes de ir ao forno o pão é besuntado com uma mistura de óleo de gergelim, água e farinha de arroz. Por dentro, o tijgerbrood é macio e saboroso. No Dia Mundial do Pão, acrescente uma boa cerveja holandesa e comemore! 

Dia do Pão: história e curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo | Foto Pão Tigre | Conexão123

O Pão Tigre possui um exterior crocante, com manchas que simulam a pele do felino, mas é macio e fofinho por dentro

Damper

Este pão quase rústico está intimamente ligado à história da Austrália. Feito com uma mistura de água, farinha, sal e bicarbonato, e às vezes leite, o damper bread é simples de preparar e podia ser assado rapidamente em uma fogueira. Por isso se tornou o mais tradicional entre os primeiros imigrantes europeus a ocupar a Austrália.

Pão sueco

Pão sueco é um tipo de torrada bastante consumida nos países nórdicos. Sua fermentação é natural e a receita leva sementes de abóbora e girassol, linhaça, gergelim, aveia e malte, que é rico em fibras. O pão sueco tem sabor marcante e vai bem com queijos, geleias, mel, manteiga ou sem acompanhamentos, apenas um bom café.

Gostou das curiosidades sobre o pão? No Dia do Pão ou em qualquer outra data especial, conte com a 123milhas para planejar sua viagem, com os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.