Dicas para o viajante

Anvisa orienta desembarque do avião por filas

12 de junho de 2020

Um dos (maus) hábitos mais comuns na aviação comercial, especialmente quando trata-se de desembarque de voo doméstico em solo brasileiro, são as enormes filas que se formam no corredor do avião assim que a aeronave toca a pista. No entanto, em tempos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, quando tanto fala-se na importância de manter-se o distanciamento social, será que os passageiros deixarão de se levantar antes que os sinais de apertar cintos se apaguem? Para evitar as aglomerações nos corredores, a Anvisa orienta desembarque do avião por filas. Neste post, saiba tudo sobre como funcionará esta nova regra sanitária.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica que regulamenta medidas a serem tomadas em aeroportos e aeronaves no combate ao novo coronavírus. O documento traz recomendações para companhias aéreas, funcionários de aeroportos e passageiros. Muitas das ações já estão sendo implementadas pelas aéreas e por passageiros para evitar o coronavírus em aviões e tratamos sobre elas neste post: https://blog.123milhas.com/como-evitar-o-coronavirus-em-avioes/

Um dos aspectos mais interessantes da nova regulamentação diz respeito ao desembarque após o pouso do avião. A cena tão comum de pessoas ocupando corredores e abrindo compartimento de bagagens, mesmo com os avisos de atar cintos ainda ligados, estão com os dias contados. A nota técnica da Anvisa recomenda que, a partir de agora, os passageiros permaneçam sentados e que o desembarque seja realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave.

Será que a (boa) moda de regra sanitária vai pegar? Já que a Anvisa orienta desembarque do avião por filas, torcemos para que sim! Afinal, voar é necessário, mas segurança e saúde são fundamentais!

E quando for planejar sua próxima viagem de avião, lembre-se sempre que a 123Milhas tem voos com até 50% de desconto, para sua economia!