Blog 123

SETE DICAS DE ETIQUETA A BORDO

sete dicas de etiqueta a bordo

Viajantes frequentes, aqueles que têm “muitas milhas acumuladas”, sabem que viajar de avião é uma arte e seguir algumas regrinhas a bordo faz toda a diferença para a coletividade durante um voo, especialmente se ele for longo. Com o objetivo de popularizar essas boas práticas, trazemos neste artigo sete dicas de etiqueta a bordo. Afinal, lembre-se sempre, chique é ser civilizado(a)!

#1 Não assente em uma poltrona que não seja a sua

Sempre é recomendável marcar o assento com antecedência. Todavia, não é incomum achar alguém assentado no lugar errado, por desconhecimento, falta de educação ou por algum motivo particular.

Se você encontrar seu lugar ocupado, é claro que não custa nada ser gentil e facilitar a troca, se a pessoa expuser um motivo que lhe pareça justo e a mudança não te prejudicar. Entretanto, em muitos casos, para poder eleger o assento da nossa preferência, devemos pagar alguns reais a mais. Logo, por que devemos ceder “gentilmente” a nossa poltrona?

Uma boa prática, então, é trocar de assento só quando o embarque estiver realmente encerrado e exista a certeza de que o lugar não vai ser ocupado por outro passageiro.

#2 Não ocupe todo o espaço do compartimento para bagagem de mão

Com as novas regras para bagagens de mão apareceram alguns contratempos na hora de entrar no avião e de acomodar os pertences. Isso porque, para evitar pagar pelo despacho de malas, cada vez mais os passageiros estão optando por viajar apenas com a mala de mão de até 10 quilos, a que pode entrar na cabine.

Devido a isso, o espaço para compartimento de bagagem de mão dentro das aeronaves está ficando cada vez mais disputado. Há passageiros que abusam, levando, quando conseguem entrar sem serem barrados pelos funcionários da companhia aérea, bagagens fora das medidas permitidas. E há quem coloque no compartimento para bagagem, além da mala, bolsas, mochilas, sacolas diversas… e falta de noção.

A melhor maneira de solucionar isso e fazer todos terem espaço para seus pertences é entender que os nossos direitos acabam quando começam os direitos dos outros. E vice-versa, logicamente. Por isso, leve apenas o que é realmente permitido.

#3 Cuidado na hora de abaixar o encosto da poltrona

Dentro dos aviões atuais a distância entre uma fileira e outra normalmente não é muito grande. De fato, as empresas, cientes disso, oferecem assentos “especiais” com maior espaço para as pernas… por um valor extra! O que sobra então para o resto dos mortais que devem se virar com um lugar cada vez mais estreito?

O ideal seria, pelo menos na hora das refeições, manter o encosto da poltrona na posição vertical. Contudo, isso não acontece com frequência e, às vezes, para poder degustar o lanchinho oferecido, devemos fazer mágica. E se na hora que já temos tudo servido na nossa mesinha o passageiro da frente decide, de repente, abaixar ou subir o encosto da sua poltrona… pronto, já era!

Portanto, não custa nada checar antes com o passageiro de trás se você pode mexer na altura do seu encosto sem estragar a refeição alheia.

#4 Use fones de ouvido 

Ouvir música ou assistir um filme são alguns dos passatempos mais comuns durante um voo. No caso dos mais jovens, música e filmes podem ser substituídos facilmente pelos joguinhos do celular, tablet ou notebook.

Seja qual for a sua preferência, é sempre bom, e necessário, utilizar fones de ouvido. É bem provável que o passageiro sentado ao seu lado não tenha os mesmos gostos que você. Se formos utilizar um dispositivo para jogar, pelo menos devemos ter o bom senso de diminuir o volume. Não custa nada.

#5 Fale baixo

A cabine de um avião não é uma biblioteca, então podemos conversar tranquilamente com outras pessoas sem incomodar ninguém. Logicamente, dentro de um nível que não incomode o resto das pessoas que viajam no mesmo voo.

Uma fina linha separa a alegria e a diversão da falta de educação. Infelizmente, nunca falta algum pequeno grupo com o desejo de ir além dos limites. De novo, tudo é questão de respeitar a quem viaja perto de nós.

#6 Colabore com a limpeza

Aqui não precisamos dar muitas explicações, pois o assunto é óbvio demais. Quem gosta de entrar no banheiro do avião e achar tudo sujo e desorganizado? A limpeza do interior da aeronave não é responsabilidade da tripulação, existe o pessoal de terra que faz isso. Não obstante, cabe a cada passageiro manter a limpeza nos lavabos e na cabine, simples assim.

#7 Não faça fila no corredor assim que o avião pousar

Por diferentes motivos, todos desejamos descer assim que o avião pousa na pista. Seja porque estamos prestes a perder a nossa próxima conexão, porque temos alguém esperando por nós ou porque simplesmente estamos cansados, com saudades da família e queremos ir embora. Tanto faz, todos ansiamos sair rapidamente e continuar com a nossa vida. Até aí… tudo bem.

Porém, o que não é legal é criar uma fila totalmente desnecessária no corredor do avião antes das portas serem abertas. Qual a vantagem de ficar em pé e sem conforto, por um tempo que nunca se pode estimar, correndo o risco de incomodar ou, até mesmo, se machucar ou machucar outro passageiro com a retirada abrupta de pertences no compartimento de bagagens? Portanto, tenha paciência e aguarde sentado até as portas se abrirem.

O que você achou das sete dicas de etiqueta a bordo que demos neste post? Tem alguma outra sugestão de uma atitude gentil e educada que pode fazer toda diferença durante uma viagem de avião? Conta pra gente aqui nos comentários!

E quando for comprar seus próximos voos, economize sempre com a 123Milhas!

Gostou? Compartilhe:

Comentários