Dicas para o viajante

Regras de etiqueta a bordo: conheça as principais

23 de março de 2022

Os apaixonados por voar, aqueles que têm muitas milhas acumuladas, sabem que seguir algumas regras a bordo faz toda a diferença para a coletividade, especialmente se for uma viagem longa. Pensando nisso, o Conexão123 apresenta algumas regras de etiqueta para serem colocadas em prática dentro de um avião.

Antes de seguir, recomendamos a leitura da matéria especial sobre regras e benefícios para autistas e PCD.

Você vai ler sobre

Dicas de etiqueta em viagens aéreas 

Algumas regras a serem utilizadas dentro dos aviões são oficiais e anunciadas pelos comissários antes da decolagem, mas existem também outras que ninguém fala: são as de etiqueta pessoal, que se não usadas podem atrapalhar bastante a vida dos demais passageiros. 

Por isso, anote nossas dicas para viagens aéreas.

Não se assente em uma poltrona que não seja a sua

É recomendável escolher o assento com antecedência, mas muitas companhias só permitem mediante taxa adicional. Infelizmente, não é incomum ter alguém sentado no lugar errado, por desconhecimento ou, até mesmo, por falta de educação. Se encontrar uma pessoa na sua poltrona, não custa nada ser gentil e permitir que continue, caso ela exponha um motivo que lhe pareça justo, e a mudança não prejudique você, claro! 

Uma boa prática é trocar de lugar só quando o embarque estiver realmente encerrado.

Regras de etiqueta a bordo | Assento marcado | Conexão123

A melhor maneira de garantir um bom lugar é fazer a marcação de assento com antecedência

Não ocupe todo o espaço do compartimento de bagagem de mão

Para não pagar pelo despacho de malas, cada vez mais os passageiros estão escolhendo apenas viajar com a mala de mão, de até 10 quilos, peso máximo permitido.

Em razão disso, o compartimento de bagagem de mão nas aeronaves está ficando cada vez mais disputado, porque alguns passageiros abusam, levando bagagens fora das medidas permitidas. E muitos conseguem entrar sem ser barrados pelos funcionários da companhia aérea. Há também aqueles que colocam, além da mala, bolsas, mochilas e sacolas diversas, desrespeitando os demais.

A melhor maneira de solucionar esse problema e fazer todos terem espaço para seus pertences é entender que o nosso direito acaba quando começa o dos outros. Por isso, leve apenas o que é realmente permitido.

Regras de etiqueta a bordo | Bagagem de mão | Conexão123

O espaço do compartimento de bagagem de mão é coletivo

Use fones de ouvido e fale baixo 

Escutar música ou assistir a um filme são alguns dos passatempos mais comuns durante o voo. No caso dos mais jovens, música e filmes podem ser substituídos facilmente pelos joguinhos de celular, tablet ou notebook. Seja qual for a sua preferência, é sempre bom utilizar fones de ouvido.

Mas, calma, a cabine do avião não é uma biblioteca, então podemos conversar tranquilamente, porém, dentro de um nível que não incomode os outros viajantes.

Regras de etiqueta a bordo | Fone de ouvido | Conexão123

O uso de fones de ouvido possibilita um voo mais relaxante para todos os passageiros

Não faça fila no corredor assim que o avião pousar

Por diferentes motivos, todos desejamos descer tão logo o avião pouse. Seja porque temos medo de perder a conexão, porque temos alguém esperando por nós, por compromissos agendados ou, simplesmente, por estarmos cansados, com saudades dos amigos, da nossa terra, da família e, no fundo, só queremos ir embora.

Não importa, todos ansiamos sair rapidamente.

Mas não é legal criar uma fila desnecessária no corredor, antes de as portas serem abertas.  Afinal não existe vantagem em ficar em pé, sem conforto, arriscando até incomodar ou machucar outro passageiro com a retirada de seus pertences do compartimento de bagagens. Tenha paciência e aguarde sentado até abrirem as portas ou até os comissários chamarem a sua fileira para o desembarque.

Use o bom senso para se portar dentro de um avião. E, se precisar, peça orientação à tripulação. Eles são especialistas em bons modos e boas práticas nas aeronaves, a fim de que a viagem ocorra sem estresse.

Regras de etiqueta a bordo | Aguarde para levantar | Conexão123

Sem desespero. O recomendado é aguardar sentado até os comissários chamarem a sua fileira para o desembarque

E aí, gostou das nossas regras de etiqueta a bordo? Para quem está viajando na melhor idade, sugerimos a leitura da matéria sobre assistência especial para idosos em viagem de avião. Todo cuidado e informação ajudam na hora de embarcar e aproveitar um voo com bastante tranquilidade.

A 123milhas trabalha incansavelmente para tornar a sua experiência inesquecível! Você conta com top ofertas, hotéis, seguro-viagem e aluguel de carros. Conte conosco e garanta já a viagem ideal!