Dicas para o viajante

Celular no avião: dicas de como utilizar seu aparelho eletrônico em voos

5 de setembro de 2022

“Desliguem os aparelhos eletrônicos, apertem os cintos e boa viagem”. Quem nunca ouviu os comissários de bordo proferirem essa frase antes da decolagem? Muitas dúvidas aparecem quando o assunto é o uso de celular no avião. Venha descobrir com o Conexão123 o que pode e o que não pode durante o voo, para assegurar um trajeto tranquilo.

Você vai ler sobre

Pode usar celular no avião?

O uso de celulares no avião é uma das questões que permeia em meio às dúvidas de muitos viajantes. Afinal, esses aparelhos, hoje em dia, são muito importantes em diversos aspectos da nossa vida, servindo como uma fonte de entretenimento, ferramenta de trabalho e de comunicação.

Será que pode usar celular no avião? A resposta pode variar, já que de uns tempos para cá as regras foram flexibilizadas. Vamos ver por que não pode usar celular no avião em certos casos e em quais situações seu uso é permitido. 

Por que não pode usar celular no avião

As normas de uso do aparelho são todas regulamentadas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. No avião, você pode mexer no celular, notebook e tablet. Para isso, os dispositivos devem ser desligados nos períodos de turbulência, decolagem e pouso. 

O mais importante: devem sempre ser utilizados com o modo avião habilitado, o que permite o uso de apps já baixados, que não utilizam internet, como jogos, músicas, entre outros, mas impede o acesso à rede para realização de ligações e utilização do serviço de dados.

Hoje em dia, a maioria das companhias aéreas oferece o serviço de Wi-Fi para ser utilizado pelos passageiros, de forma gratuita ou paga. Os preços variam de acordo com a empresa, a velocidade da internet e o tempo de utilização. Em boa parte das viagens internacionais, esse serviço é disponibilizado gratuitamente para o passageiro.

Celular no avião: dicas de como utilizar seu aparelho eletrônico em voos | Celular no modo avião | Conexão123

Durante a viagem, os celulares devem permanecer em modo avião como forma de precaução contra falhas

As regras valem para outros aparelhos eletrônicos como: notebook, tablet ou câmeras. Por isso, fique atento às recomendações da companhia aérea, principalmente se essa for a sua primeira viagem de avião!

De acordo com pesquisas, o celular é uma fonte emissora e receptora de ondas eletromagnéticas que podem provocar alguma interferência nos instrumentos do avião, já que podem causar um campo magnético falso. Esse é o porquê de não poder usar celular no avião.

Embora não haja evidências científicas fortes de que o celular pode interferir no voo, as medidas tomadas são uma precaução pela segurança dos passageiros. 

Uso seguro do celular no avião

Algumas medidas de segurança devem ser seguidas durante uma viagem de avião, em relação ao uso de objetos eletrônicos como smartphones, celulares, tablets, notebooks, entre outros da mesma natureza.

Antes de tudo, reforçamos que o celular deve ser desligado na decolagem, pouso e turbulências, os chamados momentos críticos do voo, em que é necessário que as ferramentas de comunicação da aeronave estejam totalmente ativas e com bom funcionamento.

Celular no avião: dicas de como utilizar seu aparelho eletrônico em voos | Avião decolando | Conexão123

O celular deve ser desligado nos momentos de decolagem, pouso e turbulências

Após os momentos críticos, é possível manter o celular ligado no modo avião. Mas o que é o modo avião? Trata-se de uma funcionalidade que desabilita o acesso aos dados móveis, ligações, entre outros, sem a necessidade de desligar o aparelho. 

Já as ligações são proibidas durante o voo todo. Por isso, se precisar falar urgentemente com alguém, realize a chamada antes de embarcar ou depois de desembarcar. Esse é um procedimento adotado em todas as companhias aéreas.

O que fazer durante o voo?

Já que há a possibilidade de mexer no celular, mesmo com algumas limitações, existem algumas atividades que você pode fazer no aparelho (ou fora dele) durante o trajeto, como, por exemplo:

  • Ouvir músicas no modo offline
  • Assistir a filmes no avião ou séries já baixadas
  • Jogar jogos offline já instalados no seu aparelho
  • Ler um livro (físico ou no formato e-book) 
  • Editar documentos
  • Tirar um cochilo e descansar
Celular no avião: dicas de como utilizar seu aparelho eletrônico em voos | Pessoa editando documentos no voo | Conexão123

Durante o voo, mesmo com a limitação do uso dos eletrônicos, é possível realizar tarefas, como editar documentos

Entre outras atividades de lazer, desde que não fujam das sete dicas de etiqueta a bordo!

Gostou de ficar por dentro dessas dicas? Conte com as ofertas exclusivas da 123milhas! Veja também as melhores opções de hotéis e pacotes para sua viagem!