Lugares para conhecer

Semana Santa no Rio de Janeiro: viagens de bate e volta saindo da capital

4 de abril de 2023

Com a chegada da Semana Santa no Rio de Janeiro, muitos turistas buscam opções de bate e volta para aproveitar o feriado prolongado. O estado, repleto de monumentos históricos e destinos incríveis, oferece uma diversidade de igrejas que celebram o feriado religioso.

O Conexão123 separou ótimas opções para você aproveitar ao máximo a Semana Santa saindo da Cidade Maravilhosa!

Conheça com o Conexão123

Turismo religioso no Rio de Janeiro

A Semana Santa é um período importante para a religiosidade cristã, e no Rio de Janeiro é possível encontrar diversos locais para se encantar com o turismo religioso.

Começando por Itaguaí, temos a Catedral São Francisco Xavier, que possui uma arquitetura imponente e é considerada a maior igreja da cidade. Em Vassouras, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um ponto turístico importante, com seu estilo barroco e diversas obras de arte sacra.

Já em Barra do Piraí, a Catedral de Santana é uma das construções mais antigas da cidade, com uma belíssima fachada neoclássica. Em Teresópolis, a Igreja Matriz de Santa Tereza é um símbolo da cidade, com seus vitrais coloridos e estilo eclético.

Por fim, em Petrópolis, a Catedral São Pedro de Alcântara é uma das mais belas e imponentes construções da cidade imperial, com sua arquitetura gótica e um dos maiores órgãos de tubos da América Latina.

Para aproveitar melhor esses bate e volta, é recomendável alugar um carro. Além de garantir mais conforto e praticidade, o carro permite que você visite todos os pontos turísticos de forma mais ágil e sem depender de horários de ônibus. Vale ressaltar que com o carro é possível também incluir outros lugares em seu roteiro, como paradas para apreciar a paisagem da região serrana do Rio de Janeiro.

Portanto, se você busca atividades enriquecedoras voltadas ao turismo religioso e quer aproveitar o feriado da Semana Santa no Rio de Janeiro, não deixe de visitar esses pontos turísticos e fazer um bate e volta de carro para aproveitar o máximo que a região tem a oferecer.

Se você for fazer esse bate e volta com amigos, por exemplo, pode conferir nossas dicas para uma viagem de carro divertida e segura. 

Itaguaí

Localizada no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Itaguaí fica a cerca de 92 km da capital fluminense. Conhecido por suas belezas naturais e rica história, o  município é um destino bastante procurado pelos turistas.

A Igreja Matriz de São Francisco Xavier teve sua construção iniciada por jesuítas em 1718, sendo concluída em 1729. O templo foi o primeiro prédio da cidade, remanescente do aldeamento jesuítico em Itaguaí, configurando um marco na história e na ocupação do município.

Em 2015 a restauração da Igreja Matriz de São Francisco Xavier foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan) e agora está em processo de capacitação de recursos através de empresas patrocinadoras.

Além de sua beleza arquitetônica, a catedral é um importante centro de peregrinação durante a Semana Santa, atraindo turistas e fiéis de todas as partes do país. Durante as celebrações, é possível acompanhar missas, procissões e encenações da Paixão de Cristo, que emocionam os visitantes.

A cidade de Itaguaí também é um destino interessante para um bate e volta na Semana Santa, oferecendo opções de lazer e turismo além da catedral. É possível visitar as praias da região, como a Praia do Saco, além de conhecer o centro histórico e aproveitar a gastronomia local.

A Igreja Matriz de São Francisco Xavier está aberta todos os dias, das 6h às 22h. Durante a Semana Santa, os horários podem ser alterados, por isso é importante verificar antes de ir.

O tempo do centro da cidade do Rio de Janeiro até a cidade, de carro, é de aproximadamente 1h30.

Endereço: R. Cel. Freitas, 45 – Centro, Itaguaí – RJ

Vassouras

Localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Vassouras fica a aproximadamente 120 km da capital fluminense. Conhecida por seu patrimônio histórico-cultural, a cidade é um destino turístico bastante procurado por quem deseja conhecer um pouco mais sobre o período colonial do Brasil. 

A região de Vassouras atrai turistas de diversas localidades e todos os anos muitos vão em busca das histórias que seus roteiros culturais e gastronômicos oferecem.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que hoje é uma das mais importantes da região, começou a partir de uma capela, erguida em 1828, quando o local ainda era ligado a Nossa Senhora da Conceição do Alferes, hoje Paty do Alferes. A obra foi finalizada em 1829, com um templo simples que passaria por diversas modificações, até que em 1871, foi finalizada no estilo neoclássico. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Vassouras | Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição | Conexão123

A construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição norteou toda a ocupação em seu entorno e isso fez e faz com que ela seja a referência da comunidade, além de abrigar a padroeira do município

Além de um patrimônio histórico e arquitetônico, a igreja guarda um acervo sacro que a torna um dos mais importantes templos do Vale do Café. O interior da construção é riquíssimo e seus detalhes, assim como as obras sacras, são impressionantes.

Cartão turístico principal da cidade, o local, além de possuir um belo entorno, oferece uma vista impressionante do centro histórico da cidade, e é um centro que reúne visitantes que buscam descansar no gramado da praça ou conhecer o belo templo.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está aberta todos os dias das 6h às 22h. Durante a Semana Santa, os horários podem variar, por isso é importante verificar antes de ir.

O tempo do centro da cidade do Rio de Janeiro até a cidade, de carro, é de aproximadamente 2h30.

Endereço: R. Barão de Tinguá, 173-205 – Centro, Vassouras – RJ

Barra do Piraí

Situada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Barra do Piraí está a aproximadamente 116 km da capital fluminense. O município é conhecido por suas belas paisagens naturais, como o Rio Paraíba do Sul, e por seu rico patrimônio histórico, que remonta aos tempos do ciclo do café

Para os turistas interessados em conhecer a história e a cultura religiosa do Brasil, a Catedral de Santana em Barra do Piraí é um destino imperdível. A igreja é um verdadeiro tesouro da arquitetura colonial e um importante marco da fé católica no país, além de oferecer uma experiência única durante a Semana Santa.

A Catedral de Sant’Anna foi construída em 1881 pelo 3º Barão do Rio Bonito, José Pereira de Faro, que foi líder do movimento que culminou, anos mais tarde, com a emancipação da freguesia de Barra do Piraí.

Semana Santa no Rio de Janeiro - bate e volta para fazer no feriado | Catedral de Sant'Ana | Conexão123

A Igreja de Sant’Ana é um símbolo importante da diocese e do município de Barra do Piraí

Toda a igreja é pintada a mão por importantes artistas do Império. Até a metade da parede, estão pinturas que lembram cortinas; na parte de cima, as pinturas sacras podem ser observadas; e no teto fica a reprodução da imagem da Imaculada Conceição.

Além de sua beleza arquitetônica, a catedral é um importante centro de peregrinação durante a Semana Santa. Durante as celebrações, os fiéis podem participar de missas, procissões e outros ritos religiosos que emocionam e renovam a fé.

A cidade de Barra do Piraí também é um destino interessante para um bate e volta na Semana Santa, oferecendo opções de lazer e turismo além da catedral.

A Catedral de Santana funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12 e das 14h às 18h. Durante a Semana Santa, os horários podem variar, por isso é importante verificar antes de ir.

O tempo do centro da cidade do Rio de Janeiro até a igreja, de carro, é de aproximadamente 2h30.

Endereço:  R. Barão do Rio Bonito, 240 – Nossa Sra. de Santana

Teresópolis 

Localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Teresópolis está a aproximadamente 96 km da capital fluminense. A cidade é conhecida por suas belas paisagens naturais, como a Serra dos Órgãos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além de ser um destino turístico bastante procurado por quem deseja praticar esportes de aventura, como escalada e trilhas.

A Igreja Matriz de Santa Tereza tem uma história interessante, já que foi construída em 1855 e passou por diversas reformas e ampliações ao longo dos anos. O templo é dedicado a Santa Tereza D’Ávila, uma das mais importantes santas da Igreja Católica.

A importância da Igreja Matriz de Santa Teresa para os católicos é imensa, pois é um lugar de muita devoção e fé. Durante a Semana Santa, a igreja se torna ainda mais especial, com missas e celebrações que atraem fiéis de todas as regiões do estado.

Para os turistas que visitam a construção, há muitas coisas interessantes para ver e conhecer. Além da bela arquitetura, a igreja abriga diversas imagens sacras e objetos de arte religiosa. É um lugar tranquilo e acolhedor, que transmite muita paz e espiritualidade.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Durante a Semana Santa, os horários podem variar, por isso é importante verificar antes de ir.

O tempo do centro da cidade do Rio de Janeiro até Teresópolis, de carro, é de aproximadamente 2h30.

Endereço: Várzea, Teresópolis – RJ

Petrópolis 

Situada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis está a cerca de 68 km da capital fluminense. Conhecida como a “Cidade Imperial”, Petrópolis é um importante destino turístico do estado, graças à sua rica história e cultura, que remontam ao período do Brasil Império. 

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais cartões-postais da cidade, e sua história remonta ao século XIX, quando foi construída pelo imperador Dom Pedro II. A igreja é dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade, e possui um estilo neogótico que impressiona os visitantes.

Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis | Catedral São Pedro de Alcântara | Conexão123

Você sabia? Na Catedral São Pedro de Alcântara estão os restos mortais do Imperador D. Pedro II

Para os turistas que visitam a Catedral São Pedro de Alcântara, há muitas coisas interessantes para ver e conhecer. Além da bela arquitetura, a igreja abriga uma série de vitrais coloridos, que representam cenas da vida de Jesus e dos santos católicos. Há ainda um órgão de tubos, que é considerado um dos mais importantes do Brasil.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 17h. Durante a Semana Santa, os horários podem variar, por isso é importante verificar antes de ir.

A distância do centro do Rio de Janeiro até a cidade é de aproximadamente 1h30, de carro.

Endereço: R. São Pedro Alcântara, 60, R. São Pedro Alcântara

Gostou das nossas indicações de bate e volta na Semana Santa no Rio de Janeiro? Qual despertou mais curiosidade em visitar? Conte com a 123milhas para alugar o carro para sua viagem! Nós também temos as melhores opções de hotéis e pacotes de viagem!