Todos

Cinco lugares para conhecer durante a Copa do Mundo no Catar

18 de agosto de 2022

A partir de novembro, o Catar será o centro das atenções no mundo inteiro. Essa pequena nação islâmica, localizada no Oriente Médio, vai ser a sede da Copa do Mundo 2022. Serão 32 seleções disputando a taça em belíssimos estádios futuristas, em cidades pontilhadas de arranha-céus ultramodernos e mesquitas seculares. 

Para quem vai ao Catar acompanhar nossa seleção durante os jogos do torneio, o Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagens, separou cinco atrações imperdíveis para além dos estádios de futebol.

De visita a museus de arquitetura deslumbrante a um tour de compras por Doha, a capital do país, há muito o que fazer no Catar. Confira a seguir nossas dicas e embarque nessa viagem!

Você vai ler sobre

Copa do Mundo 2022 é momento ideal para visitar o Catar

A maioria das atrações turísticas do Catar se concentra na capital, Doha, e no seu entorno, como as dunas que cercam a cidade, além da região litorânea, pontuada por resorts de luxo.

Com o advento da Copa do Mundo 2022, o Catar se preparou para receber os visitantes que chegarão ansiosos para conhecer seus principais pontos turísticos, sendo um dos destaques a ampla e confortável rede hoteleira.

Cinco lugares para conhecer em Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo 2022 | Orla da capital do Catar | Conexão123

A maioria das atrações turísticas do Catar se concentra na capital e no seu entorno

Tendo isso em mente, escolhemos cinco lugares imperdíveis para visitar em Doha entre uma partida e outra da Copa do Mundo. São atrativos que representam a história e a cultura desse país árabe e que não podem faltar no seu roteiro. Bora?

O que fazer em Doha: Museu Nacional do Catar

O Museu Nacional do Catar é a manifestação física da orgulhosa identidade do Catar, conectando a história do país com seu presente diversificado e cosmopolita. O belo edifício foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, que se inspirou no cristal rosa do deserto, encontrado no solo do Qatar.

Lá os visitantes aprendem sobre as origens do país e a formação de suas primeiras cidades, com o museu mapeando a história e o progresso do Catar ao longo dos séculos. As exposições combinam objetos históricos e influências contemporâneas, abrindo um diálogo sobre o impacto das mudanças no mundo atual.

O museu abre de sábado a quinta-feira, das 9h às 19h, e sexta-feira, das 13h30 às 19h. O valor da entrada é 50 rials, a moeda do país (no câmbio atual, cerca de R$ 70). 

O que fazer em Doha: The Pearl Qatar

O Pearl Qatar é uma ilha artificial, com quase 4 milhões de metros quadrados. Foi o primeiro território do Catar a estar disponível para propriedade plena de estrangeiros. Banhado pelo mar arábico, está localizado perto do prestigiado distrito de West Bay, em Doha

Cinco lugares para conhecer em Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo 2022 | Ilha artificial em Doha | Conexão123

O Pearl Qatar é uma ilha artificial, com quase 4 milhões de metros quadrados

Apresentando marinas em estilo mediterrâneo, torres residenciais, vilas e hotéis, a área também oferece uma experiência de compras luxuosa, com boutiques de designers e showrooms de marcas como Ferrari. A ilha também abriga restaurantes modernos e se destaca por suas praças e amplos espaços para pedestres.

O que fazer em Doha: Souq Waqif

Tradicional mercado em Doha, o Souq Waqif é formado por um emaranhado de lojas, restaurantes e pequenos negócios, onde são vendidos desde roupas tradicionais e especiarias até artesanato e lembranças de viagem.

Era lá que os beduínos, habitantes nômades do deserto, iam para trocar seus animais de criação por outros produtos. Além da rua principal, é recomendado explorar o labirinto de becos e vielas para encontrar lojas com artigos únicos como tecidos e temperos típicos daquela região.

O comércio por lá funciona das 8h às 12h30 e das 15h às 22h. Os melhores horários para visitar o mercado são a manhã e o fim da tarde, para evitar os períodos de calor intenso. A maioria dos restaurantes abre o dia inteiro, das 8h até meia-noite, e alguns funcionam 24 horas por dia.

O que fazer em Doha: Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village é um complexo de cultura e entretenimento árabe localizado à beira-mar. A vila, inaugurada em 2010, tem o objetivo de se tornar um centro mundial de projetos multiculturais. Por lá há teatros, salas de concertos, galerias, além de instalações com restaurantes e até clubes de praia.

Cinco lugares para conhecer em Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo 2022 | Centro cultural em Doha | Conexão123

O Katara Cultural Village é um complexo de cultura e entretenimento árabe localizado à beira-mar

Entre os destaques do Katara Cultural Village estão a Opera House, sede da Orquestra Filarmônica do Catar, o Museu de Selo Postal Árabe, a Academia de Música do Catar e um lindíssimo anfiteatro a céu aberto.

Construído em formato de ferradura, ele está aberto para o Golfo Pérsico, bem em frente ao enorme calçadão que circunda a faixa de areia da praia. A Praia de Katara oferece diversos beach clubs exclusivos, alguns até com cabanas fechadas em vidro, para curtir o lugar com muita exclusividade. 

O que fazer em Doha: Museu de Arte Islâmica

Inaugurado em 2008, o Museu de Arte Islâmica (MIA) rapidamente se tornou um cartão-postal de Doha. O MIA foi projetado pelo aclamado arquiteto Ieoh Ming Pei, responsável pela ampliação do Louvre de Paris e sua pirâmide de vidro. 

O museu possui o maior acervo de arte islâmica do mundo, contando cerca de 1400 anos de história em três continentes. São  esculturas, pinturas, mosaicos, tapetes, joias e porcelanas, de países como China, Malásia, Uzbequistão, Nigéria, além do próprio Catar.

O complexo está localizado no Corniche, um belo calçadão à beira-mar, próximo a outros pontos turísticos de Doha, como o Museu Nacional do Catar e o Souq Waqif, e foi construído em uma ilha artificial unicamente destinada para ele.

O horário de funcionamento do museu é de sábado a quinta-feira, das 9h às 19h, e sexta-feira, das 13h30 às 19h. O ingresso custa 50 rials (no câmbio atual, cerca de R$ 70).

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do turismo com o Conexão123, a plataforma de incentivo a experiências de viagem da 123milhas.