Lugares para conhecer

Dia do Futebol: destinos de viagem para os apaixonados pelo esporte

19 de julho de 2023

No Dia do Futebol, celebrado neste 19 de julho, o Conexão123 te convida a conhecer destinos incríveis que combinam o prazer de viajar com a paixão pelo futebol.

A ocasião é perfeita para os torcedores aproveitarem ao máximo sua paixão, vivenciando momentos emocionantes em destinos que transpiram futebol. 

Que tal conhecer alguns dos destinos para viajar no Dia do Futebol mais empolgantes? 

Prepare-se para se envolver com a atmosfera contagiante dos estádios, explorar museus interativos, conhecer culturas futebolísticas e compartilhar experiências únicas com outros apaixonados pelo esporte.

Conheça com o Conexão123

Destinos de viagem para o Dia do Futebol

Nada mais interessante do que montar um roteiro de viagem recheado de referências do esporte no Dia do Futebol, não é mesmo?

Aliás, a seleção de destinos de viagem que preparamos não oferece apenas estádios icônicos, mas também lugares que mergulham os visitantes na cultura e na história do futebol.

Todo mundo sabe que esse esporte não é só sobre bola na rede. Ele desperta emoções intensas e fervorosas, e memórias de todos os tipos. Quem é amante de futebol é apaixonado por tudo aquilo que cerca o planeta bola, desde histórias, curiosidades, jogadores icônicos, e, claro, os templos do futebol.

Dia do Futebol: três destinos para os apaixonados pelo esporte | Crianças se divertindo e jogando futebol juntas | Conexão123

O futebol é a paixão nacional. Conheça alguns destinos de viagem perfeitos para curtir o Dia do Futebol

E se você gosta de museus, passeios históricos e interativos, temos ótimas dicas!

Separamos destinos turísticos que contam a trajetória do esporte no Brasil e no mundo: participe de visitas guiadas pelos principais pontos relacionados ao futebol e explore a atmosfera vibrante das cidades que respiram a paixão pelo jogo. 

Embarque nessa jornada única e descubra os destinos de viagem perfeitos para celebrar o Dia do Futebol, envolvendo-se com a cultura e a emoção do esporte.

Museu do Futebol – São Paulo, SP

O Museu do Futebol fica dentro do Estádio do Pacaembu, um lugar que faz parte da história do futebol de São Paulo, do Brasil e também do mundo. 

Com 83 anos, recém completados em abril de 2023, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, tem presença marcante na história do futebol brasileiro. Considerado um templo paulistano, o local foi por muito tempo a casa do Corinthians, já recebeu jogos da Libertadores, Brasileirão, Seleção Brasileira e até seis jogos da Copa do Mundo de 1950. 

As exposições do museu abrigado pela construção brindam o visitante com toda a história do futebol no Brasil e dos jogadores brasileiros, sem esquecer dos grandes ídolos mundiais.

A visita começa do lado de fora, pois o lugar que o museu está é muito especial. A fachada do estádio já mostra a grandiosidade do local e o que o futebol representa para o povo brasileiro. 

Uma das salas mais visitadas é a “Sala das Copas.” Lá, os totens com fotos são separadas pelas edições que a seleção brasileira ganhou o mundial (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Dia do Futebol: três destinos para os apaixonados pelo esporte | Mulher observando galeria de fotos no Museu do Futebol | Conexão123

O Museu do Futebol fica no estádio do Pacaembu em São Paulo e reserva gratas surpresas | Foto de Museu do Futebol

O ambiente é recheado de registros de momentos importantes de cada época, fatos que só conhecíamos pelos nossos pais e avós e momentos que vimos ao vivo na televisão, como as últimas edições do torneio. 

No fim dessa sala fica a camisa do Pelé e as bolas usadas nas copas. Ver o uniforme do Rei do Futebol de perto é emocionante, e nos aproxima da imagem deste grande ídolo.

Na saída do museu (também tem acesso pela frente do estádio) há uma loja com produtos esportivos e uma cafeteria superbacana, com as mesinhas ao ar livre.

Armários são disponibilizados gratuitamente, para que os visitantes possam deixar mochilas, sacolas, guarda-chuva, entre outros objetos.

  • Como chegar ao Museu do Futebol

Situado na região central da capital paulista, o Pacaembu fica próximo à estação de metrô Marechal, da Linha 3 – vermelha. O desembarque é a aproximadamente 1 km da entrada principal.

O cliente 123milhas pode antecipar a compra dos ingressos para o Museu do Futebol de modo fácil e rápido: comprando online pelo site do Conexão123.

Endereço do Museu do Futebol: Praça Charles Miller, s/n – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo.

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.

Museu Pelé – Santos, SP

Visitar o Museu Pelé, localizado no centro histórico de Santos, no litoral paulista, é mergulhar na carreira do Rei do Futebol e na vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Com mais de 4.000 m² e extensão, o museu abriga itens do acervo pessoal do atleta, como camisas, chuteiras, bolas, troféus e faz muito valer a pena a visita no Dia do Futebol.

Mesmo sendo natural de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé fez morada na cidade santista. Desde que chegou ao destino, ainda menino, para jogar no Santos FC até seu falecimento, em 29 de dezembro de 2022, elevou o nome de Santos por onde passou.

Sua paixão por Santos foi inegável. O jogador defendeu o time santista durante 18 anos e meio, despedindo-se da Vila Belmiro em 1974, sem nunca trocar de agremiação enquanto jogador profissional no Brasil.

Dia do Futebol: três destinos para os apaixonados pelo esporte | Estátua em homenagem ao Pelé no Museu que leva o seu nome | Conexão123

O Museu Pelé é uma homenagem ao maior jogador de todos os tempos

Os visitantes do museu têm a oportunidade de conhecer um pouquinho de cada um dos seus 1.364 jogos, sendo 1.116 partidas pelo Santos FC. 

Ao todo, o Rei marcou 1.282 gols, sendo 1.091 pelo time santista. Participou das Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. 

Tudo isso é contado no Museu Pelé, que remete o visitante a uma viagem no tempo e o convida a relembrar os inúmeros feitos do mais famoso jogador brasileiro. 

Logo que se entra no museu, percebe-se que o espaço é organizado de forma que o visitante siga uma linha do tempo, conhecendo toda a trajetória do jogador desde menino. Alguns destaques do acervo:

  • Caixa de engraxate que o menino Edson usava na estação de trem de Bauru
  • Primeiro contrato assinado por Pelé para jogar no Santos FC
  • Réplica da Taça Jules Rimet (conquistada pela seleção brasileira em 1970 após ganhar três copas consecutivas)
  • Bola de Ouro honorária que Pelé ganhou como melhor jogador do mundo em 2014
  • Coroa e cetro usados na despedida de Pelé da seleção brasileira

O Museu Pelé conta a trajetória do Rei do Futebol em campo, mas também no cinema e na música. Momentos inesquecíveis de sua carreira são lembrados em fotos, objetos, taças e recortes de jornais e revistas. 

O acervo, por exemplo, tem a placa comemorativa recebida quando o jogador atingiu a marca de mil gols. Mas há também camisas que o atleta usou nas várias fases de sua carreira, chuteiras e inúmeras fotos e vídeos que ilustram bem sua gloriosa trajetória, tanto pelo Santos FC como pela seleção brasileira.

  • Como chegar ao Museu Pelé

O Museu fica na cidade de Santos, a aproximadamente 60 km da capital paulista. O trajeto de São Paulo até lá leva em torno de 2 horas e pode ser feito tranquilamente de carro, por exemplo.

Caso você esteja em São Paulo e pretenda aproveitar o Dia do Futebol para fazer esse bate e volta, 123carros é uma ótima opção para alugar um carro e curtir essa viagem em família.

Tour Maracanã – Rio de Janeiro, RJ

Que tal aproveitar o Dia do Futebol para viajar para o Rio de Janeiro e visitar o Maraca? 

Claro que a maioria dos viajantes prefere ver o Maracanã pulsando em dia de jogo e com toda a sua glória, mas o tour por esse verdadeiro templo do futebol também é uma excelente opção de passeio.

Palco do milésimo gol de Pelé, de vários campeonatos nacionais e internacionais e de grandes partidas da seleção brasileira, o Maracanã é um dos mais famosos estádios de futebol do mundo.

Pouco conhecido pelo nome oficial, Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã é uma segunda casa para todo carioca fã de futebol. O estádio tem uma história que transcende os limites do Rio de Janeiro e do Brasil. Já foi sede de duas finais de Copa do Mundo, e das Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos. 

Assim como o Corcovado, Bondinho do Pão de Açúcar e calçada de Copacabana, o Maracanã é símbolo do Rio de Janeiro.

Para quem gosta mesmo de futebol, vale muito a pena fazer um passeio por lá.

Dia do Futebol: três destinos para os apaixonados pelo esporte | Imagem aérea do estádio do Maracanã | Conexão123

O estádio do Maracanã é o verdadeiro templo do futebol brasileiro

A visita leva cerca de 45 minutos, mas é claro que depende de quanto tempo cada um leva para explorar cada ambiente Durante o tour do Maracanã, o visitante tem acesso a:

  • Peças históricas, como bolas, ingressos, medalhas, camisas e assinaturas de craques;
  • Hall da fama, com a pegada de nomes importantíssimos para o futebol brasileiro;
  • Vestiário, com camisas dos principais times brasileiros que competem na Série A. É possível entrar também na sala de treinamento/aquecimento
  • Gramado, além de um dos bancos de reserva e uma pequena parte da arquibancada. Não é permitido andar em campo livremente, o acesso é só numa pequena área demarcada entre a entrada e o banco de reservas.
  • A uma pequena sala de imprensa para tirar fotos.

Se você é um fã apaixonado e quer aproveitar totalmente o Dia do Futebol, recomendamos que faça um tour no Maracanã e aproveite para garantir seu ingresso para assistir a uma partida no estádio. 

Dessa forma, você vai realmente poder sentir o que é a energia de um jogo no Maraca e também viver a emoção dos jogadores de entrar no gramado icônico.

  • Como chegar ao Estádio do Maracanã

O estádio do Maracanã fica num bairro também chamado de Maracanã, na Zona Norte do Rio. 

O estádio é bem conectado com o transporte público carioca, então existem várias formas de chegar até lá.

A linha 2 do metrô tem uma estação chamada Maracanã, que fica bem do lado do estádio. Essa é uma ótima opção para chegar partindo do centro do Rio ou da Zona Sul.

Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3 – Maracanã, Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h30 às 16h30.

Ingressos: Ingresso inteiro – R$ 60 / Ingresso meia-entrada – R$ 30.

A meia-entrada é oferecida para estudantes, idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 e 10 anos e pessoas com deficiência física com acompanhante.

Não se esqueça de dar uma olhada em onde se hospedar no Rio de Janeiro se  for passear no Dia do Futebol!

E aí, gostou das nossas dicas de destinos para curtir o Dia do Futebol? Conte com 123milhas para garantir os melhores preços e pacotes para fazer de sua viagem inesquecível. 

No nosso site você encontra passagens aéreas, seguro-viagem, pacotes de viagem e muito mais!

RESPOSTAS123

O Brasil é o país do futebol e por isso não faltam opções de passeio para celebrar o dia da paixão nacional.

Confira alguns dos destinos indicados pela 123milhas: 

  • Museu do Futebol – São Paulo, SP
  • Museu Pelé – Santos, SP
  • Tour Maracanã – Rio de Janeiro, RJ

O Dia do Futebol é comemorado no dia 19 de julho.