Lugares para conhecer

Aniversário de Curitiba: quatro curiosidades sobre a cidade

28 de março de 2023

No dia 29 de março, é celebrado o aniversário de Curitiba. Em 2023, a capital paranaense completa 330 anos de história. A metrópole é conhecida por suas atrações turísticas, arquitetura, gastronomia e, é claro, pela qualidade de vida.

Para comemorar seu aniversário, o Conexão123 compartilha quatro curiosidades sobre a cidade. Confira!

Viaje com o Conexão123

História de Curitiba

A história da cidade de Curitiba começa no século XVII, quando bandeirantes chegaram à região em busca de ouro e pedras preciosas. Eles fundaram um povoado no local onde hoje é a capital do estado do Paraná. Em 1693, foi criada a vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que deu origem à cidade de Curitiba. Aliás, você sabia que o nome da metrópole significa “pinheiral” em tupi-guarani? É uma referência à grande quantidade de araucárias na região.

Durante os séculos XVIII e XIX, a cidade foi um importante centro de comércio e tropeirismo, devido à sua localização estratégica entre o litoral e o interior do país.

No início do século XX, Curitiba passou por um processo de modernização e urbanização, com construção de praças, jardins e parques, que se tornaram marca registrada da cidade.

A partir dos anos 1970, a capital começou a se destacar pela sua política de planejamento urbano e desenvolvimento sustentável, implementando um sistema integrado de transporte público, com ônibus biarticulados e terminais, além de investir ainda mais na ampliação de parques, ciclovias e espaços públicos. 

Atualmente, Curitiba é uma das cidades mais desenvolvidas e sustentáveis do Brasil, sendo referência mundial em planejamento urbano e qualidade de vida.

Celebrando o aniversário de Curitiba: quatro curiosidades sobre a cidade | Vista aérea da cidade de Curitiba (PR) ao entardecer | Conexão123

O nome Curitiba teve origem na expressão guarani Cury, que significa pinheiro, e tyba, que quer dizer abundante

Quatro curiosidades de Curitiba

O turismo de Curitiba dispõe de um leque de atrações e atividades aos viajantes — a cidade tem muito a oferecer para aqueles que desejam conhecê-la de perto.

O Conexão123 vai apresentar quatro curiosidades sobre Curitiba que vão te surpreender. Prepare-se para mergulhar na cultura da capital paranaense.

Curitiba é a capital ecológica do Brasil e a cidade mais sustentável da América Latina

Segundo um estudo realizado pela Corporate Knights, a cidade é considerada a capital ecológica do Brasil e a mais sustentável da América Latina, e tem sido reconhecida internacionalmente por suas políticas de sustentabilidade e ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

Entre as iniciativas que colocam Curitiba em destaque estão o pioneirismo na implantação de uma rede integrada de transporte público, o uso de energia limpa em edifícios públicos, a criação de parques e espaços verdes, a reciclagem de resíduos sólidos e a preservação de áreas naturais.

A cidade também tem investido em educação ambiental e conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, a Prefeitura de Curitiba trabalha em parceria com empresas, organizações e a população para desenvolver projetos sustentáveis e promover uma cidade mais verde e saudável para todos.

São essas ações que têm colocado Curitiba como referência em sustentabilidade e meio ambiente, inspirando outros municípios a seguir seu exemplo e adotar políticas voltadas para a preservação do planeta.

Um dos melhores transportes públicos do mundo está em Curitiba

O transporte público de Curitiba é considerado um dos melhores do mundo por ser eficiente, barato e sustentável. O modelo adotado na cidade vem sendo usado e melhorado desde os anos 1970, quando a capital passou por um processo de crescimento urbano acelerado e enfrentou problemas com o trânsito.

O sistema de transporte público de Curitiba é baseado em um corredor de ônibus, conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), que permite uma circulação mais rápida e eficiente dos veículos. O sistema foi criado para atender a uma grande demanda de passageiros e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental causado pelos carros particulares.

Além disso, o transporte público de Curitiba conta com a integração tarifária, que permite aos passageiros efetuarem baldeações entre diferentes linhas de ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Os ônibus biarticulados de Curitiba, que completam 31 anos em 2023, são uma inovação em seu transporte público. Eles foram desenvolvidos como uma solução para melhorar a eficiência e a capacidade de transporte de passageiros. Com 28 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 250 pessoas, esse modelo de ônibus se tornou um ícone da cidade e foi copiado em diversas partes do mundo.

Celebrando o aniversário de Curitiba: quatro curiosidades sobre a cidade | Ônibus biarticulado e estações-tudo ao anoitecer na cidade de Curitiba | Conexão123

As estações-tubo e os ônibus biarticulados são destaques do ótimo sistema de transporte público de Curitiba

Curitiba e sua “Rua 24 Horas”

A Rua 24 Horas, um dos principais cartões-postais da cidade de Curitiba, é um espaço público a céu aberto que oferece diversas opções de lojas, gastronomia e entretenimento.

Inaugurada em 11 de setembro de 1991, a via foi uma iniciativa da prefeitura de Curitiba para revitalizar uma área do centro da cidade. O projeto, assinado pelo renomado arquiteto brasileiro Abrão Assad, é uma homenagem ao estilo art nouveau, que se destaca pelas linhas curvas e pelas formas orgânicas.

Na época de sua inauguração, os estabelecimentos comerciais sediados no local funcionavam sem parar, 24 horas por dia, daí o nome do point.

Hoje em dia, a Rua 24 Horas é um importante ponto turístico de Curitiba, com lojas de souvenirs, bares e restaurantes que servem pratos típicos da culinária paranaense e internacional. A rua também é palco de diversos eventos culturais e artísticos, como shows musicais, exposições de arte e apresentações teatrais.

Celebrando o aniversário de Curitiba: quatro curiosidades sobre a cidade | Rua 24 horas de Curitiba | Conexão123

A Rua 24 Horas, além de um dos pontos turísticos de Curitiba, é ainda polo comercial e de lazer situado no centro da capital paranaense

Curitiba é a capital mais fria do país

A altitude e a localização de Curitiba são fatores importantes para que ela seja a capital mais fria do Brasil. A cidade está localizada em uma região de planalto, a uma altitude média de 934 metros acima do nível do mar. Isso faz com que ela fique exposta a ventos frios e úmidos, vindos do oceano Atlântico e da Serra do Mar.

Além disso, a umidade do ar também contribui para a sensação de frio em Curitiba, que está localizada em uma área de transição entre o clima tropical e o clima subtropical, gerando uma alta umidade relativa do ar. Durante o inverno, os índices podem chegar a 90%, o que contribui para o aumento da sensação de frio.

As áreas verdes da cidade também influenciam na sensação térmica de Curitiba. As áreas arborizadas ajudam a manter as temperaturas mais baixas, especialmente durante o verão. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a média da temperatura mínima em Curitiba durante o inverno é de 7 °C, sendo que em alguns dias chega a 0 °C ou menos.

Celebrando o aniversário de Curitiba: quatro curiosidades sobre a cidade | Gelo no Jardim Botânico de Curitiba | Conexão123

Inverno em Curitiba: gelo no Jardim Botânico

Gostou de conhecer mais sobre a cultura curitibana? Então aproveite e conte com a 123milhas para comemorar o aniversário de Curitiba com os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagens!