Dicas para o viajante

Formas de fazer check-in

13 de fevereiro de 2022

Um dos segredos para viajar com tranquilidade é conhecer as diferentes formas de fazer check-in. Se você ainda tem dúvidas em relação a isso, neste post, reunimos as principais indicações que você deve seguir para embarcar. Fique por dentro!

Para aproveitar aqui na 123milhas destinos incríveis e de forma econômica você precisa estar atento às particularidades que envolvem viajar de avião. Além do mais, desde o início da pandemia de Covid-19, muitas alterações foram implementadas pelas companhias aéreas e nos aeroportos a respeito desse procedimento.

Siga as nossas dicas e garanta uma experiência inesquecível com o mínimo de burocracia! 

Você vai ler sobre
  • O que significa fazer check-in?
  • Como fazer o check-in pela internet?
  • Como fazer check-in no toten do aeroporto?
  • Como fazer o check-in no balcão do aeroporto?
  • Check-in e protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Como está funcionando?
  • Como é o check-in nas principais companhias aéreas?

O que significa fazer check-in?

Fazer o check-in significa confirmar presença no voo. É uma etapa muito importante que será responsável por registrar e garantir o seu assento na viagem. Outro ponto é que só depois de fazer o check-in você poderá despachar suas bagagens.

Sendo assim, para voos domésticos (destinos brasileiros) é necessário a apresentação de documento de identificação com foto. Ele pode ser o RG, Carteira de Trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até o Título de Eleitor no formato eletrônico. Esse último precisa estar em dia com as obrigações eleitorais do país e com o nome civil ou social do viajante preenchido corretamente.

Atente-se para o horário do check-in. O ideal para voos em território nacional é que o registro seja realizado uma hora antes do embarque. Já para deslocamentos para o exterior o indicado é apresentar a documentação duas horas previamente ao horário da decolagem.

Certifique-se dos documentos obrigatórios exigidos pela companhia aérea que vai realizar o seu voo antes do prazo para realização do check-in.

Certifique-se dos documentos obrigatórios exigidos pela companhia aérea que vai realizar o seu voo antes do prazo para realização do check-in.

Países membros do Mercosul e associados ao bloco exigem apenas a apresentação do documento do RG entre as suas viagens. Conheça aqui dicas de destinos baratos na América do Sul.

Como fazer o check-in pela internet?

Uma das formas de fazer o check-in atualmente é por meio dos endereços eletrônicos na internet ou pelo próprio aplicativo do celular. Nesses casos, a sua tarefa será acessar o ambiente digital da companhia aérea e clicar na parte direcionada ao procedimento de check-in. Em poucos minutos preenchendo as suas informações pessoais, RG, CPF e o código de reserva da passagem (localizador) você estará registrado.

Devido a rapidez e comodidade, o registro on-line tem sido a forma mais utilizada para check-in no Brasil e no mundo

Devido a rapidez e comodidade, o registro on-line tem sido a forma mais utilizada para check-in no Brasil e no mundo

Sendo assim, ao chegar no aeroporto você apenas deverá se encaminhar até a área de despacho de malas, e após isso seguir diretamente para o portão de saída do seu voo. A etapa ainda pode ser reduzida caso não haja necessidade de despacho de bagagem.

No momento da viagem você deverá exibir o cartão de embarque gerado com a entrada dos documentos no site ou aplicativo e enviado para o e-mail registrado. Também é possível fazer o download desse bilhete diretamente no espaço digital onde você fez o check-in.

É primordial que ele esteja baixado no seu dispositivo móvel ou impresso em mãos para a devida apresentação na sala de embarque. Ainda, nesse modelo on-line, é importante se preocupar com o prazo de registro exigido pelas companhias aéreas. Eles podem variar de acordo com o tipo do voo ou política da empresa.

Até o fim deste post, confira os protocolos adotados pelas companhias aéreas Latam, Azul e GOL na hora do check-in!

 

Como fazer o check-in no totem do aeroporto?

As empresas de aviação também possuem totens de atendimento automático instalados nos aeroportos onde elas realizam serviços. Neles você pode realizar todo o procedimento de check-in. A alternativa é bastante usada por quem chega mais cedo e não tem intenção de enfrentar filas no balcão do espaço de embarque.

Primeiramente, localize o totem referente a companhia aérea do seu voo. Em seguida, digite os respectivos dados pessoais e o código de reserva da passagem (localizador) na parte indicada da máquina para o check-in.

Aguarde a emissão do cartão de embarque e fique ligado! Normalmente, o procedimento de check-in nos totens de atendimento só é permitido no prazo de três horas antes do embarque de voos internacionais e uma hora anterior ao voo doméstico.

Se o seu bilhete de embarque emitido no totem não estiver legível, cancele o check-in e dirija-se até um balcão de atendimento para refazer o processo.

Se o seu bilhete de embarque emitido no totem não estiver legível, cancele o check-in e dirija-se até um balcão de atendimento para refazer o processo.

Como fazer o check-in no balcão do aeroporto?

Quem não se sente confortável em depositar informações nos dispositivos digitais e automatizados, o melhor a fazer é realizar o check-in diretamente no balcão das companhias aéreas no aeroporto.

Para isso, há a necessidade de chegar, pelo menos, uma hora antes do embarque e possuir os documentos necessários em mãos. Esse prazo pode variar de acordo com a exigência de cada companhia aérea.

O funcionário responsável pela empresa de aviação é quem fará o registro das informações e irá liberar o cartão de embarque impresso para a sua viagem. Os demais passos de despacho de malas e localização do portão de embarque devem ser seguidos como nas outras formas de fazer check-in mencionadas.

Para o check-in realizado diretamente no balcão do aeroporto, o viajante deve levar em conta o tempo de espera na fila para o atendimento.

Para o check-in realizado diretamente no balcão do aeroporto, o viajante deve levar em conta o tempo de espera na fila para o atendimento.

Check-in e protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Como está funcionando?

A princípio, o certificado ou passaporte de vacinação para Covid-19 não está sendo exigido pelas companhias aéreas no momento do check-in on-line. Contudo, devido a protocolos sanitários de prevenção ao vírus adotados em diversos aeroportos mundo afora, as outras formas para se registrar no voo e as medidas nas salas de embarque podem exigir a apresentação dessa documentação.

Siga as orientações passadas pela companhia aérea do seu voo. Se estiver viajando para um destino com necessidade de apresentar resultado de testes de Covid, atestados médicos ou afins, realize o check-in no prazo devido e tenha sempre em mãos esses documentos impressos.

Como é o check-in nas principais companhias aéreas?

Quer saber como realizar o procedimento em cada companhia aérea? Confira:

Check-in na Latam

O serviço de check-in online da Latam abre possibilidade de você escolher o lugar de assento no avião. O procedimento é feito pelo site ou aplicativo da empresa e o cartão de embarque é enviado para o e-mail registrado.

Se viajar apenas com bagagem de mão (até 10 kg) dirija-se diretamente para o portão de embarque. Na condição de ter que despachar malas encontre o balcão identificado como “entrega de bagagem” da companhia.

Para viagens operadas pela Latam Airlines Group com os códigos LA, 4M, 4C ou XL os passos são: inserir o código de reserva da passagem e o sobrenome vinculado à reserva entre 48 horas e duas horas antes da partida de seu voo; escolher um assento, verificar e preencher os dados dos passageiros e imprimir o cartão de embarque.

A realização do check-in no balcão é indicada para pessoas portadoras de necessidades médicas especiais, com animais de estimação ou viajantes com mais crianças do que adultos na reserva das passagens.

Nas viagens da Latam Airlines Brasil ou Paraguai com os códigos JJ ou PZ a disponibilidade de check-in é de 72 a duas horas antes da partida para voos internacionais. Em voos domésticos você poderá se registrar de 72 horas a 45 minutos antes do horário programado para decolagem.

Além do serviço on-line e pelo totem, o check-in via celular é uma opção ao viajar com a empresa nesta categoria e em voos domésticos. Você também poderá escolher receber o cartão de embarque por e-mail ou mensagem SMS.

Importante: cancelamento do check-in pela Latam poderá acontecer até 1 hora antes da partida do voo. Para viagens internacionais, o procedimento é permitido no prazo de duas horas antes do horário programado para decolagem. Descubra novidades no registro automático da empresa aqui.

Check-in na Azul

A principal forma de check-in na Azul é pelo aplicativo da companhia para dispositivo móvel. Baixe o programa e realize o procedimento de 72 horas a 90 minutos antes do voo. Para despachar bagagens, o passageiro precisará acessar o cartão de embarque pelo App e imprimir as etiquetas no aeroporto.

É recomendado, para realização do check-in nos balcões de atendimento ou pelo totem da Azul, chegar ao aeroporto com três horas de antecedência ao horário do embarque. O viajante também precisa se lembrar que o serviço de registro encerra uma hora antes do horário da decolagem pela empresa aérea.

O site também pode ser utilizado para fazer o check-in. A Azul não exige a impressão do cartão de embarque e o bilhete pode ser apresentado no formato digital, com QR code ou código de barras.

Check-in na GOL

O Check-in pelo aplicativo ou site da GOL está disponível a partir de 48 horas até uma hora antes dos voos nacionais e internacionais. Viagens operadas pela companhia para os Estados Unidos, no entanto, tem o procedimento de registro on-line aberto de 24 horas até uma hora antes do voo.

Mas atenção! A GOL ainda apresenta alguns cenários onde o check-in por meio dos canais digitais não são permitidos. São eles:

  • Voos codeshare (viagem compartilhada por duas companhias aéreas);
  • Viagens em que serão necessários procedimentos adicionais durante a rota;
  • Viagens com necessidade de controle de documentação relacionados à Covid-19;
  • Viagem com solicitação de serviços para necessidades especiais;
  • Viagem com bebês e crianças menores de 16 anos. Nesse caso haver controle de documentação para embarque.

Desse modo, a empresa indica que o check-in pelo totem ou balcão de atendimento no aeroporto deve ser feito a partir de três horas até uma hora antes dos voos nacionais e internacionais, sem exceções.

Deu para esclarecer sobre as principais formas de fazer check-in para viajar de avião? Agora existe um planeta inteiro pronto para você conhecer! Siga descobrindo as dicas da 123milhas para a sua viagem. Também, não perca as promoções de pacotes e passagens aéreas com até 50% off no site da 123milhas.