Dicas para o viajante

Orientações para a viagem de avião de idosos

10 de julho de 2020

De uma coisa ninguém tem dúvidas: estes tempos tão delicados de pandemia são, mais do que nunca, momento primordial para a preservação da saúde dos grupos de risco da Covid-19, especialmente os idosos. Mas, quando tudo isso passar, a parcela da população que já passou dos 60 anos, certamente, vai querer voltar a viajar, e muito, por este mundão afora! Por isso, neste post, receba orientações para a viagem de avião de idosos.

Antes de mais nada, vamos ver de quantas pessoas estamos falando, a nível Brasil, quando nos referimos à expressão terceira idade? De acordo com o IBGE, a população +60 está crescendo no país e 1 em cada 4 brasileiros terá 65 anos ou mais até 2060. De maneira exata, esse percentual irá representar 58 milhões de pessoas.

Além disso, o Ministério do Turismo divulgou um estudo que mostra que 25% dos brasileiros com mais de 60 anos quer viajar mais. A maioria, quase 60%, prefere destinos domésticos e fazer o roteiro acompanhado.

Diante de um potencial de turismo tão grande que vem dessa parcela da população, vamos mergulhar no assunto? Então, fique de olho em nossas orientações para a viagem de avião de idosos.

Dica #1: Idosos têm preferência em aeroportos e aviões

De acordo com a lei, os direitos dos passageiros idosos são os mesmos que os outros viajantes, porém, há a inclusão da preferência.

Para a ANAC, os mais velhos estão dentro do grupo de pessoas com necessidade de assistência especial – PNAE. Os PNAEs são “pessoas com deficiência, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que por alguma condição específica tenha limitação na sua autonomia como passageiro”.

Dessa maneira, esses passageiros têm direito à acessibilidade necessária para o seu conforto e segurança, tanto nos aeroportos quanto nas companhias aéreas. Esse tipo de auxílio é chamado de “assistência especial”.

Dica #2: Idosos têm direito a auxílio de locomoção

Para idosos com dificuldades de locomoção ou que sofrem de doenças, há o fornecimento de uma cadeira de rodas, que possibilitará superar longas distâncias em aeroportos de transferência. A presença de um profissional da companhia aérea que irá operar o voo, para auxiliar no transporte do idoso que usa cadeira de rodas (própria ou cedida pela cia. aérea), também pode ser requisitada, para o caso de idosos que viajam sozinhos.

Atenção:

Quando a passagem é comprada com a 123Milhas, a solicitação de auxílio especial para idosos deve ser feita no momento do pedido de compra. Basta preencher o campo OBSERVAÇÕES, como no exemplo:

Se a solicitação não for feita à 123Milhas no momento do pedido de compra, o passageiro pode, ainda, realizá-la diretamente com a companhia aérea que irá operar o voo, em seus canais de atendimento, com antecedência ao voo. 

Tais auxílios também podem ser solicitados nos balcões das próprias cias. aéreas, nos aeroportos. Basta ir até eles e pedir o auxílio de locomoção. Muitos aeroportos também oferecem o serviço de locomoção em carrinhos elétricos. Essa pode ser uma ótima opção!

Dica #3: Idosos devem movimentar-se em voos longos

O idoso que puder caminhar sozinho deve andar no corredor do avião em voos de longa duração. Isso será extremamente importante para a circulação sanguínea do corpo.

É também aconselhado aos idosos fazerem exercícios simples com os membros, ainda que assentados, bem como consumir quantidades adequadas de líquidos durante o voo, o que reduzirá o risco de trombose.

Dica #4: Idosos devem embarcar apenas com permissão médica

Antes da viagem de avião, os idosos devem consultar um médico quanto às possíveis contraindicações e levar os medicamentos adequados em sua bagagem de mão. 

Por causa da temperatura do ar condicionado durante o voo, idosos devem estar devidamente agasalhados.

E então, já passou dos 60 ou conhece algum idoso que não vê a hora de poder voltar a viajar quando tudo isso passar? Mande estas orientações para a viagem de avião de idosos para ele! 

E não perca tempo nem dinheiro. Viagens de avião para a melhor idade, com até 50% de desconto, você encontra sempre aqui, na 123milhas!