Lugares para comer

Onde comer em Arraial d’Ajuda: melhores restaurantes da vila

29 de janeiro de 2022

Arraial d’Ajuda é um pequeno distrito de Porto Seguro, na Bahia, muito procurado por turistas de todas as partes do mundo. Um vilarejo cercado por praias maravilhosas, cultura, arte e, claro, uma extensa oferta gastronômica. As opções vão desde as famosas barracas e restaurantes da Rua Mucugê até os lugares mais luxuosos com pratos refinados da culinária baiana, brasileira e internacional. São delícias para todos os bolsos e gostos, com aquele toque de amor especial do povo baiano. Neste texto, saiba onde comer em Arraial d’Ajuda! 

Entre os pratos típicos de Arraial, estão inclusos frutos do mar como peixe, camarão, lagosta e outras iguarias como tapioca e acarajé. A maioria dos restaurantes fica na Rua Mucugê e só funciona na parte da tarde.

Logo, um hábito comum dos turistas é apenas beliscar os petiscos comercializados nas barracas das praias, fazer um lanche ou comer um doce antes das principais refeições. Separamos algumas dicas valiosas de pratos e lugares onde comer em Arraial d’Ajuda! Bora conferir?

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é a mais famosa de Arraial d’Ajuda. Entre os nativos, ela é conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”. O estilo simples e rústico chama atenção dos turistas, principalmente pelas maravilhas gastronômicas que se estabeleceram no local.

Lugares para comer em Arraial D'ajuda | Praia Mucugê | Conexão123

Rua Mucugê: a rua mais charmosa do Brasil | Foto: Divulgação

Caminhar por essa rua é uma bela oportunidade para conversar com os donos das barracas e restaurantes e conhecer um pouco mais sobre a história da região. O legal é descobrir que cada um veio de uma cidade e, por razões distintas, acabaram ficando por ali para construir suas experiências.

Restaurante Boiteko

Especializado na culinária mineira e baiana, e com aquele gosto de “comida feita em casa”, o Boiteko surpreende com sua deliciosa moqueca de peixe, picanha, tropeiro, camarões fritos na hora, além de uma carta diversa de drinks.

O restaurante funciona todos os dias, das 16h à 00h, e está localizado na Rua do Mucugê, nº 69. Reservas podem ser realizadas pelo telefone (73) 99156-5995.

Lugares para comer em Arraial D'Ajuda | Feijoada | Conexão123

A tradicional feijoada mineira servida com couve, farofa e laranja no Boiteko

Varanda Mucugê Restaurante

A Varanda é o local ideal para quem está procurando um ambiente acolhedor com decoração rústica para estar com amigos ou família em Arraial. O cardápio é bem diversificado e oferece uma infinidade de carnes, moquecas, peixes, massas, escondidinhos e saladas especiais.

As deliciosas moquecas baianas também não faltam na casa. Um pedido especial é a receita com camarão, que vem com o tipo 7 barbas e VG, arroz e pirão por R$ 99,90. Saindo um pouco dos pratos tradicionais, a costelinha ao mel é uma aposta saborosa. Custa R$ 79,90 e é acompanhada de couve refogada e aipim.

Os turistas adoram apreciar o camarão internacional da casa.
Crédito: Reprodução – Instagram

Mais informações podem ser acessadas no site varandamucuge.com.br ou pelo telefone: (73) 99936-2421.

Conheça o sorvete que você tem que comer em Arraial d’Ajuda

Sorveteria Coelhinho

O coelho na porta da sorveteria faz sucesso entre os turistas.
Crédito: Reprodução – Instagram

Para amenizar a sensação de calor, nada melhor que aquele sorvete caprichado, né? Então, vamos te apresentar o sorvete mais comentado entre os turistas e locais: o sorvete da Sorveteria Coelhinho.

O nome se deve ao coelho, localizado na entrada principal da sorveteria, que se tornou popular entre os turistas que passam pelo local e registram fotos com o famoso mascote.

Comandada pelo chef italiano Bruno Maremmani, que resolveu colocar em prática sua paixão por sorvetes, a Sorveteria Coelhinho foi inspirada em sorveterias com estilo europeu, fazendo uma mistura de ingredientes brasileiros com um toque italiano.

Frutas, creme de leite fresco, açúcar orgânico, chocolates puros, castanhas naturais, além de bases importadas são alguns dos ingredientes utilizados pelo chefe que resultaram nessa combinação deliciosa e muito mais saudável de sorvete!

Delícia no verão: frutas vermelhas congeladas servidas sobre o sorvete de frutas vermelhas na Coelhinho.
Crédito: Reprodução – Instagram

Quem passa pela Mucugê tem como parada obrigatória esse cantinho especial onde você tem que comer em Arraial d’Ajuda, pois o sorvete da Coelhinho é uma iguaria tradicional das terras baianas.

A Sorveteria Coelhinho está localizada na famosa Rua Mucugê, nº 135, em Arraial d’Ajuda, mas também tem outras filiais espalhadas pelo país.

Café da Santa

Trata-se de um lugar simples e aconchegante, ideal para fazer um lanche e experimentar sobremesas maravilhosas para os olhos e o paladar. Prove pães de mel, bombas de chocolate e doce de leite, tortas e brigadeiros no Café da Santa!
As maravilhas do Café da Santa encantam quem passa pelo Centro Histórico de Arraial d’Ajuda.

Destaque para a famosa sobremesa que leva o nome da casa. Depois de qualquer salgado e café cremoso, ela cai bem e é realmente divina! O estabelecimento está localizado no Largo d’Ajuda, bem em frente à praça.

Cajoá Cozinha

Localizado na Praça Brg. Eduardo Gomes, 194, em Arraial d’Ajuda, o Cajoá oferece um dos cardápios mais completos com opções para os apaixonados por peixes, carnes e veganos.

Mukusuy taioba e brasa, prato novo da Casa que já está entre os mais pedidos.
Crédito: Reprodução – Instagram

Servir, nutrir e construir laços de afeto e amor através da comida são premissas do local, que é um dos mais acolhedores de Arraial, equipado com sabor baiano e muita brasilidade. O restaurante funciona todos os dias, das 18h às 23h.

Confira alguns dos pratos que oferecem ingredientes típicos da culinária baiana:

  • Salada de abóbora tostada com cogumelos (vegano)
  • Berinjela com creme de castanha de cajú
  • Escabeche de atum com geleia de biribiri
  • Cogumelo gratinado em cama de espinafre
  • Rosbife sobre chips de Inhame e mostarda em grãos
  • Polvo Biribiri

Deu água na boca por aí? As mesas no Cajoá são disputadas, portanto faça sua reserva pelo número: (73) 98189-6392. Mais informações no site.

A diversidade nos temperos, ingredientes, histórias e maneiras de fazer cada prato integra a riqueza da culinária nordestina e o sabor baiano, resultando em inúmeras criações dos “chefs” que encantam turistas e fazem deste pequeno vilarejo um verdadeiro “cantinho dos sonhos”.

Agora que já conhece as delícias e os lugares onde comer em Arraial d’Ajuda, que tal descobrir hospedagens especiais para ficar em Arraial d’Ajuda? Embarque nesta aventura com a 123milhas!