Lugares para conhecer

O que fazer em Fernando de Noronha (PE): pontos turísticos e passeios

18 de maio de 2022

Fernando de Noronha, arquipélago localizado em Pernambuco, é um dos lugares mais buscados por turistas durante o verão no Brasil. Em 2021, o destino recebeu mais de 114 mil viajantes entusiasmados para conhecer as mais belas praias e os cenários paradisíacos, segundo a administração do distrito. Pensando nisso, o Conexão123 separou dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha: pontos turísticos e passeios. 

Você vai ler sobre

Principais atrações em Fernando de Noronha

As praias, com suas águas cristalinas e azuladas, são a principal atração turística de Fernando de Noronha. O arquipélago, tido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, conta ainda com ilhas paradisíacas e paisagens naturais deslumbrantes. 

Se gosta de passar o dia relaxando na areia e aprecia os recantos praianos, esse destino com certeza vai se tornar um de seus queridinhos. Além disso, o distrito oferece outras atividades divertidas para toda a família.

O Projeto Tamar, por exemplo, conta como funciona a preservação do ecossistema marítimo e das ilhas de Noronha. Localizado na Alameda do Boldró, s/n°, o local funciona todos os dias das 8h às 20h e a entrada é gratuita. 

Conheça essa e outras atrações turísticas de Fernando de Noronha e se deixe levar pelas maravilhas do paraíso tropical. 

O que fazer em Fernando de Noronha: Pontos Turísticos e Passeios | Mergulho | Conexão123

A prática de mergulho e snorkel é muito comum na região

O que fazer em Fernando de Noronha: pontos turísticos

Dentre todos os pontos turísticos de Fernando de Noronha, as praias merecem um destaque especial. Lugares como a Praia do Sancho, que já foi eleita a melhor do mundo pelo TripAdvisor, são de uma beleza vasta e de natureza quase que intocada pelo homem. 

Atualmente, a baía figura na sétima posição do ranking global. Confira aqui a lista de 2022 das 10 melhores praias do mundo.  

Abaixo, listamos três das principais praias de Fernando de Noronha e as particularidades de cada uma delas, como infraestrutura, acessibilidade e atividades. Confira! 

Praia do Sancho

Dona de inúmeros títulos, a Praia de Sancho é considerada por muitos a praia mais bonita de Noronha. Situada no Parque Nacional Marinho, ela se enquadra na categoria “mar de dentro”, ou seja, sua costa está voltada para o Brasil. 

As areias douradas e águas calmas criam o clima perfeito para relaxar. Se deseja observar de pertinho a vida marinha, não esqueça de levar a sua máscara de mergulho. Os peixes, grandes e pequenos, fazem cócegas enquanto nadam próximo a você. 

A baía é protegida por um conjunto rochoso chamado escarpa. Com seus imponentes 50 m de altura, ela possibilita aos turistas admirar a imensidão azul de outros ângulos, além de emoldurar a praia como se fosse um quadro. 

O acesso à Praia do Sancho não é dos mais fáceis, porém pode acreditar que o esforço vale muito a pena! É necessário estar em posse de um ingresso, adquirido na bilheteria ou site do Parque Nacional Marinho, para chegar à beira-mar. Ele custa em média R$ 330 para o público geral e R$ 165 para brasileiros. 

O que fazer em Fernando de Noronha: Pontos Turísticos e Passeios | Praia do Sancho | Conexão123

A Praia do Sancho é uma das mais visitadas de Fernando de Noronha

Baía dos Porcos

Ideal para passar o dia curtindo o sol , a Baía dos Porcos é uma das praias mais famosas de Fernando de Noronha. Inclusive, lá é um dos melhores lugares para snorkel no arquipélago. Se tiver sorte, você poderá admirar o movimento das tartarugas marinhas que costumam passar por ali. 

Os grandes rochedos, em contraste com a coloração das águas, criam um cenário deslumbrante. Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais que deixam o lugar ainda mais bonito. Porém, não é permitido o acesso em algumas delas, devido à fragilidade dos organismos que vivem ali. 

Para chegar à praia é preciso fazer uma trilha a partir da praia Cacimba do Padre. Mas não se assuste! O percurso é bem tranquilo, mesmo para crianças e pessoas de idade. Por fazer parte do Parque Nacional Marinho, a permanência na Baía dos Porcos é permitida apenas das 8h às 18h30. 

Não deixe de garantir um registro do Morro Dois Irmãos, que é considerado cartão-postal de Fernando de Noronha. A vista incrível rende ótimos clicks, ainda mais durante o brilhante pôr do sol.  

Praia do Meio

Entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição está a Praia do Meio, em Fernando de Noronha, melhor opção para quem não quer se afastar muito para poder dar um mergulho. Ela também é ótima para curtir em família e preferida entre os turistas que viajam com filhos pequenos. 

O mar, calmo e sereno, é bom para criançada se divertir e mergulhar tranquilamente. Além disso, a praia conta com bares, restaurantes que servem pratos da comida típica de Noronha, quiosques, passeios de barco e aluguel de caiaque. Diversão garantida para todas as idades! 

O Bar do Meio é um famoso point local muito frequentado aos fins de semana. Durante o cair da tarde, quando o sol começa a se pôr pintando o céu com tons de laranja, rosa e amarelo, acontecem algumas apresentações de artistas locais. 

A música, em conjunto com toda aquela imensidão de natureza preservada, com certeza vai ficar por bastante tempo em sua memória. 

O que fazer em Fernando de Noronha: Pontos Turísticos e Passeios | Praia do Meio | Conexão123

Praia do Meio é um paraíso tropical em Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha: passeios

Em um destino com tantas praias e ilhas tropicais é de se imaginar que existam muitas atividades para explorar, certo? Não é difícil listar o que conhecer em Noronha, mas sim escolher quais atrações vão entrar no seu roteiro.

Para não ficar perdido em meio a tantas opções, confira indicações de dois excelentes passeios em Fernando de Noronha para fazer! 

Mirante do Boldró

O melhor lugar para assistir ao pôr do sol em Fernando de Noronha, o Mirante do Boldró é um daqueles passeios obrigatórios que precisam estar em seu guia de viagem. O local fica junto ao Forte São Pedro do Boldró, formado por antigas ruínas.

De lá de cima você pode admirar as águas cristalinas do arquipélago se encontrando com o sol. Um espetáculo tão lindo que os olhos conseguem registrar com mais veracidade que as lentes fotográficas. Porém, é sempre bom ter um registro para guardar de lembrança. 

Um pequeno trailer abastece os visitantes com bebidas, refrigerantes, petiscos e quitutes. Tudo muito bem pensado para tornar o momento ainda mais especial. A visitação às ruínas de Boldró é gratuita e o espaço está sempre aberto. 

O que fazer em Fernando de Noronha: Pontos Turísticos e Passeios | Mirante do Boldró | Conexão123

Garanta lindas fotos de cima do Mirante do Boldró

Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o centrinho de Fernando de Noronha. Ali estão concentrados os hotéis, pousadas, restaurantes, comércios e muitas das construções que contam a história do lugar. 

Se você gosta de ter uma lembrancinha para eternizar a sua viagem, esse é o lugar ideal para adquirir peças de artesanato. A Vila dos Remédios, inclusive, já foi sede de um presídio. As ruínas fazem parte da história de Noronha, assim como a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, inaugurada em 1784. 

A Praia do Cachorro, vizinha da Praia do Meio, é a mais próxima da Vila dos Remédios. São em média 450 m de distância entre os dois pontos. O Buraco do Galego, piscina natural formada durante a maré baixa, também fica bem pertinho do centro de Noronha. 

Ficou com vontade de visitar Fernando de Noronha? Reserve um pacote de viagem com a 123milhas e faça uma viagem inesquecível para esse paraíso tropical. 

RESPOSTAS123

As melhores atrações para visitar em Fernando de Noronha são as praias:

  • Praia do Sancho
  • Baía dos Porcos
  • Praia do Meio

Aproveite o clima quente de Fernando de Noronha para passar o dia curtindo as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa:

  • Buraco do Galego
  • Piscina do Morro de Fora

As trilhas de acesso às praias são bons passeios para fazer durante o dia em Fernando de Noronha. Porém algumas baías, por estarem dentro do Parque Nacional Marinho, possuem horário para visitação. Consulte antes de visitar!