Guia turístico

3 lugares espetaculares para mergulhar no Brasil

3 de outubro de 2021

Mergulhar é descobrir novos lugares, cheios de mistérios e aventura. É conhecer de perto as maravilhas dos mares e lagos. Uma experiência inesquecível que te fará apreciar tesouros escondidos abaixo da linha d’água. E você não precisa ir muito longe para ter essa experiência.

No Brasil existem vários locais especiais para a prática de mergulho. Neste post, conheça, então, 3 lugares espetaculares para mergulhar no Brasil. Vem com a gente!

1 – Bombinhas/SC

A pequena cidade de Bombinhas fica no litoral norte de Santa Catarina e é uma cidade pequena, com pouco mais de 15 mil habitantes. São cerca de 40 praias para você visitar! 75% desse território é de preservação ambiental, por isso é considerado pelos mergulhadores um paraíso ecológico.

Com tantas opções, você pode escolher qual a mais interessante para você e preparar seu equipamento de mergulho para uma das mais belas visões do mar catarinense. Na Reserva Biológica do Arvoredo você encontra a maioria das praias, com ilhas lindíssimas. Na reserva existe um centro de estudos científicos da flora e fauna marinha, por ser o encontro de duas correntes marítimas: uma vinda das Ilhas Maldivas, de águas frias, e a de origem brasileira com águas mais quentes.

As condições climáticas são perfeitas para a biodiversidade. Aqui você pode ver pinguins, baleias brancas e lobos marinhos de perto. As praias mais famosas para mergulho são a Ilha de Galés, Calhau de São Pedro, a praia Deserta e a Arvoredo.

2 – Laje de Santos/SP

Uma boa opção próxima à cidade de São Paulo é Laje de Santos. Essa pequena ilha não habitada de formação rochosa pertence ao município de Santos e é um dos principais destinos de mergulho no Brasil.

A rocha guarda uma fauna incrível, onde é possível observar baleias e golfinhos no caminho até a ilha. Quando for mergulhar você pode dar de cara com cações, tartarugas, garoupas e as enormes arraias-jamantas, que podem chegar até a 5 metros de comprimento. Legal demais, né?

A área ao redor de Laje de Santos foi transformada em Parque Estadual Marinho em 1993. Por isso a pesca e a caça submarina foram proibidas na região, resultando em uma biodiversidade tremenda e uma variedade de espécies únicas do local. Vale a pena conhecer!

3 – Cânion do Xingó/SE

E se engana quem acha que para ver coisas incríveis precisamos ir até os mares para mergulhar. Em meio à caatinga existe um cânion de tirar o fôlego de tão bonito! O Cânion do Xingó é um dos cinco maiores cânions navegáveis do mundo, com imensas paredes rochosas esculpidas pela natureza. Suas cores avermelhadas parecem pintadas à mão.

Um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, já foi cenário de novelas e minisséries. Para chegar até aqui você pode pegar um catamarã e navegar pelos rios ouvindo a história da região. Essas formações rochosas datam de mais de 60 milhões de anos, testemunhando muitas histórias, como a de Lampião e seu bando que se abrigavam por lá.

O Rio São Francisco percorre esses mais de 65 quilômetros de extensão, com 170 metros de profundidade e larguras que variam entre 50 e 300 metros. As piscinas naturais formadas no caminho do rio chegam a 10 metros de profundidade, super convidativas para se refrescar em meio ao calor do sertão nordestino. Um verdadeiro oásis no meio da caatinga.

E aí, ficou encantado? Então chegou a hora de separar seu equipamento de mergulho e zarpar para um desses 3 lugares espetaculares para mergulhar no Brasil. Aproveite a diversidade do nosso país e conheça de perto as maravilhas da natureza brasileira.